73457 - Narrativas africanas de língua portuguesa: leituras e reflexões |
Período da turma: | 20/08/2016 a 26/11/2016
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Descrição: | Programa:
1ª. aula – 9h00 às 14h00 Breve panorama das literaturas de língua oficial língua portuguesa Ministrante: Profa. Dra. Rosangela Sarteschi Nesse encontro trataremos de traçar um breve panorama das literaturas dos 5 países africanos de língua oficial portuguesa. 2ª. aula – 9h00 às 14h00 Uma leitura do livro de contos Luuanda, de Luandino Vieira Ministrante: Tatiane Pereira de Santana Ivo O conhecimento e a análise de Luuanda justifica-se na medida em que essa indispensável obra nos dá a ver o espaço e as formas de luta e sobrevivência nos musseques luandenses. Vistos quase sempre sob a égide do olhar colonial, Angola e o seu povo – e o que dita suas relações sociais, culturais e políticas – ganham, nessas estórias, voz e protagonismo. 3ª. aula – 9h00 às 14h00 Uma leitura do romance moçambicano Terra Sonâmbula, de Mia Couto. Ministrante: Maria Paula de Jesus Correa A leitura, estudo e análise de Terra sonâmbula mostram-se importantes para a formação continuada de professores da Educação Básica já que o romance pode oferecer uma visão ampliada acerca da guerra de libertação (1965- 1975) e da guerra civil (1976 a 1992) em Moçambique. É possível ainda, conhecer ou aprofundar os conhecimentos da cultura e da vida do povo moçambicano a partir da leitura das estórias de Muidinga e Tuahir, que, por sua vez, leem as aventuras de Kindzu escritas por ele mesmo em cadernos que são encontrados em um ônibus queimado à beira de uma estrada. 4ª. aula - 9h00 às 14h00 Uma leitura do romance moçambicano Ventos do Apocalipse, de Paulina Chiziane Ministrante: Ms. Igor Fernando Xanthopulo Carmo Ventos do Apocalipse, de Paulina Chiziane, é um romance ficcional que aproxima a sua forma narrativa à tradição oral de contar histórias, porém, ele denuncia o terror vivido pelos refugiados da guerra e da fome durante os conflitos pós-independência de Moçambique. Neste sentido, a partir de sua leitura e reflexão, o encontro pretende situar o complexo espaço da mulher, configurado na obra entre a herança da tradição e as transformações históricas. 5ª. aula – 9h00 às 14h00 Uma leitura do romance moçambicano Ualalapi, de Ungulani Ba Ka Khosa Ministrante: Laiz Colosovski Lopes A partir da obra Ualalapi, de Ungulani Ba Ka Khosa, discutiremos questões sobre a formulação literária dada ao romance em relação ao personagem histórico de Gungunhana, que fora o último imperador do Reino de Gaza. Após a independência de Moçambique, Gungunhana é tomado como herói da resistência nacional no discurso historiográfico. Entretanto, a ficção de Khosa reconstrói esta personagem, abrindo possibilidades de reflexão e questionamento sobre a história oficial contada pela FRELIMO no pós-independência. 6ª. aula – 9h00 às 14h00 Uma leitura do livro de contos Mornas eram as noites, de Dina Salústio Ministrante: Maria Paula de Jesus Correa O livro de contos Mornas eram as noites de Dina Salústio mostra-se importante para a formação continuada de professores da Educação Básica, pois pode oferecer uma visão ampliada acerca da cultura e da vida do povo cabo-verdiano a partir da leitura e análise das estórias de mulheres ali desenhadas pela autora além de motivar a reflexão acerca do lugar de destaque ocupado por Dina Salústio no sistema literário de Cabo Verde. 7ª. aula – 9h00 às 14h00 Uma leitura do romance angolano Mayombe, de Pepetela. Comentários finais do curso Ministrante: Profa. Dra. Rosangela Sarteschi O romance Mayombe narra a organização dos combatentes angolanos nas lutas de independência no interior da floresta que dá nome à obra. Por meio da análise do foco narrativo, é possível compreender as contradições do processo não apenas em relação ao confronto com o exército colonial português mas, sobretudo, aquelas resultantes das diferenças culturais, políticas e sociais existentes no espaço angolano e representadas pela figura de cada combatente. Bibliografia: Narrativas: VIEIRA, José Luandino. Luuanda: estórias. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. COUTO, Mia. Terra Sonâmbula. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995. CHIZIANE, Paulina. Ventos do Apocalipse. Lisboa: Editorial Caminho, 1999 KHOSA, Ungulani Ba Ka. Ualalapi. Belo Horizonte: Nandyala, 2013. PEPETELA. Mayombe. São Paulo: Leya, 2013 SALÚSTIO, Dina. Mornas eram as noites. Praia: Instituto Caboverdiano do Livro e do Disco, 1994. Apoio teórico: ABDALA JR., Benjamin. “A literatura, a diferença e a condição intelectual” In: Revista Brasileira de Literatura Comparada. Rio de Janeiro, 2006, no. 8. ABDALA JR., Benjamin. “Necessidade e solidariedade nos estudos de literatura comparada” In: De vôos e ilhas – Literatura e Comunitarismos. São Paulo: Ed. Ateliê, 2003. ANDERSON, Perry. “Trajetos de uma forma literária”. In: Novos Estudos, Nº 77. CEBRAP, Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, Rio de Janeiro: Março, 2007. BOSI, Alfredo. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. BRAGANÇA, Aquino. & DEPELCHIN, Jacques. “Da idealização da FRELIMO à compreensão da História de Moçambique”. In: Estudos Moçambicanos, 5/6:29-52, 1986. CABAÇO, José Luís. Moçambique: identidade, colonialismo e libertação. São Paulo: Ed. UNESP, 2009. CANDIDO, Antonio. “Literatura e subdesenvolvimento” In: A educação pela noite & outros ensaios. São Paulo: Ed. Ática, 1987. CAVACAS, Fernanda; CHAVES, Rita; MACÊDO, Tânia. Mia Couto: um convite à diferença. São Paulo: Humanitas, 2013. CHABAL, Patrick. Vozes moçambicanas, literatura e nacionalidade. Águeda: Veja, 1994. CHAVES, Rita. “Vida literária e projeto colonial e contradição no império português” e “José Luandino Vieira: consciência nacional e desassossego”. In: Angola e Moçambique: experiência colonial e territórios literários. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005. CHAVES, Rita. A formação do romance angolano. Maputo, São Paulo: FBLP, Via Atlântica, 1999. COELHO, João Paulo Borges. Abrir a fábula: questões da política do passado em Moçambique. Conferência proferida em Coimbra, em 1 de junho de 2011. COUTINHO, Eduardo F. “Literatura comparada, literaturas nacionais e o questionamento do cânone” In: Revista Brasileira de Literatura Comparada. Rio de Janeiro, 1996, no. 3. Texto disponível no endereço: http://revista.abralic.org.br/downloads/revistas/1450310376.pdf FANON, Frantz. Os condenados da terra. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2005. 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Reino de Gaza: O desafio português na ocupação do sul de Moçambique (1821 - 1897). Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2007. SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. SEPÚLVEDA, Lenirce. “Luandino Vieira: paixão e arte de escre(vi)ver”. In: SEPÚLVEDA, Maria do Carmo & SALGADO, Maria Teresa. (Org.) África & Brasil: letras em laços. Rio de Janeiro: Atlântica, 2000. SERRA, Carlos. Identidade, moçambicanidade, moçambicanização. Maputo: Imprensa universitária, 1998. SERRANO, Carlos; WALDMAN, Maurício. Memória d’África: a temática africana em sala de aula. São Paulo: Cortez, 2010. TAVARES, Ana Paula. “Cinquenta anos de literatura angolana”. In: Via Atlântica, São Paulo, n. 3, 1999. Texto disponível em: http://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/49012/53090. |
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Carga Horária: |
36 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 100 | ||||
Ministrantes: |
Igor Fernando Vergara Xanthopulo Carmo Laíz Colosovski Lopes Maria Paula de Jesus Rosangela Sarteschi Tatiane Pereira de Santana Ivo |
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