Atividade

71460 - Formação de Professores de Línguas: o ensino como trabalho

Período da turma: 02/09/2016 a 16/12/2016

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Descrição: Programa do curso
O curso objetiva abordar a formação de professores de línguas (LE ou LM) sob a perspectiva do ensino como trabalho, considerando o trabalho do professor a partir da perspectiva de algumas Ciências do Trabalho, notadamente a Clínica da Atividade e a Ergonomia da Atividade. Embora a formação docente não seja uma problemática recente, considerá-la do ponto de vista teórico que adotamos no curso, ou seja, pelo prisma do “trabalho de ensinar”, representa uma inovação, já que essa perspectiva começou a ser estudada no Brasil há pouco mais de dez anos com a criação do grupo ALTER/CNPq (Análise da Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações) na Pontífica Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 2002. Este curso se vale dessa abordagem, tomando como base estudos já feitos no Brasil pelo grupo anteriormente citado e por teóricos que seguem essa perspectiva. Buscaremos desenvolver reflexões sobre o trabalho do professor, procurando trabalhar, inicialmente, com as orientações existentes nos contextos de trabalho dos alunos participantes do curso. Em seguida, focaremos nas situações reais de trabalho vividas pelos alunos-professores, utilizando os métodos de intervenção (entrevistas em áudio e em vídeo), que poderão auxiliá-los na compreensão do trabalho educacional por meio da reflexão sobre os conflitos e dilemas aí existentes. De forma geral, o curso almeja, ao auxiliar os alunos-professores a melhor compreenderem seu trabalho, contribuir para que os alunos-professores possam trazer transformações para seu contexto de ensino e para sua prática enquanto professores, quer seja de língua materna ou de língua estrangeira. Para tanto, o curso abordará o trabalho educacional do professor de línguas enquanto um gênero profissional, procurando mapear os gestos profissionais que o caracterizam e que caracterizam cada uma de suas esferas de exercício: professor de língua materna, professor de língua estrangeira etc.

Público-alvo: alunos de Letras que desejam tornarem-se professores e que já iniciaram a Licenciatura; professores de língua materna ou estrangeira,

Bibliografia
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Carga Horária:

45 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Fernanda Soares
Flavia Fazion
Marcos da Costa Menezes
Naiara Alves Duarte
Simone Maria Dantas Longhi


 
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