Atividade

73445 - Antropologia da cidade: ativismos, táticas, insurgências

Período da turma: 15/09/2016 a 17/11/2016

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Programa (sujeito a modificações)

Aula 1 – Abertura

a) Apresentação dos professores, dos alunos e do curso (objetivos, conteúdo, metodologia, bibliografia, trabalho final e demais questões);
b) Aula introdutória sobre antropologia (principais escolas, o desafio da alteridade, a prática do trabalho de campo, sistemas classificatórios).


Leitura sugerida (posterior à aula):
- Malinowski, B. “Introdução: tema, método e objetivo dessa pesquisa”. In: Malinowski, B. Argonautas do Pacífico Ocidental. São Paulo: Abril, 1984, p. 17-34 (Coleção “Os Pensadores”).
- Mauss, M. “As técnicas do corpo”. In: ______. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac Naify, p. 399-422.

Aula 2 – Fundamentos básicos da antropologia da cidade

Leitura sugerida:
- Simmel, G. “As grandes cidades e a vida do espírito” [1903]. Mana vol. 11, n. 2, out./2005, p. 577-591. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2016.
- Agier, M. “Os saberes urbanos da antropologia”. In: ______. Antropologia da cidade: lugares, situações, movimentos. São Paulo: Terceiro Nome, 2011, p. 59-88.
- Arantes, A. A. “A guerra dos lugares”. In: ______. Paisagens paulistanas: transformações do espaço público. Campinas: Ed. da Unicamp, 2000, p. 105-129.


Aula 3 – Deslocando fronteiras, alargando a cidade: experiências vídeo-ativistas nas “periferias” paulistanas

Leitura sugerida:
- Aderaldo, G. “Entre imagens e imaginários: estética e política nas intervenções visuais/audiovisuais de coletivos culturais paulistanos”. In: Kowarick, L.; Frúgoli Jr, H. (orgs.). Pluralidade urbana em São Paulo: vulnerabilidade, marginalidade, ativismos. São Paulo: Ed. 34/Fapesp, 2016, p. 55-79.
- Agier, M. “A cidade, a rua e o princípio da política”. In: ________. Antropologia da cidade: lugares, situações, movimentos. São Paulo: Terceiro Nome, 2011, p. 171-182.

Aula 4 – Cenas de cidades insurgentes: graffiti e pixação nas metrópoles

Leitura sugerida:
- Pereira, A. B. “Pichando a cidade: apropriações ‘impróprias’ do espaço urbano”. In: Magnani, J. G.; Souza, B. M. (orgs.) Jovens na metrópole: circuitos de lazer, encontro e sociabilidade. São Paulo: Terceiro Nome, 2009, p. 225-246.
- Campos, R. “Identidades, imagem e representação na metrópole”. In: Campos, R.; Brighenti, A. M.; Spinelli, L. (orgs.). Uma cidade de imagens: produções e consumos visuais em meio urbano. Lisboa: Mundos Sociais, 2011, p. 15-30.
- Caldeira, T. P. R. “Inscrição e circulação: novas visibilidades e configurações do espaço público em São Paulo”. Novos estudos Cebrap, n. 94, nov. 2012, p. 31-67. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2016.

Aula 5 – Práticas microbianas e táticas de espaço

Leitura sugerida:
- Certeau, M. de. “III. Fazer com: usos e táticas” e “VII. Caminhadas pela cidade”. In: ________. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2012, p. 86-100 e 157-177.
- Zine Asfalto #1, Coletivo APRAÇA. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2016.

2a parte:
Preparação da ida a campo (opcional): elaboração coletiva de um roteiro de observação, discussão sobre diferentes formas de registro da atividade (áudio, vídeo, desenho, foto, anotações); dimensões éticas.

Incursão etnográfica*
* atividade não obrigatória
Na construção do saber antropológico, teoria e prática estão intrinsecamente relacionadas. Essa incursão etnográfica busca chamar a atenção para a construção do olhar etnográfico e para as possibilidades levantadas pela antropologia em contexto urbano, mostrando que o familiar não é necessariamente conhecido e que é preciso um exercício de aproximação e afastamento para construir o estranhamento. Os locais da incursão serão definidos no início do curso, bem como o horário e o ponto de encontro.


Aula 6 – Gentrificação I: apresentação e discussão sobre o conceito

Leitura sugerida:
- Martínez Rigol, S. “A gentrification: conceito e método”. In: Carlos, A.F.A.; Carreras, C. (orgs.). Urbanização e mundialização: estudos sobre a metrópole. São Paulo: Contexto, 2004, p. 98-121.

2a parte:
Orientações gerais para a escrita do trabalho (a ser entregue até 10/11/2016).

Aula 7 – Gentrificação II: discussão sobre potencialidades e limites do uso do conceito a partir de duas etnografias em São Paulo: centro da cidade e Largo da Batata

Leitura sugerida:
- Rubino, S. “Gentrification: notas sobre um conceito incômodo”. In: Schicchi, M. C.; Bonfatti, D. (orgs.). Urbanismo: dossiê São Paulo-Rio de Janeiro. Campinas/Rio de Janeiro: PUC-Campinas/ Prourb-UFRJ, 2003, p. 287-296.
- Leite, R. P. “Localizando o espaço público: “gentrification e cultura urbana”. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 83, 2008, p. 35-54. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2016.



Aula 8 – Cidadania ativa e equipamentos culturais: diálogos entre a produção de arte, de cultura e de espaços na cidade

Leituras sugeridas
- De Certeau, M. “Introdução geral”. In: ______. A invenção do cotidiano: artes de fazer. São Paulo, Vozes, 2014 [1990], p. 37-51.
- Mantecón, A. R. “O que é o público?”. Poiesis n. 14, Niterói, dez. 2009, p. 175-215. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2016.

Aula 9 – Debate com integrantes de coletivos culturais e entrega dos trabalhos

Na penúltima aula do curso, coletivos culturais que atuam em regiões distintas da cidade serão convidados para dialogar sobre suas atuações nos espaços urbanos, suas experiências e visões de cidade. Neste encontro teremos a oportunidade de travar um diálogo direto entre as atuações e conceitos discutidos ao longo do curso.

Leitura sugerida:
- Materiais produzidos pelos coletivos convidados.


Aula 10 – Diálogos reflexivos sobre a jornada e devolução comentada dos trabalhos: partilha de experiências


Bibliografia complementar

- Bourdieu, P. & Darbel, A. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. Porto Alegre/São Paulo: Zouk/Edusp, 2007 [1969].
- Bourdin, A. “Gentrification: un concept à déconstruire”. Espaces et Societés, n. 132-133, 2008/1, p. 23-37. Disponível em : . Acesso em: 12 abr. 2016.
- DaMatta, R. “Trabalho de campo”. In: ______. Relativizando: uma introdução à antropologia social. Petrópolis: Vozes, 1981, p. 143-150.
- Damo, A. S. & Oliven, R. G. “A rebeldia festiva”. In: ______. Megaeventos esportivos no Brasil: um olhar antropológico. Campinas: Armazém do Ipê, 2014, p. 163-185.
- Di Giovanni, J. R. “Artes de abrir espaço. Apontamentos para a análise de práticas em trânsito entre arte e ativismo”. Cadernos de Arte e Antropologia, vol. 4, n. 2, 2015, p. 13-27. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2016.
- Ferro, L. S. A. P. Da rua para o mundo: configurações do graffiti e do parkour e campos de possibilidades urbanas. Tese (Doutorado em Antropologia Urbana) – Instituto Universitário de Lisboa. Lisboa, 2011.
- Fortuna, C. & Leite, R. P. (orgs.). Plural de cidade: léxicos e culturas urbanas. Coimbra: CES, 2009.
- Frúgoli Jr., H. Sociabilidade urbana. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
- Geertz, C. “Um jogo absorvente: notas sobre a briga de galos balinesa”. In: ______. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978, p. 278-321.
- Hamburger, E. “Saímos do Facebook?”. In: Kowarick, L.; Frúgoli Jr, H. (orgs.). Pluralidade urbana em São Paulo: vulnerabilidade, marginalidade, ativismos. São Paulo: Ed. 34/Fapesp, 2016, p. 293-319.
- Harvey, D. “O direito à cidade”. Lutas Sociais, n. 29, PUC-SP, 2012, p. 73-89. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2016.
- Lefebvre, H. O direito à cidade. São Paulo: Documentos, 1969.
- Lipsky, M. Street-Level bureaucracy: dilemmas of the individual in public service. Nova York: Russel Sage Foundation, 1980.
- Novaes, R. & Alvim, R. “Movimentos, redes e novos coletivos juvenis”. In: Lopes, J. A. L. & Heredia, B. (orgs.). Movimentos sociais e esfera pública: o mundo da participação. Rio de Janeiro: Colégio Brasileiro de Altos Estudos, 2014, p. 269-301.
- Velho, G. “Observando o familiar” [1978]. In: ______. Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Zahar, 1981, p. 121-132.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 80
 
Ministrantes: Bianca Barbosa Chizzolini
Gabriela Pereira de Oliveira Leal
Guilhermo André Aderaldo
Heitor Frúgoli Junior


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP