Atividade

73457 - Narrativas africanas de língua portuguesa: leituras e reflexões

Período da turma: 20/08/2016 a 26/11/2016

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Descrição: Programa:
1ª. aula – 9h00 às 14h00
Breve panorama das literaturas de língua oficial língua portuguesa
Ministrante: Profa. Dra. Rosangela Sarteschi
Nesse encontro trataremos de traçar um breve panorama das literaturas dos 5 países africanos de língua oficial portuguesa.

2ª. aula – 9h00 às 14h00
Uma leitura do livro de contos Luuanda, de Luandino Vieira
Ministrante: Tatiane Pereira de Santana Ivo
O conhecimento e a análise de Luuanda justifica-se na medida em que essa indispensável obra nos dá a ver o espaço e as formas de luta e sobrevivência nos musseques luandenses. Vistos quase sempre sob a égide do olhar colonial, Angola e o seu povo – e o que dita suas relações sociais, culturais e políticas – ganham, nessas estórias, voz e protagonismo.

3ª. aula – 9h00 às 14h00
Uma leitura do romance moçambicano Terra Sonâmbula, de Mia Couto.
Ministrante: Maria Paula de Jesus Correa
A leitura, estudo e análise de Terra sonâmbula mostram-se importantes para a formação continuada de professores da Educação Básica já que o romance pode oferecer uma visão ampliada acerca da guerra de libertação (1965- 1975) e da guerra civil (1976 a 1992) em Moçambique. É possível ainda, conhecer ou aprofundar os conhecimentos da cultura e da vida do povo moçambicano a partir da leitura das estórias de Muidinga e Tuahir, que, por sua vez, leem as aventuras de Kindzu escritas por ele mesmo em cadernos que são encontrados em um ônibus queimado à beira de uma estrada.

4ª. aula - 9h00 às 14h00
Uma leitura do romance moçambicano Ventos do Apocalipse, de Paulina Chiziane
Ministrante: Ms. Igor Fernando Xanthopulo Carmo
Ventos do Apocalipse, de Paulina Chiziane, é um romance ficcional que aproxima a sua forma narrativa à tradição oral de contar histórias, porém, ele denuncia o terror vivido pelos refugiados da guerra e da fome durante os conflitos pós-independência de Moçambique. Neste sentido, a partir de sua leitura e reflexão, o encontro pretende situar o complexo espaço da mulher, configurado na obra entre a herança da tradição e as transformações históricas.

5ª. aula – 9h00 às 14h00
Uma leitura do romance moçambicano Ualalapi, de Ungulani Ba Ka Khosa
Ministrante: Laiz Colosovski Lopes
A partir da obra Ualalapi, de Ungulani Ba Ka Khosa, discutiremos questões sobre a formulação literária dada ao romance em relação ao personagem histórico de Gungunhana, que fora o último imperador do Reino de Gaza. Após a independência de Moçambique, Gungunhana é tomado como herói da resistência nacional no discurso historiográfico. Entretanto, a ficção de Khosa reconstrói esta personagem, abrindo possibilidades de reflexão e questionamento sobre a história oficial contada pela FRELIMO no pós-independência.

6ª. aula – 9h00 às 14h00
Uma leitura do livro de contos Mornas eram as noites, de Dina Salústio
Ministrante: Maria Paula de Jesus Correa
O livro de contos Mornas eram as noites de Dina Salústio mostra-se importante para a formação continuada de professores da Educação Básica, pois pode oferecer uma visão ampliada acerca da cultura e da vida do povo cabo-verdiano a partir da leitura e análise das estórias de mulheres ali desenhadas pela autora além de motivar a reflexão acerca do lugar de destaque ocupado por Dina Salústio no sistema literário de Cabo Verde.

7ª. aula – 9h00 às 14h00
Uma leitura do romance angolano Mayombe, de Pepetela.
Comentários finais do curso
Ministrante: Profa. Dra. Rosangela Sarteschi
O romance Mayombe narra a organização dos combatentes angolanos nas lutas de independência no interior da floresta que dá nome à obra. Por meio da análise do foco narrativo, é possível compreender as contradições do processo não apenas em relação ao confronto com o exército colonial português mas, sobretudo, aquelas resultantes das diferenças culturais, políticas e sociais existentes no espaço angolano e representadas pela figura de cada combatente.


Bibliografia:

Narrativas:

VIEIRA, José Luandino. Luuanda: estórias. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
COUTO, Mia. Terra Sonâmbula. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.
CHIZIANE, Paulina. Ventos do Apocalipse. Lisboa: Editorial Caminho, 1999
KHOSA, Ungulani Ba Ka. Ualalapi. Belo Horizonte: Nandyala, 2013.
PEPETELA. Mayombe. São Paulo: Leya, 2013
SALÚSTIO, Dina. Mornas eram as noites. Praia: Instituto Caboverdiano do Livro e do Disco, 1994.


Apoio teórico:

ABDALA JR., Benjamin. “A literatura, a diferença e a condição intelectual” In: Revista Brasileira de Literatura Comparada. Rio de Janeiro, 2006, no. 8.
ABDALA JR., Benjamin. “Necessidade e solidariedade nos estudos de literatura comparada” In: De vôos e ilhas – Literatura e Comunitarismos. São Paulo: Ed. Ateliê, 2003.
ANDERSON, Perry. “Trajetos de uma forma literária”. In: Novos Estudos, Nº 77. CEBRAP, Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, Rio de Janeiro: Março, 2007.
BOSI, Alfredo. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
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CABAÇO, José Luís. Moçambique: identidade, colonialismo e libertação. São Paulo: Ed. UNESP, 2009.
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CHABAL, Patrick. Vozes moçambicanas, literatura e nacionalidade. Águeda: Veja, 1994.
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GOMES, Simone Caputo. “A mulher lê a realidade: escritura de autoria feminina em Cabo Verde”
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Texto disponível em:
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SANTILLI, Maria Aparecida. Literaturas de Língua Portuguesa – marcos e marcas – Cabo Verde: ilhas do Atlântico em prosa e verso. São Paulo: Arte e Ciência, 2007.
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Texto disponível no endereço: http://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/viewFile/49010/53088
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SERRA, Carlos. Identidade, moçambicanidade, moçambicanização. Maputo: Imprensa universitária, 1998.
SERRANO, Carlos; WALDMAN, Maurício. Memória d’África: a temática africana em sala de aula. São Paulo: Cortez, 2010.
TAVARES, Ana Paula. “Cinquenta anos de literatura angolana”. In: Via Atlântica, São Paulo, n. 3, 1999.
Texto disponível em:
http://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/49012/53090.

Carga Horária:

36 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 100
 
Ministrantes: Igor Fernando Vergara Xanthopulo Carmo
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