Atividade

73443 - Documentário de Criação

Período da turma: 03/08/2016 a 07/12/2016

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Estrutura

16 aulas (1 X semana) / 3 horas por aula / Ago-Dez
20 alunos (quando em grupo: 5 grupos de 4)

O programa se articula em quatro módulos que se inter-relacionam e se desenvolvem simultaneamente durante o processo de aprendizagem:

Módulo I – Teorias e estudos do cinema documental
Módulo II – Realização prática de exercícios documentais
Módulo III – Desenvolvimento de projetos
Módulo IV – Realização e conclusão de projetos

Ao final do curso cada grupo deverá apresentar um curta-documental de 5-8 minutos.

Módulo I – Teorias e estudos do cinema documental
(3 aulas)

Apresentação e análise das características e gêneros do cinema documental. A partir desta base teórica os alunos poderão levar a cabo a práxis dos módulos seguintes, com uma visão crítica, reflexiva e dialética do cinema documental de hoje e de sempre.

Aula 1: Revisão estética e histórica do cinema documental mundial I: principais vertentes desde o seu nascimento até as produções mais recentes.
(Exercício para casa: leitura)

Aula 2: Revisão estética e histórica do cinema documental mundial II: principais vertentes desde o seu nascimento até as produções mais recentes.
(Exercício para casa: leitura)

Aula 3: Panorama do documentário nacional.
(Exercício para casa: leitura + produzir uma seqüência de fotografias que apresente uma história com começo, meio e fim)

Módulo II – Realização prática e exercícios documentais
(6 aulas)

Treinamento prático das técnicas e ferramentas essenciais para a realização do documentário: câmera, som e montagem.

Aula 4: Análise do exercício para casa fotográfico + estudos sobre narrativa, composição, ângulos, movimento e objetos em cena.
(Exercício para casa: leitura)

Aula 5: apresentação técnica da câmera
(Exercício para casa: leitura e teste de câmera)

Aula 6: Workshop prático de câmera (* cinema direto) + análise dos resultados
(Exercício para casa: prática de câmera)

Aula 7: Workshop prático de som e introdução à entrevista
(Exercício para casa: leitura)

Aula 8: Workshop prático de entrevista
(Exercício para casa: leitura)

Aula 9: Montagem e apresentação (ou do material derivado do workshop de câmera (*cinema direto) ou da entrevista.

Módulo III – Desenvolvimento de projetos
(3 aulas)

A partir dos exercícios teóricos e práticos os alunos estruturam e desenvolvem seus projetos.

Aula 10: Análise do workshop anterior prático de entrevista + introdução dos projetos.
(Exercício para casa: produção)

Aula 11: Introdução e desenvolvimento do Roteiro e Produção dos projetos
(Exercício para casa: produção)

Aula 12: Pitching dos projetos e seleção de 5 + divisão dos grupos.
(Exercício para casa: produção)

Módulo IV – Realização e conclusão dos projetos
(4 aulas)

Os alunos se dividem em grupo onde cada um assume rotativamente a função de diretor, cinegrafista, técnico de som e produtor.

Aula 13, 14 e 15: Avaliação e desenvolvimento dos projetos em classe.
Exercício para casa: gravação ou edição.

Aula 16: Exibição dos curtas.


-Bibliografia

BARNOUW, Erik. El Documental, Historia y Estilo. Barcelona: Gedisa, 1996.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas, Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BERNARD, Sheila C. Documentary Storytelling, Creative Nonfiction on Screen. Nova York: Focal Press, 2010.
BRESCHAND, Jean. Le Documentaire. Láutre face du cinema. París: Cahiers du Cinéma, 2002.
CAMPBELL, Joseph. The Hero with a Thousand Faces. California, New World Library, 1968.
KLEON, Austin. Steal like an Artist. Nova York: Workman, 2012.
XAVIER, Ismail. Cinema Brasileiro Moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
XAVIER, Ismail. O Olhar e a Cena. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

-Filmografia

'A chegada de um trem na estação', Irmãos Lumière, 1895.
'Nanook, O Esquimó', Robert Flaherty, 1922.
'Dont Look Back', D. A. Pennebaker, 1967.
'Crônica de um Verão', Jean Rouch, Edgar Morin, 1961.
'Valsa com Bashir', Ari Folman, 2008.
'Tarnation', Jonathan Caouette, 2004.
'The Act of Killing', Joshua Oppenheimer, 2012.
'O Homem-Urso', Werner Herzog, 2005.
'Os catadores e eu', Agnès Varda, 2000.
'Edifício Master', Eduardo Coutinho, 2002.
'A Alma do Osso', Cao Guimarães, 2004.
'Santiago', João Moreira Salles, 2007.
'Ônibus 174', José Padilha, 2002.
Netflix's 'Cooked', Michael Pollan.
Netflix's Anthony Bourdain: Parts Unknown, National Geographic, 2015.

Carga Horária:

108 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 23
 
Ministrantes: Carolina Caffé Alves Costa Lino


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP