Atividade

68066 - Orientação Profissional e de Carreira VII

Período da turma: 26/02/2016 a 09/12/2016

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Descrição: I - objetivo e público alvo

Objetivos:

• Formar orientadores profissionais, com conhecimento teórico e técnico consistentes;

•Dar bases teóricas e experiências práticas que possibilitem ao aluno desenvolver projetos próprios em Orientação Profissional e de Carreira.

Público Alvo: Psicólogos


II - número de vagas e critério de seleção

Número de vagas: 15 vagas

Critérios de seleção:
A seleção será realizada por uma prova de conhecimentos básicos da área de Orientação Profissional e Psicologia Social eliminatória, a bibliografia a ser exigida será divulgada aos interessados pela internet. A prova valerá de 0 a 10 pontos e será composta por questões dissertativas.
Serão convocados para entrevista aqueles que na prova de conhecimentos tenham obtido nota maior ou igual a 6,0.
A nota da prova de conhecimentos básicos será somada a obtida na entrevista. Serão aprovados os candidatos que obtiveram as 30 maiores notas.

III - requisitos e procedimento de inscrição
Requisitos de seleção: O aluno deve ter concluído o curso graduação em Psicologia.
Procedimentos de inscrição: A inscrição será realizada em período a ser determinado no Serviço de Orientação Profissional do IPUSP. A bibliografia básica da seleção, o período de inscrição, a divulgação da classificação e informações sobre procedimento de matrícula será divulgada pela internet no endereço do IPUSP.

IV - programa
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E DE CARREIRA

Objetivos:
• Formar orientadores profissionais, com conhecimento teórico e técnico consistentes;
• Dar bases teóricas e experiências práticas que possibilitem ao aluno desenvolver projetos próprios em Orientação Profissional e de Carreira.

Módulo 1 – Introdução a Orientação Profissional clinica individual e de grupo

Docente : Prof. Marcelo Afonso Ribeiro

Objetivos:
1- Dar ao aluno subsídios teóricos que embasem o atendimento clínico;
2- Desenvolver a capacidade diagnóstica dos alunos.

Horário: Sextas-feiras das 8 às 12 horas ( março a junho)

Programa:
a- O que é trabalho?
b- Introdução à Psicossociologia do trabalho
c- Mudanças de paradigmas no mundo do trabalho
d- As transformações do mercado de trabalho no Brasil
e- Histórico e bases conceituais da Orientação Profissional
f- Contribuições da Psicanálise à Orientação
g- A estratégia clínica de Rodolfo Bohoslavsky
h- O diagnóstico e a entrevista em Orientação Profissional
i- As contribuições da teoria Winnicottiana
j- Introdução geral às teorias de grupo
k- O grupo operativo de Pichón-Riviere
l- As concepções psicanalíticas de Kaes

Método:
Atividades Didáticas : aulas expositivas, seminários e palestras com profissionais convidados.

Avaliação:
Critérios : trabalho dissertativo individual e avaliação continuada a partir de atividades propostas em classe.

Norma de recuperação : Realização de trabalho dissertativo sobre tema a ser definido pelo docente responsável

Bibliografia
ANTUNES, R. Os Sentidos do Trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999a.
ANTUNES, R. O mundo precarizado do trabalho e seus significados. Cadernos de Psicologia e do Trabalho, v. 2, n.1, p.55-59, 1999b.
BOHOSLAVSKY, R. Orientação Vocacional – a estratégia clínica. Trad. José Maria Valeye Bojart. São Paulo: Martins Fontes, 1982.
BOHOSLAVSKY, R. Vocacional - teoria, técnica e ideologia. São Paulo: Cortez, 1983.
BUJOLD, C.; GINGRAS, M. Choix professionnel et développement de carrière-théories et recherches. Quebec: Gaëtan Morin, 2000.
CARVALHO, M. M. M. J. Orientação Profissional em grupo – teoria e técnica. Campinas: Editorial Psy, 1995.
CASTEL, R. As metamorfoses da questão social – uma crônica do salário. Petrópolis: Vozes, 1998.
CASTELLS, M. A Sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999
DUBAR, C. A socialização – construção das identidades sociais e profissionais. Porto: Editora Porto, 1997.
FERRETTI, C. J. Nova Proposta de Orientação Profissional. São Paulo: Cortez, 1988.
FONSECA, A. M. Personalidade, projetos vocacionais e formação pessoal e social. Porto: Porto Editora, 1994.
GIDDENS, A.; BAUMAN, Z.; LUHMANN, N.; BECK, U. Las consequencias perversas de la modernidad. Barcelona: Anthropos, 1996.
GORZ, A. Adeus ao proletariado – para além do socialismo. Rio de Janeiro: Forense-universitária, 1987.
GUICHARD, J.; HUTEAU, M. Psychologie de l örientation . Paris: Dunod, 2001.
HARVEY, D. Condição pós-moderna. Trad. Adail Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Loyola, 1996.
LEHMAN, Y. P. Aquisição da identidade vocacional em uma sociedade em crise: dois momentos na escolha da profissão liberal. São Paulo, 1988, 285p. Tese (doutoramento) Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo.
LEHMAN, Y. P. O papel do orientador profissional. In: Bock, A . M. B.et. all. A escolha profissional em questão. São Paulo, Casa do Psicólogo, 1995.
LEHMAN, Y. P. O processo de Orientação Profissional como um holding na adolescência. In CATAFESTA, I. F. M. (org.) D. W. Winnicott na Universidade de São Paulo. São Paulo, Instituto de Psicologia da USP, 1996.
MÜLLER, M. Orientação Vocacional – contribuições clínicas e educacionais. Trad. Margot Fetzner. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
PICHON-RIVIÉRE, E. O processo grupal. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
RIBEIRO, M. A. (Org.); MELO-SILVA, L.L. (Org.). Compêndio de Orientação Profissional e de Carreira (Vol. 1): Perspectivas históricas e enfoques teóricos clássicos e modernos. 1. ed. São Paulo-SP: Vetor, 2011. v. 1. 228 p.
RIBEIRO, M. A. (Org.); MELO-SILVA, L.L. (Org.). Compêndio de Orientação Profissional e de Carreira (Vol. 2): Enfoques teóricos contemporâneos e modelos de intervenção. 1. ed. São Paulo-SP: Vetor, 2011. v. 1. 220 p.
SENNETT, R. A corrosão do caráter – conseqüências pessoais do trabalho no novo capitalismo. São Paulo: Record, 1999.


Módulo 2- Prática Supervisionada I

Docentes: Débora Amaral Audi
Guilherme de Oliveira Silva Fonçatti
Maria da Conceição Coropos Uvaldo
Marcelo Lábaki Agostinho


Objetivos:
1- Proporcionar ao aluno possibilidade de realizar entrevistas diagnósticas com as mais diversas faixas etárias;
2- Proporcionar experiências de atendimento individual e de grupo em Orientação Profissional;
3- Oferecer supervisão dos atendimentos possibilitando a relação teoria-prática, desenvolvendo as competências do aluno para atender adolescentes em processo de escolha.

Horário: 14 às 16 horas ( 2 grupos de supervisão). Cada grupo será coordenado por um dos docentes.
Estão previstas duas horas semanais para atendimentos em horário a ser combinado.

Programa:
a- Vivência didática – proporcionar ao aluno uma reflexão sobre a sua própria carreira;
b- Realizar triagens (entrevistas diagnósticas);
c- Atendimentos individuais e de grupo supervisionados;
d- Discussões e leituras pertinentes ao(s) atendimento(s) realizados.

Método:
Atividades didáticas : Os alunos serão divididos em 2 grupos de 08 para aulas teóricas e supervisão de casos
Atividades do aluno: atendimento(s) individual(is) e de grupo(s) no Serviço de Orientação Profissional do Instituto de Psicologia da USP ( SOP-USP), participação no grupo de supervisão.


Avaliação:
Critérios: participação no grupo de supervisão, elaboração dos relatórios de atendimento.
Critérios de recuperação: trabalho cujo tema será escolhido pelo docente responsável.

Bibliografia

BOHOSLAVSKY, R. Orientação Vocacional – a estratégia clínica. Trad. José Maria Valeye Bojart. São Paulo: Martins Fontes, 1982.
CARVALHO, M. M. M. J. Orientação Profissional em grupo – teoria e técnica. Campinas: Editorial Psy, 1995.
LEHMAN, Y. P. O processo de Orientação Profissional como um holding na adolescência. In CATAFESTA, I. F. M. org. D. W. Winnicott na Universidade de São Paulo. São Paulo, Instituto de Psicologia da USP, 1996.
LEVENFUS, R. S.; Soares, D. H. P.. (Org.). Orientação Vocacional Ocupacional. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
MÜLLER, M. Orientação Vocacional – contribuições clínicas e educacionais. Trad. Margot Fetzner. Porto Alegre, Artes Médicas, 1986.


Módulo 3- Outras abordagens em Orientação Profissional e de Carreira

Docente: Prof. Dr. Marcelo Afonso Ribeiro
Objetivos:
1- Oferecer ao aluno uma visão ampla do que é realizado em Orientação Profissional;
2- Proporcionar bases teóricas e práticas para o desenvolvimento; de projetos de intervenção em Orientação Profissional nos mais diversos contextos;
3- Introduzir o aluno nas questões relacionadas à inclusão;
4- Apresentar trabalhos realizados com diversas populações com intuito de favorecer a inclusão social.

Horário: Sextas-feiras das 8 às 12 horas (agosto à novembro)

Programa:
a- Bases Históricas da Orientação Profissional e de carreira de adultos
b- Definição de Carreira
c- Administração de Carreiras
d- Competências e saberes – certificação e balanço de competências
e- Donald Super: carreira no curso da vida
f- As Ancôras de Carreira de Schein
g- Teorias Sócio-cognitivas
h- O trabalho em grupo em Carreira
i- Novos avanços teóricos e técnicos em Orientação de Carreira
j- Preparação para aposentadoria
k- A inserção pelo trabalho: bases teóricas e legais
l- A educação e o processo de inserção
m- Experiências com diversas populações:
-Orientação Profissional para portadores de necessidades especiais
-Orientação Profissional com psicóticos
-Orientação Profissional e dependência química
-Orientação Profissional de grupos marginalizados
-Orientação Profissional transcultural
-Orientação profissional e a questão de gênero

Método-
Atividades didáticas : aulas expositivas, seminários e palestras com profissionais convidados.

Avaliação:
Critérios: trabalho dissertativo individual
Norma de Recuperação: realização de trabalho dissertativo com tema definido pelo docente.



Bibliografia:
AMARAL, C. M. M. Orientação Profissional: adultos também a procuram. In: BOCK, A.M.B. A Escolha Profissional em Questão. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1995, p. 153-160.
BONADIO, A. N. Reabilitação profissional de dependentes químicos: estudo descritivo. Dissertação (mestrado em Psicologia) Universidade Federal de São Paulo, São Paulo. 2006.
CATÃO, M. F. F. M. Excluídos sociais em espaços de reclusão: as representações sociais na construção do projeto de vida. 173p. Tese (doutoramento em Psicologia). Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia, São Paulo. 2001.
CRUZ, R. M. A formação de orientadores para o (des)emprego ou tudo o que é sólido se desmancha no ar. In: Anais do IV Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional/Ocupacional. São Paulo: Vetor, p. 162, 2001.
DEFILLIPI, R. J.; ARTHUR, M.B. Boundaryless contexts and carreers: a competency-basead perpective. In ARTHUR, M.B.; ROUSSEAU, D.M. The Boundaryless Career – A new employment principle for a new organizational era. New York: Oxford University Press, 1996.
DUTRA, J. S. Administração de carreiras. São Paulo, Atlas, 1996.
LEVINSON, D. J. A conception of adult development. American Psycologist, v. 41, p.3-13, 1996.
MCAULIFFE, G. A. constructive developmental perspective on career counseling. Vocational and Career counselling, v. 9,n. 9, p.1-16, 1997.
OSIPOW, S. H. Convergence in theories of career choice and development: review and prospects. Journal of Vocational Behavior, v. 36, p. 122-131, 1990.
PELLETIER, D.; BUJOLD, C.; NOISEAUX, G. Desenvolvimento vocacional e crescimento pessoal. Petrópolis: Vozes, 1982.
SAVIKAS, M. L. Current theoretical issues in vocacional psychology: convergence, divergence and schism. In Handbook of Vocational psychology - theory, research and pratice - 2a edição. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1995.
SCHEIN, E. Career Dynamics: matching individual and organization needs. Massachussets: Addison-Wesley Publishing Company, 1978.
SCHEIN, E. Identidade Profissional. Trad. Margarida D. Black. São Paulo: Nobel, 1996.
SUPER, D. New Dimensions in adult vocational and career conseling. Columbus, The National Center for Research in Vocational Education, 1985.


Módulo 4- Prática Supervisionada II

Docentes: Débora Amaral Audi
Guilherme de Oliveira Silva Fonçatti
Maria da Conceição Coropos Uvaldo
Marcelo Lábaki Agostinho

Objetivos:
1- Proporcionar ao aluno atender em Orientação de Carreira;
2- Desenvolver as bases teórico-práticas que possibilitem ao aluno planejar e atender adultos e outras populações.

Horário: sextas-feiras 14 às 16 horas - 2 grupos de supervisão. ( agosto à novembro). Cada grupo será coordenado por um dos docentes.
Estão previstas duas horas semanais para atendimentos em horário a ser combinado.

Programa:
a- Atendimentos individuais e grupais de adultos em processo de transição de carreira ou aposentadoria
b- Conhecer as práticas realizadas com diversas populações (palestras e visitas)
c- Planejar e desenvolver projeto de orientação profissional em escola e ONGs

Método:
Atividades didáticas: aulas teóricas e supervisão de casos em atendimento
Atividades do aluno: atendimento individual ou de grupo em orientação de carreira, visitas às instituições para conhecer outras propostas de trabalho.

Avaliação:
Critérios: relatórios de visita às instituições, relatório de atendimento, participação no grupo de supervisão.
Norma de Recuperação: trabalho dissertativo sobre tema escolhido pelos docentes.


Bibliografia
Demazière, D. & Dubar, C. Trajetórias profissionais e formas identitárias: uma teorização. In N. A. Guimarães & H. Hirata (Orgs.), Desemprego: trajetórias, identidades, mobilizações. São Paulo: SENAC, p. 165-187. 2006.
DIAS, M. D. O grupo de planejamento de carreira como um holding no resgate da identidade profissional. São Paulo, 2000, 112 p. Dissertação (mestrado) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo.
Uvaldo, M. C. C. Impacto das mudanças no mundo do trabalho sobre a subjetividade: em busca de um modelo de orientação profissional para adultos. São Paulo, 2002, 175p. Dissertação (Mestrado). Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo.

Tabela – Carga Horária
Professor Carga Horária
Marcelo Afonso Ribeiro 128
Débora Amaral Audi 32
Guilherme de Oliveira Silva Fonçatti 32
Maria da Conceição Coropos Uvaldo 32
Marcelo Lábaki Agostinho 32

V - carga horária e duração do curso
O curso terá carga horária total de 256 horas

VI - freqüência mínima exigida.
A freqüência mínima exigida em cada módulo será de 85%.

VII - critérios de aprovação.

Módulo 1:
Avaliação:
Critérios: trabalho dissertativo individual e avaliação continuada a partir de atividades propostas em classe.
Norma de recuperação: Realização de trabalho dissertativo sobre tema a ser definido pelo docente responsável

Módulo 2:
Avaliação:
Critérios: participação no grupo de supervisão, elaboração dos relatórios de atendimento.
Critérios de recuperação: trabalho cujo tema será escolhido pelo docente responsável.

Módulo 3:
Avaliação:
Critérios: trabalho dissertativo individual
Norma de Recuperação: realização de trabalho dissertativo com tema definido pelo docente.

Módulo 4:
Avaliação:
Critérios: relatórios de visita às instituições, relatório de atendimento, participação no grupo de supervisão.
Norma de Recuperação: trabalho dissertativo sobre tema escolhido pelos docentes.

VIII - nomes e atribuições de cada docente da Universidade de São Paulo;
Professor Marcelo Afonso Ribeiro: Coordenador e professor do curso

Vice-coordenador
Professor Fabio de Oliveira: vice-coordenador


IX - currículos dos docentes externos à Universidade e especialistas convidados;

Débora Amaral Audi
Guilherme de Oliveira Silva Fonçatti
Maria da Conceição Coropos Uvaldo
Marcelo Lábaki Agostinho

X - nomes dos monitores participantes;
Não há

XI - nomes dos servidores não-docentes participantes, quando sua qualificação assim o recomendar, devidamente autorizados pelo superior hierárquico;
Não há

XII - proposta financeira;
Não há

Carga Horária:

256 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 15
 
Ministrantes: Débora Amaral Audi
Guilherme de Oliveira Silva Fonçatti
Marcelo Afonso Ribeiro
Marcelo Lábaki Agostinho
Maria da Conceição Coropos Uvaldo


 
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