75632 - Inglês para leitura de textos - Nível I - 1º semestre de 2017 |
Período da turma: | 13/03/2017 a 03/07/2017
|
||||
|
|||||
Descrição: | Conteúdo Programático
Conscientização do processo de leitura, visando à transferência de conhecimentos de L1 para L2. Prática de estratégias de leitura, entre elas: predição (antecipação de conteúdo), inferência, uso de palavras repetidas, uso de palavras-chave, uso do contexto imediato e global, uso de conhecimento prévio, dicas tipográficas, seletividade, flexibilidade, skimming, scanning, monitoração. Gramática aplicada a textos, a saber: a) compreensão e tradução de frases nominais; b) distinção entre as diferentes categorias gramaticais da palavra de acordo com o contexto; c) reconhecimento da estrutura da sentença; d) reconhecimento dos tempos verbais e suas respectivas noções; e) percepção dos diferentes marcadores do discurso e de suas respectivas funções retóricas; f) reconhecimento de marcas coesivas do texto (referência textual); g) reconhecimento da voz passiva; h) percepção das diferentes categorias gramaticais do sufixo ING. Ensino de vocabulário, enfocando: a) o uso de cognatos na leitura; b) a formação de palavras por afixos (prefixos e sufixos); c) o uso do dicionário e seleção das palavras de acordo com o contexto e suas funções gramaticais; d) a prática de inferência lexical na leitura. Organização Textual: a) organização geral do texto; b) organização do parágrafo; c) compreensão das relações dentro dos parágrafos por meio de marcadores; d) a distinção entre ideias relevantes e irrelevantes; e) percepção da estrutura cronológica do texto; f) a estrutura organizacional de Abstracts. Metodologia O curso apoia-se na metodologia do ensino de inglês para fins específicos, com foco em necessidades específicas dos alunos e com ênfase no uso comunicativo da língua, em estratégias de leitura e aspectos léxico-gramaticais e discursivos pertinentes para a habilidade de leitura. Avaliação Provas escritas e individuais e/ ou trabalhos escritos individuais. Critérios para aprovação A média para aprovação é igual ou superior a 7,0 (sete). Frequência mínima O aluno deverá ter, no mínimo, 85% de frequência às aulas ministradas, isto é, o aluno não poderá exceder cinco faltas. Bibliografia básica: Apostila elaborada pela professora de acordo com o conteúdo programático acima especificado e com base na metodologia do Inglês para Fins Específicos. Bibliografia complementar: AMORIM, J. O. & SZABÓ, A. LONGMAN gramática escolar da língua inglesa: com exercícios e resposta/ consultor pedagógico. São Paulo: Longman, 2004. AZAR, B. S. Understanding and Using English Grammar. Third Edition. New York: Longman, 1999. BRUSCHINI, R. Aumente seu Vocabulário em Inglês: Prefixos e Sufixos.São Paulo: Disal, 2012. CAMBRIDGE Dictionary of American English for speakers of Portuguese. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2005. FIORE, A. et al. Leitura em Língua Inglesa. São Paulo: Disal, 2011. MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. Cambridge University Press, 1994. PASSWORD English Dictionary for Speakers of Portuguese. São Paulo, Martins Fontes. SWAN, Michael. Practical English Usage.Oxford University Press, 1995. |
||||
Carga Horária: |
60 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 30 | ||||
Ministrantes: |
Ana Sílvia Ciampone Ferreira |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |