Atividade

71734 - Diálogos entre o texto e a tela: intermidialidade, literatura e cinema

Período da turma: 03/06/2016 a 24/06/2016

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Descrição: Partindo de um corpus variado – que inclui a cinematografia hollywoodiana, a literatura francesa do século XX e a produção cultural brasileira –, o curso visa a suscitar a reflexão sobre o intercâmbio entre as artes, apresentando diferentes possibilidades de diálogo entre a literatura e o cinema, tais como a adaptação, a novelização e a filmic writing. Para isso, parte-se de uma conceituação básica de termos relacionadas ao tema, úteis para a análise dirigida de trechos de filmes e para a leitura de passagens das obras literárias selecionadas. Nessa introdução, abordaremos também as teorias da Intermidialidade, campo de pesquisas em expansão em todo o mundo, em avanço considerável na Universidade Federal de Minas Gerais, onde a professora ministrante realizou grande parte de sua formação. Em seguida, desdobraremos os conceitos apresentados, por meio da análise de determinadas obras literárias e fílmicas que problematizem o poder de expansão das artes quando intermunicadas. Espera-se, ao longo do curso, estimular os alunos a traçarem paralelos próprios entre as mídias, os quais possam ser desdobrados em outras pesquisas, no futuro. Um exemplo dessa resposta por parte do público será expressa no último dia de aula, quando da apresentação de seminários.

Justificativa

A comunicação entre as artes é um tema que atrai pesquisadores há muitos séculos, como se nota pelos escritos de teóricos como G.E. Lessing, Walter Benjamin e Roland Barthes. Contudo, com a expansão da tecnologia e dos meios de comunicação, as formas artísticas se ampliaram, ganhando a vasta alcunha de “mídias”. Atualmente, muitos são aqueles que se interessam, por exemplo, pelo estudo de adaptações de romances para séries de televisão, jogos de vídeo game ou poemas virtuais, mas faltam-lhe ferramentas teóricas para a realização de tais pesquisas. Os estudos da Intermidialidade, a serem abordados nesse curso, suprem essa lacuna. E, embora nele sejam enfocados o diálogo entre o cinema e a literatura, tais análises apontam direções que podem vir a guiar os estudantes em trabalhos posteriores.

Público-alvo: alunos de Letras, Artes e demais interessados pelo tema.

Bibliografia
• AQUINO, Marçal. O invasor. São Paulo: Geração editorial, 2002.
• ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. 3ed. Rio de Janeiro: Agir, 1974.
• AQUIN, Hubert. Neige noire. Québec: Bibliothèque Québécoise, 1997.
• BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
• BURCH, Noël. La Lucarne de l’infini. Naissance du langage cinématographique. Paris: Nathan, 1990.
• CLERC, Jeanne-Marie. Écrivains et cinéma. Metz : Presses Universitaires de Metz, 1985.
• CLÜVER, Claus. Intermidialidade. Pós: v. 1, n. 2, 2008. p. 8-23.
• FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follain de. Narrativas migrantes: literatura, roteiro e cinema. Rio de Janeiro: PUC-RIO, 2010.
• FLAUBERT, Gustave. Madame Bovary. Trad. Sérgio Duarte. Rio de Janeiro: Ediouro; São Paulo: Publifolha, 1998.
• FURTADO, Jorge. Meu tio matou um cara. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2002
• HOEK, Leo. A transposição intersemiótica: Por uma classificação pragmática. In: ARBEX, Márcia (Org). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, Faculdade de Letras da UFMG, 2006. p. 167-189.
• LACLOS, P. A. F. Choderlos de. Les liaisons dangereuses. Paris : Garnier-Flammarion, 1964.
• METZ, Christian. Linguagem e cinema. São Paulo: Editora Perspectiva, 1980.
• MILLER, Frank. Os 300 de Esparta. São Paulo: Editora Abril, 1999.
• NOGUEIRA, Luís. Manuais de Cinema II: Gêneros cinematográficos. Covilhã: Livros LabCom, 2010.
• PROPP, Vladimir. Morfologia do Conto Maravilhoso. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.
• RAJEWSKY, Irina O. Intermidialidade, intertextualidade e “remediação”: uma perspectiva literária sobre intermidialidade. Trad. Thaïs Flores Nogueira Diniz e Eliana Lourenço de Lima Reis. In: DINIZ (Org.), Intermidialidade e Estudos Interartes, vol.1. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012a. p. 15-45.
• ROBBE-GRILLET, Alain. C’est Gradiva qui vous appelle. Paris: Les Éditions de Minuit, 2002.
• STAM, Robert. Literatura através do cinema: realismo, magia e a arte da adaptação. Trad. Marie-Anne Kremer, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
• VIEIRA, André Soares. Escrituras do visual. Santa Maria: Editora UFSM, 2007.
• VIEL, Tanguy. Cinéma. Paris : Les Éditions de Minuit, 1999.

Filmografia
• “C’est Gradiva qui vous appelle” (França, 2006), de Alain Robbe-Grillet;
• “Letra e música” (Music and Lyrics, EUA, 2007), de Marc Lawrence;
• “Ligações perigosas”, (Dangerous Liaisons,1988) de Stephen Frears;
• “Memórias Póstumas” (Brasil, 2001), de André Klotzel;
• “Meu tio matou um cara” (Brasil, 2004), de Jorge Furtado;
• “O Invasor” (Brasil, 2002), de Beto Brant;
• “O jogo mortal” (Sleuth, 1972, EUA-Inglaterra), de Joseph L. Mankiewcz;
• “Valmont – uma história de seduções” (Valmont, 1989), de Milos Forman;
• 300 (EUA, 2006), de Zack Snyder.

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Maria Angélica Amâncio Santos


 
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