Atividade

78043 - Inglês para escrita acadêmica

Período da turma: 12/09/2017 a 19/12/2017

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Título do Curso Inglês para escrita acadêmica
Docente Responsável Prof. Dra. Marilia Mendes Ferreira
Nº USP 1648602
Ministrante Nivia Marcello
Público-alvo Alunos de pós-graduação e docentes USP e alunos de pós-graduação de outras instituições
Carga horária 30h
Modalidade Presencial
Período de oferecimento 2º semestre 2017
Objetivos Gerais Escrever textos acadêmicos e aprimorar o conhecimento de gramática e vocabulário em inglês relacionado a textos acadêmicos.
Objetivos Específicos Estruturar e redigir parágrafos e abstracts; analisar e utilizar as estruturas linguísticas e organizações textuais mais comuns em textos acadêmicos; revisar tópicos gramaticais e de vocabulário relacionados a textos acadêmicos; identificar e corrigir os erros linguísticos mais comuns; revisar e analisar textos acadêmicos próprios e de outros; saber utilizar diferentes fontes de pesquisa terminológica online; utilizar corpora como fonte de pesquisa.
Justificativa O número de publicações de textos acadêmico-científicos produzidos em diferentes áreas de conhecimento em línguas estrangeiras é, sem dúvida, bastante significativo. As diversas unidades da Universidade de São Paulo divulgam seus trabalhos nessas publicações. É exigida dos alunos de pós-graduação e de pesquisadores da universidade a redação de abstracts e artigos em língua inglesa. Para atender a esse público, cujo objetivo é redigir textos acadêmicos, propomos o curso Inglês para Escrita Acadêmica, voltado para desenvolver a competência de escrita em língua inglesa.
Conteúdo Programático • Redação e revisão de parágrafos e resumos (abstracts)
• Estudo de vocabulário acadêmico
• Tempos verbais variados, verbos modais e voz passiva
• Hedging
• Marcadores discursivos
• Uso de dicionários online
• Uso de corpora
• Regência verbal e nominal.
• Colocações e coligações.
Metodologia Utiliza-se a metodologia advinda do Ensino de Inglês para Fins Específicos.
As principais características são: baseia-se em necessidades do aluno; aprende-se a língua para desempenhar tarefas escritas ou orais dentro da área de atuação; é centrada na linguagem apropriada às atividades específicas de atuação (léxico, gramática, habilidades, gênero) e os conteúdos são relacionados às atividades específicas.
São características variáveis: a área do conhecimento; as habilidades e estratégias a serem desenvolvidas; a heterogeneidade do conhecimento linguístico e o tempo limitado.
Fonte: DUDLEY-EVANS & M. J. ST. JOHN (2006) Developments in English for Specific Purposes - A multi-disciplinary approach. Cambridge: Cambridge University Press.
Avaliação Avaliação continuada por meio de exercícios escritos e trabalhos individuais ou em grupo.
Critérios para aprovação Frequência de 85% ou mais, e nota mínima 7,0.
Frequência mínima 85%
Oferecimento Quinta-feira, das 12h – 14h
Número de vagas por turma 25 (número mínimo de alunos para abertura do curso: 10)
Pré-Requisitos Nível intermediário em inglês. Será aplicado um teste escrito para avaliação do conhecimento de língua inglesa dos candidatos.
Teste de Nível 31 de agosto, das 12h às 14h

Critérios para atribuição de vagas 60% de aprovação no teste de nível
Bibliografia CHAZAL, E. & McCARTER, S. Oxford EAP – a course in English for academic purposes (B2). Oxford, Oxford University Press, 2012.

HINKEL, E. Teaching Academic ESL Writing. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers, 2004.

HOGUE, A. & OSHIMA, A. Academic Writing. New York, Longman-Pearson, 2008.
JORDAN, R.R. Academic Writing Course. London: Longman, 1999.
________. English for Academic Purposes. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

MACCARTHY, M. English Collocations in Use. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

________. & O’DELL, F. Academic Vocabulary in Use. Cambridge. Cambridge University Press, 2000.

MARCELLO, Nivia. Perfect Tenses. São Paulo: Disal Editora, 2006.

STRAUCH, A. Bridges to Academic Writing. Cambridge. Cambridge University Press, 2000.

SCHULSTER, E.; LEVKOWITZ, H.; OLIVEIRA JR. O. Writing Scientific Papers in English Successfully. São Carlos: Compacta Editora, 2014.

TAGNIN, S. O Jeito que a Gente Diz. São Paulo: Disal Editora, 2013.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 25
 
Ministrantes: Nivia Maria Rodrigues Fernandes Marcello


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP