Atividade

70675 - Práticas interprofissionais e em área profissional no âmbito da promoção da saúde e do cuidado às pessoas em contextos hospitalares II

Período da turma: 01/03/2016 a 28/02/2018

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Descrição: Ementa: Possibilitar ao residente, por meio da aprendizagem em serviço, experimentar e refletir sobre a atuação profissional e multiprofissional em programas desenvolvidos no contexto hospitalar, de forma a garantir uma atenção humanizada e integral, conforme os pressupostos do Sistema única de Saúde . Proporcionar ao residente à participação em equipe multiprofissional e a experimentação em projetos interprofissionais de assistência.

Módulo - Práticas interprofissionais e em Fisioterapia no âmbito da promoção da saúde e do cuidado a crianças e adolescentes em contextos hospitalares II
Conteúdo Programático: semiologia e fisiologia dos sistemas respiratório, neurológico, urológico, cardiovascular e musculoesquelético, interação entre a avaliação dos sistemas e a proposta de tratamento fisioterapêutico. Fisiologia da mulher e a implicação para o atendimento fisioterapêutico da criança e adolescente. O processo de adoecimento e o processo de cura. Classificação das funcionalidades, interpretação dos exames laboratoriais e complementares, avaliação multidimensional da criança e do adolescente. O tratamento fisioterapêutico aplicado às principais disfunções respiratórias, cardiológicas, neurológicas, ortopédicas e reumatológicas atendidas em enfermaria e terapia intensiva. Ventilação mecânica invasiva e não invasiva em pediatria. A abordagem fisioterapêutica do recém-nascido e a relação mãe-bebê. A humanização da atenção e a integralidade do cuidado na assistência hospitalar. A saúde e os cuidados necessários com o cuidador.

Módulo - Práticas interprofissionais e em Fonoaudiologia no âmbito da promoção da saúde e do cuidado a crianças e adolescentes em contextos hospitalares II
Conteúdo programático:
a) Compreender a organização dos diferentes espaços de atenção à saúde dentro da estrutura hospitalar (enfermarias, ambulatórios, UTIs, programas especiais como os de humanização e de atendimento domiciliário) e a inclusão do equipamento hospitalar no Sistema Único de Saúde (processos de referência e
contra-referência);
b) Conhecer os cuidados específicos relacionados ao âmbito das unidades pediátricas ambulatoriais, neonatais e de internação intensiva;
c) Conhecer e utilizar procedimentos de anamnese; planejamento; intervenção; atividades terapêuticas; elaboração de relatórios; registros em prontuários; preparação de alta e orientação familiar;
d) Integrar as equipes multiprofissionais, compreender os diferentes espaços de atuação e os programas hospitalares desenvolvidos;
e) Saúde materno-infantil e amamentação;
f) Reconhecimento dos sinais normais e de estresse da criança e do adolescente através da monitoração não invasiva à beira do leito;
g) Avaliação fonoaudiológica no âmbito ambulatorial e à beira do leito nas
enfermarias;
h) Avaliação da audição; triagem auditiva neonatal;
i) Transtornos da alimentão/deglutição e patologias correlatas; avaliação clínica fonoaudiológica da deglutição e intervenção;
j) Terapia nutricional enteral;
k) Alterações do desenvolvimento neuropsicomotor, avaliação e intervenção;
l) Alterações de fala e linguagem, avaliação e intervenção.

Módulo - Práticas interprofissionais em Terapia Ocupacional em promoção da saúde e do cuidado a crianças e adolescentes em contextos hospitalares II
Conteúdo programático:
a) Compreender a organização dos diferentes espaços de atenção à saúde dentro da estrutura hospitalar (enfermarias, ambulatórios, UTIs, espaços especiais como
a brinquedoteca e áreas de lazer, programas especiais como os de humanização e de atendimento domiciliário) e a inclusão do equipamento hospitalar no Sistema Único de Saúde (processos de referência e contra-referência);
b) Conhecer os cuidados específicos relacionados no âmbito das unidades pediátricas de internação intensiva e não- intensiva,, as conseqüências psicossociais e possibilidades de prevenção de complicações secundárias do processo de hospitalização;
c) Conhecer e/ou implementar programas terapêutico-ocupacionais no âmbito das unidades pediátricas de internação intensiva e não- intensiva, e programa de atendimento domiciliar, considerando os procedimentos de anamnese; planejamento; intervenção; atividades terapêuticas; elaboração de relatórios; registros em prontuários; preparação de alta e orientação familiar;
d) Integrar as equipes multiprofissionais, compreender os diferentes espaços de atuação e os programas hospitalares desenvolvidos; e) Aprofundar os conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil segundo a teoria winnicottiana.

Módulo - Práticas interprofissionais e em Fisioterapia no âmbito da promoção da saúde e do cuidado a adultos e idosos em contextos hospitalares II
Conteúdo Programático: semiologia e fisiologia dos sistemas respiratório, neurológico, urológico, cardiovascular e musculoesquelético, interação entre a avaliação dos sistemas e a proposta de tratamento fisioterapêutico. Fisiologia da mulher e do idoso e a implicação para o atendimento fisioterapêutico. O processo de adoecimento e o processo de cura. Classificação das funcionalidades, interpretação dos exames laboratoriais e complementares. Avaliação multidimensional do adulto, da mulher e do idoso. O tratamento fisioterapêutico aplicado às principais disfunções respiratórias, cardiológicas, neurológicas, ortopédicas e reumatológicas atendidas em enfermaria e terapia intensiva. Ventilação mecânica invasiva e não invasiva. A abordagem fisioterapêutica do recém-nascido. A humanização da atenção e a integralidade do cuidado na assistência hospitalar. A saúde e os cuidados necessários com o cuidador.

Módulo - Práticas interprofissionais e em Fonoaudiologia no âmbito da promoção da saúde e do cuidado a adultos e idosos em contextos hospitalares II
Conteúdo programático:
a) Compreender a organização dos diferentes espaços de atenção à saúde dentro da estrutura hospitalar (enfermarias, ambulatórios, UTIs, programas especiais como os de humanização e de atendimento domiciliário) e a inclusão do equipamento hospitalar no Sistema Único de Saúde (processos de referência e contra-referência);
b) Conhecer os cuidados específicos relacionados ao âmbito das unidades ambulatoriais e de internação intensiva;
c) Conhecer e utilizar procedimentos de anamnese; planejamento; intervenção; atividades terapêuticas; elaboração de relatórios; registros em prontuários; preparação de alta e
orientação familiar;
d) Integrar as equipes multiprofissionais, compreender os diferentes espaços de atuação e os programas hospitalares desenvolvidos;

UNIDADES DE INTERNAÇÃO:
Avaliação fonoaudiológica em beira de leitos de UTI, Pronto Socorro e enfermarias:
- pacientes com alteração de deglutição e comunicação decorrentes do envelhecimento e de acidentes vasculares cerebrais e outras afecções neurológicas. Atendimento em enfermaria de neurologia
– pacientes com alteração de DEGLUTIÇÃO E COMUNICAÇÃO. Atendimento ambulatorial a pacientes e cuidadores, de pacientes com alteração de LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO decorrentes de acidentes vasculares e quadros degenerativos. Seminários sobre topicos em Linguagem, Comunicação e Deglutição em
Neurologia:
- métodos e técnicas de avaliação e terapia fonoaudiológica. Reunião com equipe multiprofissional. Visita aos leitos Atendimento a cuidadores de
pacientes internados.
Seminários sobre topicos em Linguagem, Comunicação e Deglutição em Geriatria:
- métodos e técnicas de avaliação e terapia fonoaudiológica.
AMBULATÓRIOS:
- Avaliação ambulatorial fonoaudiológica de pacientes com afecções neurológicas decorrentes do envelhecimento e de acidentes vasculares encefálicos, quadros degenerativos e outras afecções neurológicas. Orientação a cuidadores e reabilitação de idosos e pacientes com afecções neurológicas decorrentes de acidentes vasculares encefálicos, quadros degenerativos e outras afecções neurológicas.
Seminários:
– fundamentação das atividades realizadas no ambulatório e sínteses relacionadas
às atividades semanas.

Módulo - Práticas interprofissionais em Terapia Ocupacional em promoção da saúde e do cuidado a adultos e idosos em contextos hospitalares II
Conteúdo programático: Condução de avaliações funcionais e de necessidades ocupacionais; estudo das patologias prevalentes em adultos e idosos atendidos ao nível ambulatorial, domicílio, enfermaria e UTI, e de complicações decorrentes dessas patologias; conduzir e amparar intervenções com enfoque reabilitador e emprego de métodos e técnicas voltados ao controle e prevenção de agravamento de incapacidades, confecção e adoção de recursos tecnológicos, promoção do conforto físico, emocional e espiritual e qualidade de vida.

Módulo - Práticas em Saúde e Trabalho do Profissional da Saúde II
Conteúdo Programático:
•Compreensão das práticas profissionais desenvolvidas no campo “saúde e trabalho”;
•Processos de adoecimento e afastamento do trabalho;
•Métodos de abordagem para o estudo de situações de trabalho;
•Relações entre organização e processo de trabalho e seus efeitos sobre a saúde;
•Questões médicas, previdenciárias e legais nos processos saúde-doença relacionados ao trabalho;
•Aspectos físicos e psicossociais que favorecem e limitam a reabilitação, o retorno e permanência no trabalho, após situação de afastamento por acidente ou doença ocupacional;
•Desenvolvimento do programa de retorno ao trabalho no contexto do Hospital Universitário – USP.

Metodologia de Ensino: acompanhamento clínicas, participação da visita médica e de multiprofissionais.
Metodologia de Avaliação: os residentes receberão avaliação individual de notas, levando em conta: freqüência, interesse, responsabilidade, ética, evolução no conhecimento apresentação de casos clínicos. Quando couber, também avaliação por meio de prova prática.

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Samelli, AG. Fiorini AC. Saúde Coletiva e Saúde do Trabalhador: prevenção de perdas auditivas. In: Academia Brasileira de Audiologia. (Org.). Tratado de Audiologia. São Paulo: Ed. Santos, 2011.

Carga Horária:

2304 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 17
 
Ministrantes: Aide Mitie Kudo
Alessandra Giannella Samelli
Alexandra Siqueira Colombo Portugal
Ana Carolina Basso Schmitt
Ana Paula Pelegrini Ratier
Andréia Menandro Ferreira Lemke
Barbara do Carmo Martins Monteiro
Carolina Fu
Carolina Yuri Panvequio Aizawa
Celso Ricardo Fernandes de Carvalho
Cláudia Pellegrini Braga
Daniel Imay Corrêa
Denise Gomes Miyazato
Dumara Nascimento de Oliveira Kim
Fabiana Mara Branco
Fabíola Custodio Flabiano Almeida
Fernanda Françoso Genovesi
Isabel de Camargo Neves Sacco
Isabela Crivellaro Gonçalves
Ivone Ferreira Neves Lobo
José Eduardo Pompeu
Juliana Baroni Fernandes
Juliana de Oliveira Barros
Juliana Ferreira Sauer
Karina Elena Cadioli Bernardis Bühler
Leda Tomiko Yamada da Silveira
Lilian Aparecida Yoshimura
Lourdes Jaqueline Sampaio
Marcela Batan Alith Borges
Marcia Simoes Zenari
Maria Clara Drummond Soares de Moura
Maria Elisa Pimentel Piemonte
Maria Helena Morgani de Almeida
Maria Silvia Carnio
Maria Teresa Bruni Daldon
Mariangela Lopes Bitar
Marina Picazzio Perez Batista
Mariucha Pereira da Silva
Milena Vaz Bonini Pesce
Nair Katia Nemr
Raquel Aparecida Casarotto
Raquel Siqueira Nobrega
Regina Helena Andrade Quinzani
Renata Hydee Hasue
Renata Rodrigues Moreira
Rodrigo Cerqueira Borges
Rodrigo Emmanuel Sabbag da Silva
Ronaldo Batista dos Santos
Rosé Colom Toldrá
Sandra Maria Galheigo
Selma Lancman
Silvana Caravaggi
Silvia Maria Amado João
Tatiana de Andrade Jardim Rodriguez
Tatiane Takeuti


 
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