Atividade

76136 - Inglês para Graduandos - Nível 2

Período da turma: 14/03/2017 a 14/07/2017

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Inglês para Graduandos USP – Nível 2

Profa Dra Marília Mendes Ferreira
5837868
Profa Dra. Angela Corte
Alunos da Graduação -USP
60 horas
(X ) Presencial ( ) Semi-presencial ( ) A distância

1º semestre de 2017
Aprimorar habilidades de compreensão e expressão orais e escritas relativas a usuário básico e independente de língua inglesa, com foco em aspectos linguístico-comunicativos, a fim de que o aluno possa interagir em situações informais e em contextos universitários.


a) criar condições de vivência de situações comunicativas autênticas e usuais, visando à produção e compreensão da língua inglesa oral e escrita, de forma que o aluno consiga atingir o nível intermediário B1.
b) favorecer a compreensão de culturas diferentes e o respeito à diversidade.
c) desenvolver a autonomia do aluno enquanto aprendiz de língua, para que assuma responsabilidade e controle de sua própria aprendizagem.
As interações escritas e orais em língua inglesa ocorrem com maior frequência no contexto acadêmico e universitário. O processo de internacionalização da Universidade de São Paulo demanda alunos que sejam capazes de interagir com professores e alunos estrangeiros por meio da língua inglesa. Este curso vem preencher uma lacuna no sentido de auxiliar o aluno a desenvolver a competência comunicativa em língua inglesa e, assim, poder participar de eventos comunicativos pertinentes ao contexto acadêmico de nossa Universidade.
O participante aprenderá neste curso:


Compreender histórias simples e textos sobre assuntos familiares, e-mails e cartas de amigos ou colegas;
Compreender as informações principais do noticiário de TV sobre assuntos familiares;
Compreender anúncios simples, tais como os de aeroportos;
Compreender instruções simples, tais como as de como usar um telefone ou caixa eletrônico.
Selecionar informações relevantes em classificados, catálogos, páginas da Web, entre outros;
Falar sobre eventos passados;
Falar sobre a sua educação e carreira, descrevendo experiências relacionadas de uma forma simples;
Completar um questionário ou formulário padronizado com informações sobre a formação escolar, trabalho, interesses e habilidades, usando frases curtas;
Escrever mensagens curtas, cartas ou e-mails, falando sobre assunto cotidiano;
Fazer, aceitar e recusar convites e sugestões de forma polida;
Fazer pedidos;
Expressar as razões para gostar ou não gostar de algo;
Pedir e dar opiniões;
Concordar e discordar de forma simples;
Comprar comida e bebida;
Fazer compras;
Compreender e falar sobre previsão de tempo para viagem;
Comprar passagens, descobrir e dar informações sobre horários, custos, etc.;
Atender ao telefone, trocar informações simples e conversar ao telefone de forma breve;
Resumir as histórias simples que leram;
Escrever cartas formais e informais simples;
Fazer autocorreções de orações nas produções escritas,
Usar um dicionário de corpus como uma ferramenta de aprendizagem adicional.

O processo de ensino-aprendizagem é visto como contínuo, permanente, construído no convívio social, por meio de atividades didáticas que levem a interações sociais significativas e relevantes para o aluno, levando em conta suas necessidades e objetivos de aprendizagem específicos.
O participante será avaliado de forma contínua por meio de atividades e tarefas desenvolvidas ao longo do curso, envolvendo:
a) apresentações orais de trabalho desenvolvidas em sala ou como tarefas de casa;
b) atividades de compreensão oral;
c) atividades de expressão escrita, desenvolvidas em sala ou como tarefas de casa;
d) provas;
e) leitura de livro em versão simplificada;
f) autoavaliações e/ ou avaliações entre pares.
Será aprovado no curso o aluno que obtiver, no mínimo, a média 7,0 no curso.
O aluno deverá ter, no mínimo, 85% de frequência às aulas ministradas, isto é, ele não poderá exceder seis faltas no decorrer do curso.
Às 3ªs e 5ªs feiras – das 12h às 14h
20 vagas
a) estar regularmente matriculado em um curso de graduação da USP;
b) ter cursado, pelo menos, o 1º semestre letivo de seu curso de origem.
c) ter sido aprovado no curso Inglês para Graduandos I ou ter sido aprovado no teste de nível de inglês oferecido pelo Centro de Línguas.
Será oferecido teste de nível para alunos novos em 14/12/2016 das 14h às 16h. (Caso haja vagas remanescentes, um novo teste será oferecido em 21/02/2017 das 14h às 16h).
Apostila elaborada pela professora com base na metodologia de ensino de línguas para fins específicos e de acordo com as necessidades dos alunos.
MCCARTHY Michael & O’DELL, Felicity. English Vocabulary in Use- Intermediate With CD Rom and answers. Cambridge University Press, 2010.
MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. Cambridge University Press, 1994.
SHOVEL, Martin. Making Sense of Phrasal Verbs. Cassel.
SWAN, Michael. Practical English Usage.Oxford University Press, 1995.
SWAN, Michael e WALTER, Catherine. Oxford English Grammar Course – Advanced. Oxford University Press, 2011.

Carga Horária:

60 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Angela Cristina de Oliveira Corte


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP