76374 - Cinema cômico italiano e estereótipos |
Período da turma: | 27/04/2017 a 05/05/2017
|
||||
|
|||||
Descrição: | O curso será ministrado em português.
Será feito inicialmente um panorama geral da cinematografia italiana em questão para contextualizar a importância do ator que será apresentado. A partir de então, o intérprete e seus personagens serão apresentados e ilustrados através da projeção de trechos de vários filmes fundamentais nas suas respectivas filmografias. Finalmente, será discutido como os estereótipos apresentados foram construídos e qual a importância que adquiriram no imaginário do italiano. Os atores escolhidos para esse percurso serão: (27/04/2017) TOTÓ: apresentação dos fatos mais importantes da sua vida; contextualização do momento histórico da Itália e do cinema italiano referente ao período de sua atuação; sua importância no cinema italiano; repercussão do seu sucesso e de seus personagens; análise da construção do personagem através de estereótipos; projeção de trechos importantes da sua filmografia. (28/04/2017) ALBERTO SORDI: apresentação dos fatos mais importantes da sua vida; contextualização do momento histórico da Itália e do cinema italiano referente ao período de sua atuação; sua importância no cinema italiano; repercussão do seu sucesso e seus personagens; análise da construção do personagem através de estereótipos; projeção de trechos importantes da sua filmografia. (04/05/2017) DIEGO ABATANTUONO: apresentação dos fatos mais importantes da sua vida; contextualização do momento histórico da Itália e do cinema italiano referente ao período de sua atuação; sua importância no cinema italiano; repercussão do seu sucesso e seus personagens; análise da construção do personagem através de estereótipos; projeção de trechos importantes da sua filmografia. (05/05/2017) CHECCO ZALONE: apresentação dos fatos mais importantes da sua vida; contextualização do momento histórico da Itália e do cinema italiano referente ao período de sua atuação; sua importância no cinema italiano; repercussão do seu sucesso e seus personagens; análise da construção do personagem através de estereótipos; projeção de trechos importantes da sua filmografia. BIBLIOGRAFIA: BRUNETTA, Gian Piara. Dai miracolo economico agli anni novanta. 3° edizione. Roma: Editori Riuniti, 2001. (Storia del cinema italiano. Vo1,4). . Dal neorealismo al miracolo economico 1945-1959. 3° edizione. Roma: 'Editori Riuniti, 2001. (Storia dei cinema italiano. Vo1.3). (Org.). Identità italiana e identità europea nel cinema italiano. Dal 1945 aí miracolo economico. Torino: Edizione della Fondazione Giovanni Agnelli, 1996. COMAND, Mariapia. Commedia all'italiana. Milano: II Gastara, 2010. D'AMICO, Masolino. La commedia all'italiana. II cinema comico in 'taba dal 1945 al 1975. Milano: Mondadori, 1985 (2° ed: il Saggiatore, Milano, 2008). GIACOVELLI, Enrico. La commedia all'italiana. La storía, í luoghi, gli autor!, gli attori, i film. Roma: Gremese Editore,1990. GILI, Jean-A. Arrivano i mostri. 1 volti della commedia italiana. Bologna: Cappelli, 1980. LIZZANI, Cario. II cinema italiano. Dalie origini agli anni ottanta. 2° edizione. Roma: Editod Riuniti, 1982. MEREGHETTI, Paolo. li,Mereghetti Dizionario dei Film 2006. Milano. Baldini Castoldi Balai Editore, 2006, PERGOLARI, Andrea. Dizionario dei protagonisti dei cinema comico e della commedia all'italiana. Roma: Un mondo a parte, 2003. |
||||
Carga Horária: |
6 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Fernanda Stucchi Maria Cecilia Casini |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |