Atividade

70738 - Filosofia e Literatura em Robert Musil

Período da turma: 05/04/2016 a 26/04/2016

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: I. Objetivos

Apresentar e discutir as relações entre filosofia e literatura na obra do escritor austríaco Robert Musil (1880-1942) a partir dos principais conceitos que o autor desenvolve ao longo de sua produção ensaística e também no romance O homem sem qualidades. No contexto de crise da Europa do início do XX, Musil procurou manter em sua produção literária exigências autenticamente filosóficas, sobretudo a fundação de uma nova forma de racionalidade, que viabilizasse um saber autenticamente “moderno”. Mais do que realizar uma crítica da razão histórica ou de propor um sistema filosófico, sua obra pretendeu, por meio da literatura, instrumentalizar a razão para esta que conservasse seu potencial crítico e criativo em meio ao processo de massificação da cultura.

II. Conteúdo

1. As relações entre ciência e literatura. Os conceitos de ensaísmo e exatidão. A visão da história e a crise da narração
2. Pensamento e experiência na primeira parte de O Homem sem qualidades .
3. O conceito de símile (Gleichnis) e a função heurísitica da literatura
4. O “outro estado” (segunda parte de O Homem sem qualidades). Literatura e filosofia no romance e nos ensaios.

III. Métodos utilizados

Aulas expositivas, utilização de Data Show e análise e discussão dos textos indicados

IV. Atividades discentes

Leitura dos textos, participação nas discussões

V. Critérios de avaliação

Participação nas aulas, presença em 85% das aulas




VI. Bibliografia
ADORNO, Theodor. Notas de Literatura I. Trad. Jorge Almeida. São Paulo: Duas Cidades /34, 2003.
ARISTÓTELES. Poétique. Trad. J. Hardy. Paris: Gallimard, 1986.
______. Réthorique III. Trad. J. Hardy. Paris: Gallimard, 1984.
AUERBACH, Erich. Mimesis. A representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 1987.
BACHMANN, Dieter. Essay und Essayismus. Stuttgart: Kohlhammer, 1969.
BENSE, Max. „Über den Essay und und seine Prosa“, in: Plakatwelt. Vier Essays. Stuttgart: 1952.
BERGER, Bruno. Der Essay. Form und Geschichte. Bern /München: Francke Verlag, 2a. ed., 1981.
BERGHANH, Winfried. Robert Musil in Selbstzeugnissen und Dokumenten. Reinbeck b. Hamburg: Rowohlt, 1963.
BLANCHOT, Maurice. “Musil”, in: Le livre à venir. Paris: Gallimard, 1986, pp. 184-206.
BOUVERESSE, Jacques. La voix de l’âme et les chemins de l’esprit. Études sur Robert Musil. Paris: Seuil, 2001.
BOWMAN, Brady (Org.). Darstellung und Erkenntnis. Beiträge zur Rolle nichtpropositionaler Erkenntnisformen in der deutschen Philosophie und Literatur nach Kant. Paderborn: Mentis, 2007.
CASSIRER, Ernst. Philosophie der symbolischen Formen. (3 vols). Hamburg: Felix Meiner, 2001.
______. Linguagem e mito. Trad. J. Guinsburg e M. Schnaidermann. São Paulo: Perspectiva, 2006.
CASTRO, Érica G. “Sobre o ensaísmo de Robert Musil”, in: Pandemonium germanicum n. 17. São Paulo, 2011, pp. 103-117. (www.fflch.usp.br/dlm/alemao/pandemoniumgermanicum).
______ . “A arte de recitar o homem. Aspectos da relação entre ensaio e experiência em Montaigne e Musil”, in: Remate de Males n. 31. Campinas, Unicamp, 2011, pp. 77-93. (revistas.iel.unicamp.br/index.php/remate/article/view/1376)
______ . “Romance de formação de uma ideia. O homem sem qualidades e o projeto literário-filosófico de Robert Musil”. Rio de Janeiro, Cadernos de Letras UFRJ, 2010, pp. 90-98. (www.letras.ufrj.br/anglo_germanicas/cadernos/numeros/062010).
COMETTI, Jean-Pierre. Robert Musil ou l´alternative romanesque. Paris: PUF, 1985.
______ . L’homme exact. Essai sur Robert Musil. Paris: Seuil, 1997.
______ . Musil Philosophe. L’utopie de l’essayisme. Paris: Seuil, 2001.
DERRIDA, Jacques. “La mithologie blanche. La méthaphore dans le texte philosophique”. In: Marges de la Philosophie. Paris: Editions de minuit, 1972, pp.247-324.
HEYDEBRAND, Renate v. Die Reflexionen Ulrichs in Robert Musils Roman >>Der Mann ohne Eigenschaften<<. Münster: Aschendorf, 1966.
HONOLD, Alexander. Die Stadt und der Krieg. Raum- und Zeitkonstruktion in Robert Musils Roman >>Der Mann ohne Eigenschaften<<. München: Wilhelm Fink, 1995.
LUFT,David. Robert Musil and the Crisis of the European Culture. Berkeley: University of California Press, 1984.
LUKÁCS, Georg. Die Theorie des Romans. Darmstadt /Neuwied:Luchterhand, 1971.
______. Teoria do Romance. Trad. José Marcos M. de Macedo. São Paulo: Duas Cidades /34, 2000.
______. Die Seele und die Formen. Neuwied /Berlin: Luchterhand, 1971.
MACH, Ernst. Die Analyse der Empfindungen und das Verhältnis des Physischen zum Psychischen. Darmstadt: Luchterhand, 1991.
______. Erkenntnis und Irrtum. Skizzen zur Psychologie der Forschung. Darmstadt: Luchterhand, 1991.
MOSER, Walter. „La mise à l’essai des discours dans l’Homme sans qualités de R. Musil“, in: Canadian Review of comparative Literature /Revue canadienne de littérature comparée, March /Mars 1985, pp. 12-45.
MÜLLER-FUNK, Wolfgang (Org.). Erfahrung und Experiment. Studien zu Theorie und Geschichte des Essayismus. Wien /Berlin: Akademie, 1996.
MUSIL, Robert. O homem sem qualidades. Trad. Lya Luft e Carlos Abbenseth. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
______. O jovem Törless. Trad. Lya Luft. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003.
______. Der Mann ohne Eigenschaten (2 vols.). Org. Adolf Frisé. Hamburg: Rowohlt, 1978.
______. Prosa und Stücke, Kleine Prosa, Aphorismen, autobiographisches Essays und Reden, Kritik. Org. Adolf Frisé. Hamburg: Rowohlt, 1978.
______. Tagebücher (2 vols). Hamburg: Rowohlt, 1978.
______. Briefe 1901-1942. Hamburg: Rowohlt, 1978.
______. Beitrag zur Beurteilung der Lehren Machs und Studien zur Technik und Psychotechnik. Hamburg: Rowohlt, 1978.
______. L’homme sans qualités. (2 vols) Trad. P. Jaccottet. Paris: Seuil, 1956.
______. Essais, conférences, critique, aphorismes, réflexions. Trad. P. Jaccottet. Paris: Seuil, 1984.
ROHNER, Ludwig. Der deutsche Essay. Materialen zur Geschichte und Ästhetik einer literarischen Gattung. Neuvied /Berlim: Luchterhand, 1966.
SCHÄRF, Christian. Geschichte des Essays von Montaigne bis Adorno. Göttingen: Vandenhoeck und Ruprecht, 1999.
ROTH, Marie-Louise. Robert Musil. Ethik und Ästhetik. Zum theoretischen Werk des Dichters. München: Paul List, 1972.
VENTURELLI, Aldo. Robert Musil und das Projekt der Moderne. Frankfurt a. M., Bern: Peter Lang, 1988.




Cronograma do Curso de Difusão:
Filosofia e Literatura em Robert Musil
Profa. Dra. Érica Gonçalves de Castro

Obs: A tradução, ainda inédita, dos ensaios de R. Musil aqui propostos, será cedida no decorrer do curso

1a. Aula: 05/04/2016 – As relações entre ciência e literatura. Os conceitos de ensaísmo e exatidão. A visão da história e a crise da narração
Leituras
MUSIL, Robert. O homem sem qualidades – Livro I (capítulos 61, 62, 83 e 122)
______ . Ensaios: “Sobre o conhecimento do escritor. Esboço” ; “O escritor nos dias de hoje”; “A Europa desamparada”, “Sobre o ensaio”, “Forma e conteúdo”
______. Beitrag zur Beurteilung der Lehren Machs und Studien zur Technik und Psychotechnik. Hamburg, Rowohlt, 1978
ADORNO, Theodor. “Posição do narrador no romance contemporâneo”e “A ingenuidade épica”, in: Notas de Literatura I. Trad. Jorge Almeida. São Paulo: Duas Cidades /34, 2003.

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Érica Gonçalves de Castro


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP