Atividade

77757 - Fundamentos de Gestão para o Marketing

Período:
Quarta 20:00 às 22:30
 
Descrição: 1 Perspectivas da gestão empresarial

Conteúdo Programático:

As organizações e a administração
O processo de administração
A evolução do pensamento em administração
Funções da administração
Desafios da gestão empresarial

Referências Bibliográficas:

DAFT, Richard L. Administração. São Paulo: Thomson Learning, 2006.
JONES, Gareth R. Administração contemporânea. São Paulo: McGraw-Hill, 2008
CHIAVENATO, I. Teoria geral da administração – Vol. I e II. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
FERREIRA, A.A.; REIS, A.C.F.; PEREIRA, M.I. Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias. São Paulo:
Pioneira, 2002.
SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática


2 Quebra de Paradigmas

Conteúdo Programático:

• A Empresa Moderna;
• Planejamento Estratégico;
• Gestão de Valor através de projetos e de gestão de projetos;
• Gestão Empresarial;
• Política de Negócios;
• Negociação de Conflitos;
• Responsabilidade Social.
Referências Bibliográficas:


ARRUDA,M.C.,WHITAKER,M.C.,RAMOS,J.M. Fundamentos de Ética Empresarial e Econômica.3ed.São Paulo:
Atlas, 2007,222p.
ASHLEY,P.A. et al. Ética e Responsabilidade Social nos Negócios.2ed. São Paulo: Saraiva,2005, 340p.
PIMENTA,S.M. et al. Terceiro Setor : dilemas e polêmicas. São Paulo: Saraiva, 2006,262p.
PASSOS,E. Ética nas Organizações. São Paulo: Atlas, 2007, 184p.
REIS, C.N.; MEDEIROS, L.E. Responsabilidade Social das Empresas e Balanço Social. São Paulo: Atlas, 2007

3 Análise do Ambiente Setorial e Economia de Empresas

Conteúdo Programático:

• Fundamentos da oferta e da demanda
• Demanda individual e demanda de mercado
• Teoria da firma
• Análise de mercados competitivos
• Poder de mercado
• Determinação de preços e poder de mercado
• Competição monopolística e oligopólio
• Teoria dos jogos e estratégia competitiva
• Economia de empresas

Referências Bibliográficas:

PINDYCK, Robert; RUBINFELD, Daniel L. Microeconomia. São Paulo: Pearson, 2010.

VASCONCELLOS, M. A. S; TONETO JUNIOR, R.; GREMAUD, A. P. Economia brasileira contemporânea. 7º ed. São Paulo: Atlas, 2007.


4 Análise do ambiente econômico nacional

• Mensurando a economia do país
• Determinação do PIB no curto prazo
• Moeda, sistema financeiro e política monetária
• A demanda por moeda e a determinação da taxa de juros
• O modelo IS-LM
• Mercado de trabalho: taxa de desemprego, determinação salarial
• Economia internacional
• Crescimento e desenvolvimento econômico
Referências Bibliográficas:

VASCONCELLOS, M. A. S; TONETO JUNIOR, R.; GREMAUD, A. P. Economia brasileira contemporânea. 7º ed. São Paulo: Atlas, 2007.

5 Gestão de Operações e Serviços


Conteúdo Programático:


• Gestão de operações no Brasil Estratégia corporativa e logística
• Transporte
• Localização
• Cadeias de suprimentos
• Estoques
• Sistemas de qualidade

Referências Bibliográficas:


SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
FITZSIMMONS, J. A. FITZSIMMONS, M. J. Administração de serviços. São Paulo: Bookman, 2010.
DAFT, Richard L. Administração. São Paulo: Thomson Learning, 2006.
JONES, Gareth R. Administração contemporânea. São Paulo: McGraw-Hill, 2008


6 Ambiente legal e direito do consumidor

Conteúdo Programático:

• Direito constitucional
• Direitos e garantias fundamentais
• Organização político-administrativa
• Administração pública
• Sistema tributário nacional
• Legislação tributária
• Obrigação tributária
• Crédito tributário
• Competência tributária
• Impostos federais, estaduais e municipais
• Direito do consumidor

Referências Bibliográficas:

FUHRER, M.C. e MILARÉ, E. Manual de Direito Público e Privado. Revista dos Tribunais, São Paulo, 2010.

Carga Horária:

72 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 280
 
Ministrantes: Alan Martins
Janaina de Moura Engracia Giraldi
Jorge Henrique Caldeira de Oliveira
José Alberto de Camargo
Sonia Valle Walter Borges de Oliveira


 
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