Atividade

75317 - Leituras em Sânscrito I: textos filosóficos

Período da turma: 03/03/2017 a 30/06/2017

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Pré-requisito:

2 semestres de língua sânscrita ou equivalente; conhecimento do devanagari; casos especiais devem contatar o docente para entrevista (aprigliano@usp.br).

Objetivo:

a. Iniciar e exercitar o estudante com conhecimento básico de sânscrito na leitura de textos originais simples de gênero filosófico, a fim pavimentar o caminho para a leitura de textos mais complexos.
b. Exercitar a pronúncia do sânscrito e a enunciação dos textos.
c. Tomar contato com a interpretação dos textos a partir da consulta a comentadores antigos e modernos.
d. Texto a ser lido: Sad-darsana-samuccaya (“Compêndio dos seis sistemas”) de Haribhadra (VIII d.C.)

Bibliografia:

a. Textos

Damodara Sastri, G. Saddarsanasamuchchaya by Sri Haribhadra-suri with the Laghu-vrtti commentary by Sri Manibhadra. Banaras: Choekhamba Sanskrit Series, 1957. Disponível em: https://archive.org/details/SaddarsanasamuchchayaSriHaribhadraSuri.

b. Gramáticas

APTE, V.S. The Student’s Guide to Sanskrit Composition (Being a Treatise on Sanskrit Syntax). Poona: R.A Sagoon, 1890. Disponível em: http://texts.sangatham.com/learning/Key-To-StudentsGuideToSanskritComposition-VsApte1925.pdf e em: https://archive.org/details/StudentsGuideToSanskritComposition-VsApte1925.

c. Dicionários

APTE, V.S. Practical Sanskrit-English Dictionary. Poona: Arya Vijaya Press, 1890. Disponível em: http://www.sanskrit-lexicon.uni-koeln.de/scans/AP90Scan/2014/web/webtc/indexcaller.php.
MONIER-WILLIAMS, M. A Sanskrit-English Dictionary. Oxford: Clarendon Press. 1889. Disponível em: http://www.sanskrit-lexicon.uni-koeln.de/scans/MWScan/2014/web/webtc/indexcaller.php.
PUJOL, O. Diccionari Sanscrit-Català. Barcelona: Enciclopèdia Catalana, 2005.

Carga Horária:

36 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 15
 
Ministrantes: Adriano Aprigliano


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP