Atividade

76374 - Cinema cômico italiano e estereótipos

Período:
Quinta 12:30 às 14:00
Sexta 12:30 às 14:00
 
Descrição: O curso será ministrado em português.
Será feito inicialmente um panorama geral da cinematografia italiana em questão para contextualizar a importância do ator que será apresentado. A partir de então, o intérprete e seus personagens serão apresentados e ilustrados através da projeção de trechos de vários filmes fundamentais nas suas respectivas filmografias. Finalmente, será discutido como os estereótipos apresentados foram construídos e qual a importância que adquiriram no imaginário do italiano. Os atores escolhidos para esse percurso serão:
(27/04/2017) TOTÓ: apresentação dos fatos mais importantes da sua vida; contextualização do momento histórico da Itália e do cinema italiano referente ao período de sua atuação; sua importância no cinema italiano; repercussão do seu sucesso e de seus personagens; análise da construção do personagem através de estereótipos; projeção de trechos importantes da sua filmografia.
(28/04/2017) ALBERTO SORDI: apresentação dos fatos mais importantes da sua vida; contextualização do momento histórico da Itália e do cinema italiano referente ao período de sua atuação; sua importância no cinema italiano; repercussão do seu sucesso e seus personagens; análise da construção do personagem através de estereótipos; projeção de trechos importantes da sua filmografia.
(04/05/2017) DIEGO ABATANTUONO: apresentação dos fatos mais importantes da sua vida; contextualização do momento histórico da Itália e do cinema italiano referente ao período de sua atuação; sua importância no cinema italiano; repercussão do seu sucesso e seus personagens; análise da construção do personagem através de estereótipos; projeção de trechos importantes da sua filmografia.
(05/05/2017) CHECCO ZALONE: apresentação dos fatos mais importantes da sua vida; contextualização do momento histórico da Itália e do cinema italiano referente ao período de sua atuação; sua importância no cinema italiano; repercussão do seu sucesso e seus personagens; análise da construção do personagem através de estereótipos; projeção de trechos importantes da sua filmografia.

BIBLIOGRAFIA:
BRUNETTA, Gian Piara. Dai miracolo economico agli anni novanta. 3° edizione. Roma: Editori Riuniti, 2001. (Storia del cinema italiano. Vo1,4).
. Dal neorealismo al miracolo economico 1945-1959. 3° edizione. Roma: 'Editori Riuniti,
2001. (Storia dei cinema italiano. Vo1.3).
(Org.). Identità italiana e identità europea nel cinema italiano. Dal 1945 aí miracolo
economico. Torino: Edizione della Fondazione Giovanni Agnelli, 1996.
COMAND, Mariapia. Commedia all'italiana. Milano: II Gastara, 2010.
D'AMICO, Masolino. La commedia all'italiana. II cinema comico in 'taba dal 1945 al 1975. Milano: Mondadori, 1985 (2° ed: il Saggiatore, Milano, 2008).
GIACOVELLI, Enrico. La commedia all'italiana. La storía, í luoghi, gli autor!, gli attori, i film. Roma: Gremese Editore,1990.
GILI, Jean-A. Arrivano i mostri. 1 volti della commedia italiana. Bologna: Cappelli, 1980.
LIZZANI, Cario. II cinema italiano. Dalie origini agli anni ottanta. 2° edizione. Roma: Editod Riuniti, 1982. MEREGHETTI, Paolo. li,Mereghetti Dizionario dei Film 2006. Milano. Baldini Castoldi Balai Editore, 2006,
PERGOLARI, Andrea. Dizionario dei protagonisti dei cinema comico e della commedia all'italiana. Roma: Un mondo a parte, 2003.

Carga Horária:

6 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Fernanda Stucchi
Maria Cecilia Casini


 
<<  voltar

Créditos
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP