Atividade

71587 - Gêneros textuais acadêmicos: produção de textos orais e escritos em francês para participação no contexto universitário

Período da turma: 12/03/2016 a 09/07/2016

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivos:

O curso tem por objetivos:
- desenvolver as habilidades para a produção de gêneros textuais da esfera acadêmica em francês como língua estrangeira por meio do contato efetivo com os gêneros mais frequentemente requisitados em contexto universitário, quer seja para graduandos ou pós-graduandos, tais como: resumo, resenha, plano de estudos, apresentação oral, artigo científico, entre outros.
- contribuir para o desenvolvimento da escrita e da comunicação acadêmica, por meio da aprendizagem do processo de redação de textos científicos, envolvendo: reflexão sobre o contexto no qual o texto será produzido, definição de objetivos e perguntas de pesquisa, processo de sumarização, inserção de subjetividade do autor e inserção de vozes dos autores lidos.

Programa

Este curso será ministrado em francês e terá como foco a produção nessa língua, sendo abordados alguns dos gêneros textuais (resumo, resenha, planos de estudos, apresentação oral e/ou artigo científico etc.) de maior circulação na esfera universitária. Serão também tratados aspectos gerais da escrita acadêmica, como a importância do contexto de produção para a produção textual, e a definição de objetivos e perguntas de pesquisa.

Público-alvo:
Graduandos, graduados, pós-graduandos e pós-graduados que desejam:
- desenvolver a escrita acadêmica em francês
- preparar-se para apresentar seu trabalho acadêmico ou pesquisa em francês

Pré-requisito:
- Nível 5 (completo) dos Cursos Extracurriculares de Francês
- DELF A2
- Teste de nível dos Cursos Extracurriculares de Francês – apto para nível 6
- Graduação em Francês – Francês 4 (completo)


BIBLIOGRAFIA GERAL

GARNIER, Sylvie; SAVAGE, Alan D. Rédiger un texte académique en français, Paris: Ophrys, 2011
MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane Gouvêa; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.
MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane Gouvêa; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Resenha. São Paulo: Parábola, 2004.
MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane Gouvêa; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo: Parábola, 2005.
MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane Gouvêa; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Trabalhos de pesquisa: diários de leitura para revisão bibliográfica. São Paulo: Parábola, 2007.
MOTTA-ROTH, Désirée. Comunidade acadêmica internacional? Multicultural? Onde? Como? In Linguagem & Ensino, Vol. 5, No. 2, 2002, p.49-65.
MOTTA-ROTH, Désirée.; HENDGES, Graciela H. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
PERROTTA, Claudia. Um texto para chamar de seu. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
SANTOS-GUIMARÃES, Luiza. La rédaction universitaire: vers une formation en français langue seconde. Major Paper, University of Guelph, 2013.
SILVA, E. C., LOUSADA, E. G. O plano de estudos: um gênero textual acadêmico para pleitear intercâmbio. Horizontes. , v.32, p.73 - 87, 2014.

Carga Horária:

45 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Eliane Gouvêa Lousada
Emily Caroline da Silva


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP