Atividade

75632 - Inglês para leitura de textos - Nível I - 1º semestre de 2017

Período da turma: 13/03/2017 a 03/07/2017

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Conteúdo Programático

Conscientização do processo de leitura, visando à transferência de conhecimentos de L1 para L2.

Prática de estratégias de leitura, entre elas: predição (antecipação de conteúdo), inferência, uso de palavras repetidas, uso de palavras-chave, uso do contexto imediato e global, uso de conhecimento prévio, dicas tipográficas, seletividade, flexibilidade, skimming, scanning, monitoração.

Gramática aplicada a textos, a saber: a) compreensão e tradução de frases nominais; b) distinção entre as diferentes categorias gramaticais da palavra de acordo com o contexto; c) reconhecimento da estrutura da sentença; d) reconhecimento dos tempos verbais e suas respectivas noções; e) percepção dos diferentes marcadores do discurso e de suas respectivas funções retóricas; f) reconhecimento de marcas coesivas do texto (referência textual); g) reconhecimento da voz passiva; h) percepção das diferentes categorias gramaticais do sufixo ING.

Ensino de vocabulário, enfocando: a) o uso de cognatos na leitura; b) a formação de palavras por afixos (prefixos e sufixos); c) o uso do dicionário e seleção das palavras de acordo com o contexto e suas funções gramaticais; d) a prática de inferência lexical na leitura.

Organização Textual: a) organização geral do texto; b) organização do parágrafo; c) compreensão das relações dentro dos parágrafos por meio de marcadores; d) a distinção entre ideias relevantes e irrelevantes; e) percepção da estrutura cronológica do texto; f) a estrutura organizacional de Abstracts.


Metodologia

O curso apoia-se na metodologia do ensino de inglês para fins específicos, com foco em necessidades específicas dos alunos e com ênfase no uso comunicativo da língua, em estratégias de leitura e aspectos léxico-gramaticais e discursivos pertinentes para a habilidade de leitura.


Avaliação

Provas escritas e individuais e/ ou trabalhos escritos individuais.


Critérios para aprovação

A média para aprovação é igual ou superior a 7,0 (sete).


Frequência mínima

O aluno deverá ter, no mínimo, 85% de frequência às aulas ministradas, isto é, o aluno não poderá exceder cinco faltas.


Bibliografia básica:

Apostila elaborada pela professora de acordo com o conteúdo programático acima especificado e com base na metodologia do Inglês para Fins Específicos.
Bibliografia complementar:

AMORIM, J. O. & SZABÓ, A. LONGMAN gramática escolar da língua inglesa: com exercícios e resposta/ consultor pedagógico. São Paulo: Longman, 2004.

AZAR, B. S. Understanding and Using English Grammar. Third Edition. New York: Longman, 1999.
BRUSCHINI, R. Aumente seu Vocabulário em Inglês: Prefixos e Sufixos.São Paulo: Disal, 2012.
CAMBRIDGE Dictionary of American English for speakers of Portuguese. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2005.

FIORE, A. et al. Leitura em Língua Inglesa. São Paulo: Disal, 2011.

MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. Cambridge University Press, 1994.

PASSWORD English Dictionary for Speakers of Portuguese. São Paulo, Martins Fontes.

SWAN, Michael. Practical English Usage.Oxford University Press, 1995.

Carga Horária:

60 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Ana Sílvia Ciampone Ferreira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP