67405 - Do texto literário ao ensino da língua: uma imersão no imaginário em direção à aprendizagem do francês |
Período da turma: | 29/08/2015 a 28/11/2015
|
||||
|
|||||
Descrição: | Programa
Este curso será ministrado em francês e terá como foco a aprendizagem da língua francesa através da literatura. O curso tem como objetivo trabalhar textos literários francófonos de diferentes gêneros literários, considerando seus aspectos culturais e a particularidade contextual de cada produção. Além de textos, serão utilizados materiais de áudio e vídeo para a apresentação dos autores e de críticas sobre a obra estudada. BIBLIOGRAFIA GERAL BENAMOU, Michel. Pour une nouvelle pédagogie du texte littéraire. Librairies Hachette et Larousse, 1971 (Collection : Le français dans le monde / B.E.L.C.) BLONDEAU, N. ; ALLOUACHE, F. Littérature progressive du français : niveau intermédiaire. Clé international, 2003. __________ . Littérature progressive de la francophonie. Clé international, 2008. COSTA, Heloísa B. de A. Reflexões sobre o ensino da literatura: da Poética de Edouard Glissant às perspectivas de leituras rizomáticas. São Paulo: USP, 2004. (Série: produção acadêmica premiada - FFLCH) ELIAS. V. M. Ler e Compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006. ESTÉOULE-EXEL, M.-H.; RAVIER, S. R. Livres ouverts. Presses Universitaires de Grenoble, 2008. KOCH, I. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002. PEYTARD, Jean. Littérature et classe de langue. Hatier, 1996. PIETRARÓIA, Cristina M. C. Percursos de leitura : léxico e construção do sentido na leitura em língua estrangeira. São Paulo: Annablume, 1997. ROBERT, Pierre-Edmond (org). Toutes latitudes. Hatier/Didier, 1993. (Lectures modernes / contemporaines) STALLONI, Y. Os gêneros literários. Trad. Flávia nascimento. Rio de janeiro: Difel, 2001. |
||||
Carga Horária: |
45 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Damares Rodrigues de Oliveira |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |