Atividade

67922 - Métodos quantitativos em saúde

Período da turma: 06/03/2017 a 28/02/2019

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Justificativa: A aplicação dos métodos quantitativos no campo da saúde se constitui em uma importante ferramenta para o diagnóstico e a vigilância de agravos à saúde nas populações, assim como para a investigação de fatores de risco e mecanismos causais de doenças. No âmbito dos serviços de saúde, o uso de métodos quantitativos permite não apenas o planejamento, como também a avaliação e o monitoramento de ações, programas e políticas. Além disso, ao longo das últimas décadas vem crescendo a incorporação da metodologia quantitativa, epidemiológica, em pesquisas clínicas com intuito de estudar aspectos relacionados ao diagnóstico, prognóstico e tratamento de doenças.

Objetivo: Fornecer aos alunos conhecimentos básicos sobre métodos quantitativos e suas aplicações no campo da saúde, para que ao final do curso o aluno esteja capacitado a:
a.Identificar as potencialidades e limites da aplicação de métodos quantitativos em serviços de saúde;
b.Identificar os principais tipos de estudo epidemiológico, reconhecendo as suas vantagens e desvantagens;
c.Identificar e interpretar as medidas de freqüência e associação utilizadas em epidemiologia;
d.Interpretar resultados de estudos epidemiológicos, avaliando a possibilidade de erros sistemáticos;
e.Reconhecer e compreender os conceitos básicos de estatística;
f.Reconhecer e utilizar ferramentas para diagnóstico de saúde de populações;
g.Compreender o conceito de vigilância em saúde;
h.Compreender como se estruturam as ações de vigilância epidemiológica, os seus limites e alcances;
Organização do curso
O curso será desenvolvido em 15 períodos. De forma geral, em cada período haverá uma aula expositiva, seguida de uma aula prática. Como atividades práticas serão realizadas: leitura e discussão de artigos na forma de seminários; atividades no laboratório de informática com uso de software para análise de banco de dados (STATA); atividades no laboratório de informática com consulta aos Sistemas de informação em Saúde e outras fontes secundárias de dados úteis para o diagnóstico de saúde das populações. As atividades práticas no laboratório iniciarão no segundo módulo.
Conteúdo programático (lista de aulas/temas)
Módulo I:
1.Epidemiologia em serviços de saúde;
2.Desenhos de estudo em epidemiologia
3.Medidas de freqüência e associação;
4.Validade: erros sistemáticos e confundimento;
Módulo II
5.Conceitos básicos de estatística: tipos de variáveis, medidas de posição e dispersão; Aplicação das medidas de posição e dispersão;
6.Modos gráficos e tabulares de apresentação em estatística;
7.Estimativa pontual, estimativa intervalar (Intervalo de confiança) e teste de hipóteses;
8.Teste de hipóteses para análise bivariada: qui-quadrado, teste t, correlação.
Módulo III
9.Diagnóstico de saúde das populações: definição e importância para o campo da saúde;
10.Medidas em saúde coletiva;
11.Sistemas de informação em Saúde;
12.Iniqüidade em saúde; Demanda, necessidade e oferta
Módulo IV
13.Vigilância epidemiológica e vigilância em saúde;
14.Epidemiologia crítica e vigilância em saúde;
15.Vigilância em Saúde no SUS.

Bibliografia
Fletcher RH, Fletcher SW. Epidemiologia Clínica: elementos essenciais. Porto Alegre: ArtMed, 2008. 4a. ed.
Beaglehole R, Bonita R, Kjellström T. Epidemiologia Básica. São Paulo: Livraria Editora Santos, 2003. 2a ed.
Almeida-Filho , NM e Rouquairol, MZ. Epidemiologia e Saúde. Guanabara Koogan.
Rothman, K e cols. Tipos de estudos epidemiológicos. In: Rothman, K e cols. Epidemiologia Moderna. Cap. 6, pp. 107-122. Porto Alegre: Artmed, 2011.
Bussab WO & Morettin PA (1987). Estatística Básica. 4a. ed. São Paulo: Atual. 321p.
Magalhães MN. (2002). Noções de Probabilidade e Estatística. 5a. ed. São Paulo: EDUSP. 392p.
Gardner, MJ, Altman, DG. Statistics with confidence – Confidence intervals ands statistical guidelines. London: British Medical Journal, 1989.
Callegari-Jacques SM. Bioestatística. Princípios e aplicações. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Massad E, Menezes RX, Silveira PSP, Ortega NRS. Métodos Quantitativos em Medicina. Manole, 2004.

Carga Horária:

600 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 10
 
Ministrantes: Alicia Matijasevich Manitto
Izabel Oliva Marcilio de Souza
Maria Fernanda Tourinho Peres


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP