Atividade

6916 - Español en el Campus - Perfeccionamiento: Hablando de literatura en lengua española

Período da turma: a

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: A escolha do tema, dos textos e dos autores a serem tratados em cada semestre dependerá da escolha do professor e da orientação da coordenação. O critério da escolha de autores e textos deve partir de um elo temático ou estético que os una ou os contraponha para que se possa fazer o debate do gênero juntamente com discussões estéticas, de estilo e de contexto histórico. Não haverá necessariamente uma relação histórica que permeia essa escolha.


? Dinâmica das atividades

Este curso deverá ter como estratégia principal de condução das aulas a expressão oral dos alunos e o trabalho com o texto. Não queremos dar a ele o caráter de discussão da literatura do ponto de vista da crítica literária, já que este é um Aperfeiçoamento de um curso de língua espanhola. Sendo assim, os professores deverão conjugar a interpretação do texto, e as informações sobre a época, o movimento literário e o autor com exercícios práticos, como, terminar um conto curto e discutir as diferentes possibilidades de final, comparando-as com o final original; recortar os versos de uma poesia para que os alunos montem diferentes versões do texto e posteriormente se discutam os sentidos de cada uma; fazer a leitura dramática dos textos teatrais; produzir textos literários motivados por outros textos, por imagens, músicas e palavras soltas; além de outros exercícios similares.


? Avaliação

Os alunos deverão escolher um dos temas do curso sobre o qual prepararão uma atividade. A escolha do módulo e da atividade a ser realizada deverá ser estabelecida pelos alunos até a metade do curso, numa data estipulada pelos professores, e a apresentação dessas atividades será feita nas duas aulas finais.
Os professores deverão ao longo do curso colaborar com a preparação do trabalho dos alunos. Esta atividade deverá ter uma parte de apresentação oral e poderá também conter uma parte de apresentação escrita.

Observação: Lembramos que o curso terá um total de 30 horas, tendo cada aula duas horas e será oferecido no próximo semestre às segundas-feiras das 14h às 16h.




LITERATURA ESPANHOLA

Sugestões de Temas

Idade Media e Renascimento: Contextualização do momento histórico. Península Ibérica formada por judeus, mouros e cristãos. O processo histórico da nação espanhola. Definição de alguns conceitos como : cavalaria e ordens de cavalaria, feudalismo, Idade Média, peregrinações, Deus, literatura, humanismo etc. (verbetes encontrados no Dicionário Temático do Ocidente Medieval – org,. Jacques Lê Goff).

Opções de tema:
- El cantar de Mío Cid y los juglares
- Novelas de cavalaria y la picaresca
- Los juglares y los romanceros

Libros de apoyo:

ARMENTEROS, J. C. G. La España del siglo XX. Madrid: Edelsa.
BESCHERELLE – El arte de conjugar en español. Paris: Hatier, 1984.
BRUNO, F. C. Y MENDOZA, M. A. Hacia el español. Nivel avanzado. S.P.: Saraiva, 2000.
CASTRO, F. – Uso de la gramática española: Avanzado. Madrid: Edelsa, 1999.
CHAMORRO GUERRERO, M. D. et alii. Abanico. Curso avanzado de español Lengua extranjera. Barcelona: Difusión, 1995.
CORONADO GONZÁLEZ, M. L. Et alii. Materia Prima. Gramática y ejercicios. Nivel medio y superior. Madrid: SGEL, 1996.
______. A fondo: curso superior de español para extranjeros. Madrid: SGEL, 1999.
DOMÍNGUEZ P. & BAZO, P. Claves del español. Gramática práctica. Madrid: Santillana, 1994.
GONZÁLEZ, J. M. Poesía española de postguerra. Madrid: Edelsa.
GONZÁLEZ HERMOSO, A. Conjugar es fácil. Madrid: Edelsa.
GONZÁLEZ HERMOSO, A et alii. Gramática de español lengua extranjera: curso prático. Madrid: Edelsa, 1995.
HERNÁNDEZ, G. Y YAGUE, L. Lengua Castellana y Literatura. Niveles 1,2,3, y 4. Madrid: SGEL.
JOSEF, B. Historia da literatura hispanoamericana. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989.
LLORACH, E. Gramática de la Lengua Española. Madrid: Espasa, 1999.
MARÍN, J. M. y HAZAS, A. R. Antología de la literatura española. Madrid: SGEL
MATTE BON, F. Gramática Comunicativa del español. Madrid: Edelsa, 1995.
MIGUEL LÓPEZ, L. SANS BAULENAS, N. ¿A qué no sabes?: curso de perfeccionamiento de español para extranjeros. Madrid: Edelsa, 1996.
MONZÚ FREIRE, M. T. Síntesis gramatical de la lengua española. Una gramática. contrastiva Español-Portugués. S.P.: Enterprise, 1999.
RASO, M. V. Historia de la Literatura Hispanoamericana. Madrid: Edelsa
ROLDAN, J. M. Historia de España. Madrid: Edelsa.
RUBIO, P. Verbos españoles conjugados. Madrid: SGEL, 1990.
SÁNCHEZ, A. et alii. Gramática práctica de español para extranjeros. Madrid: SGEL, 1978.
SÁNCHEZ, A., CANTOS GÓMEZ, P. 450 ejercicios gramaticales: nivel elemental y autodidactas. Madrid: SGEL, 1991.
SARMIENTO, R. Gramática progresiva de español para extranjeros. Madrid: SGEL, 1999.

Diccionarios bilingües:

FLAVIÁN, E. & FERNÁNDEZ, I. G. E. Minidicionário espanhol-português / português-espanhol. São Paulo: Ática, 1995.
MORENO, Francisco. & GONZÁLEZ, Neide T. M.. Diccionario bilingüe de uso español-portugués e português-espanhol. Madrid: Arco Libros, 2003.

Diccionarios monolingües y especiales:

Vox compacto (minidiccionario): diccionario de la lengua española. Barcelona.
Clave: diccionario de uso del español actual. Madrid: SM
Diccionario Actual de la Lengua Española Vox. Barcelona.
Diccionario Salamanca de la Lengua Española. Madrid: Santillana/Universidad de Salamanca.
Diccionario Vox de Sinónimos. Lengua Española. Barcelona.
Diccionario Vox para la enseñanza de la lengua española. Barcelona.
Gran Diccionario de la Lengua Española. Diccionario de uso. Madrid: SGEL
Diccionario Esencial Santillana de la lengua española. Barcelona, Santillana.
GARCÍA-PELAYO, R. Larousse: diccionario básico escolar. México: Larousse, 1987.
GARCÍ REMIRO, J. L. ¿Qué queremos decir cuando decimos...? Frases y dichos del lenguaje diario. Madrid: Alianza Editorial, 2001.
MOLINER, M. Diccionario de uso del español. Madrid: Gredos, 1977.
MORÍNIGO, M. Diccionario del español de América. Madrid: Anaya & Mario Muchnik, 1993.
REAL ACADEMIA ESPAÑOLA. Diccionario de la lengua española. Madrid: Espasa-Calpe, 2 Vol.
Señas. Diccionario para la enseñanza de Lengua Española para brasileños. S.P.: Martins Fontes, 2001.
STEEL, Brian. Diccionario de americanismos. ABC of Latin American Spanish. Madrid: SGEL, 1990.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 110
 
Ministrantes:


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP