69976 - História e Artes da China até 1911 |
Período da turma: | 08/03/2016 a 10/05/2016
|
||||
|
|||||
Descrição: | Turma Única: 3aF, 14:00 às 16:00
1. Metodologia O curso tratará sobre o decorrer das dinastías chinesas, suas ascensões, auges e ocasos, relatando os fatos históricos mais salientes de cada uma delas. Após a abordagem histórica, se estudará com amplo material ilustrativo a produção artística caraterística de cada época, até 1911 2. Programa AULA I Lenda e arqueologia: Os três soberanos e os cinco imperadores. A dinastia Xia. (ca.2000 – 1600 a.C.) A sociedade teocrática dos Shang. (ca. 1600 – 1050 a.C.).Os túmulos Shang em Anyang. As fossas de Sanxingdui. O feudalismo da era Zhou. (ca. 1050 – 221 a.C.). A era dos filósofos e dos clássicos. Confucionismo e taoismo. “As Cem Escolas” de pensamento. A divisão da China no período dos Estados Combatentes (475 – 221 a.C.). Os jades. Os ossos oráculos da era Shang. Os bronzes. As inscrições nos bronzes Zhou e seu valor histórico. As cerâmicas. AULA II A reunificação da China sob o governo do primeiro imperador e suas obras gigantescas. A expansão territorial durante a era Han (206 a.C. - 220). O Confucionismo como doutrina oficial do governo e a fundação da Academia Imperial. A Rota da Seda e a entrada do Budismo. Os avanços tecnológicos. Os guerreiros terracota do túmulo de Qin Shi huangdi (ca. 260 – 210 a.C.). Os jades da era Han. As cerâmicas “mingqi”. Os objetos em laca. Mawangdui. AULA III O período de desunião: os Três Reinos e as Seis Dinastias do Norte e do Sul (220 - 581). O assentamento do Budismo. A reunificação do império na dinastia Sui. (581 - 618) A construção do Grande Canal. Wang Xizhi (303-361). O começo da caligrafia cursiva. A pintura de Gu Kaizhi (ca. 345 – 406). A escultura budista. Os primeiros textos sobre estética. Zong Bing (375-443).Xie He (ca. 500 – 535) As cerâmicas brancas da era Sui. AULA IV A era Tang (618 – 907). A expansão territorial. A Rota da Seda e a sociedade chinesa cosmopolita. A criação da Academia Imperial de Letras. As cerâmicas “Sançai” da era Tang (618 – 907). Wang Wei (699 – 759) e o começo da pintura monocromática. Li Sixun (651-716) e Li Zhaodao (670-730) e a pintura decorativa. A caligrafía cursiva. AULA V O período das Cinco Dinastias. (907 – 960) A dinastia Song do Norte (960 – 1127) e do Sul (1127 - 1297). O Neo Confucionismo. A fundação da Academia Imperial de Pintura. Os descobrimentos arqueológicos. Os primeiros catálogos de coleções de arte. A impressão massiva de livros. Os estados satélites Liao (907 - 1125), Xixia (1038 – 1227) e Jin (115 – 1234) assimilados à cultura chinesa. O nascimento da pintura monumental de paisagem. O pintor letrado e o artesão, uma questão social. A caligrafia. A proliferação de fornos em todo o território chinês com distintos tipos de cerâmicas. A pintura intimista da dinastia Song do Sul (1127 - 1297). Os jades. AULA VI A China governada por Mongóis: a dinastia Yuan (1297 - 1368). A ordem social imposta pelos invasores. A “Pax Mongólica” e a mobilidade no continente asiático. Marco Polo. (1254 – 1324). A criação da porcelana. O azul e o vermelho sob coberta. Os quatro mestres na pintura da dinastia Yuan. Zhao Mengfu (1234 – 1322). A caligrafia. Os jades. AULA VII A China Ming (1368 - 1644). As expedições marítimas do almirante Zheng He (1371 - 1433). A chegada dos portugueses e a concessão de Macau. Pequim, a capital e seus edifícios imperiais. O retorno da cor na pintura do começo da dinastia Ming. “Guanyao” e “minyao”A excelência das porcelanas imperiais. As porcelanas para o mercado interno. A caligrafia. Os jades. AULA VIII A ascensão da classe comerciante chinesa a meados do século XVI. As encomendas portuguesas em porcelana. Os holandeses e o comércio. O impacto do Ocidente na pintura chinesa.. Os cloisonnés. AULA IX A China sob os Manchus: a dinastia Qing (1644 - 1911). Continuidade e renovação. As “Feitorias” europeias em Cantão. O comércio com os ingleses. As porcelanas imperiais, para o mercado interno e para exportação. Os estilos ecléticos na pintura da era Qing. AULA X A Guerra do Ópio. As concessões. O fracasso na modernização da China. O declínio do poder central. O último imperador. A pintura a finais da era Qing. As porcelanas de exportação para o mercado americano e brasileiro. As artes decorativas: os jades, a laca e o vidro. 3. Bibliografia HISTÓRIA Fairbank, John King. China, Uma Nova História, 2008 Gernet, Jacques. A History of Chinese Civilization, 1999 Grousset, René. Chinese Art and Culture, 2007 Huang, Ray. China, a Macro History, 1997 Mote, F. W. Imperial China 900 – 1800, 1999 ARTE The British Museum Book of Chinese Art. Jessica Rawson, editor, 2007 Clunas, Craig. Art in China, 2009 Guggenheim Museum. China, 5000 Years, 1999 Kontler, Christine. Arte Chino, 2002 Lee, Sherman. A History of Far Eastern Art, 1994 Lin, James C.S. Lin. The Immortal Stone,2009 National Palace Museum, Taiwan, Various contributors, Kunsthistorischres Museum, Wien. Schätzeaus dem Nationalen Palastmuseum, 2008 Orientations magazine, various contributors. Chinese ceramics, 1982 to 2003 Sullivan, Michael. The Arts of China, 2008 Thorp, Robert L. E Vinograd, Richard E. Chinese Art and Culture, 2001 Turner, Jane (editor). The Dictionary of Art, 1996 Watson, William. The Arts of China to 900, 1995. The Arts of China 900 to 1620, 2000. The Arts of China after 1620, 2007 Yale University Press, Various contributors. Threee Thousand Years of Chinese Painting, 2002 Wen C. Fong, Metropolitan Museum, NYC. Possessing the Past, Treasures from the National Palace Museum, 1996 Aula Data Programa 01 01/03 Lenda e arqueologia: Dinastias Xia, Shang e Zhou 02 08/03 Unificação e consolidação: Dinastias Qin e Han 03 15/03 O período de desunião: os Três Reinos e as Seis Dinastias 04 29/03 A era Tang 05 05/04 O período das Cinco Dinastias e a Dinastia Song 06 12/04 A Dinastia Yuan (Mongol) 07 19/04 A China Ming 08 26/04 O contato com o Ocidente 09 03/05 A Dinastia Qing (Manchus) 10 10/05 Conflitos com o Ocidente |
||||
Carga Horária: |
20 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Maria Fernanda Orcy Rosar Lochschmidt |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |