Atividade

78083 - Inglês para graduandos -- Nível III

Período da turma: 22/08/2017 a 21/11/2017

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Descrição: Público- alvo Alunos da Graduação - USP
Carga horária 45 horas
Modalidade (X ) Presencial ( ) Semi-presencial ( ) A distância
Período de oferecimento 2º semestre de 2017
Objetivos Gerais Desenvolver as habilidades de compreensão e expressão orais e escritas relativas a usuário independente de língua inglesa, com foco em aspectos linguístico-comunicativos, a fim de que o aluno possa interagir em situações informais e em contextos universitários.
Objetivos Específicos a) criar condições de vivência de situações comunicativas autênticas e usuais, visando à produção e compreensão da língua inglesa oral e escrita, de forma que o aluno consiga atingir o nível intermediário B1.
b) favorecer a compreensão de culturas diferentes e o respeito à diversidade.
c) desenvolver a autonomia do aluno enquanto aprendiz de língua, para que assuma responsabilidade e controle de sua própria aprendizagem.
Justificativa As interações escritas e orais em língua inglesa ocorrem com maior frequência no contexto acadêmico e universitário. O processo de internacionalização da Universidade de São Paulo demanda alunos que sejam capazes de interagir com professores e alunos estrangeiros por meio da língua inglesa. Este curso vem preencher uma lacuna no sentido de auxiliar o aluno a desenvolver a competência comunicativa em língua inglesa e, assim, poder participar de eventos comunicativos pertinentes ao contexto acadêmico de nossa Universidade.
Conteúdo Programático O participante aprenderá neste curso:

 Compreender palestras curtas sobre temas familiares;
 Compreender os pontos principais em programas de TV sobre temas familiares;
 Compreender pontos principais de artigos de jornais e revistas;
 Compreender versões simplificadas de romances e contos;
 Expressar sentimentos e atitudes como surpresa, felicidade, tristeza, interesse e desinteresse;
 Dar e pedir opiniões pessoais em uma discussão informal com amigos, concordando e discordando polidamente;
 Falar sobre planos e propor alternativas;
 Explicar e justificar ações e planos;
 Comparar e contrastar pessoas, objetos e lugares;
 Falar sobre doenças;
 Fazer reclamações;
 Comentar sobre situações imprevistas;
 Fazer reservas;
 Fazer uma apresentação curta e responder perguntas de forma clara;
 Resumir informações sobre assuntos de várias fontes com o objetivo de apresentá-las;
 Identificar conclusões em textos argumentativos;
 Descrever uma experiência, real ou imaginária, incluindo sentimentos e reações;
 Escrever sobre um tema familiar, comparando e contrastando opiniões diferentes;
 Repetir a informação dita como recurso para verificar a compreensão;
 Usar palavras de ligação para relacionar as ideias de forma coerente;
 Usar marcadores de pausa no discurso oral para planejar e corrigir o que está sendo dito.
Metodologia O processo de ensino-aprendizagem é visto como contínuo, permanente, construído no convívio social, por meio de atividades didáticas que levem a interações sociais significativas e relevantes para o aluno, levando em conta suas necessidades e objetivos de aprendizagem específicos.
Avaliação O participante será avaliado de forma contínua por meio de atividades e tarefas desenvolvidas ao longo do curso, envolvendo:
a) apresentações orais de trabalho desenvolvidas em sala ou como tarefas de casa;
b) atividades de compreensão oral;
c) atividades de expressão escrita, desenvolvidas em sala ou como tarefas de casa;
d) provas;
e) leitura de contos;
e) auto avaliações e/ou avaliações entre pares.
Critérios para aprovação Será aprovado no curso o aluno que obtiver, no mínimo, a média 7,0 no curso.
Frequência mínima O aluno deverá ter, no mínimo, 85% de frequência às aulas ministradas, isto é, ele não poderá exceder cinco faltas no decorrer do curso.
Oferecimento Às 3ªs e 5ªs – das 12h às 14h
Número de vagas por turma 20 vagas
Pré-Requisitos a) estar regularmente matriculado em um curso de graduação da USP;
b) ter cursado, pelo menos, o 1º semestre letivo de seu curso de origem.
c) ter sido aprovado no curso Inglês para Graduandos II ou ter sido aprovado no teste de nível oferecido pelo Centro de Línguas.
Teste de Nível Será oferecido teste de nível para alunos novos em 03/08/2017 das 14h às 16h. (Caso haja vagas remanescentes, um novo teste será oferecido em 31/08/2017 das 14h às 16h).


Bibliografia Apostila elaborada pela professora com base na metodologia de ensino de línguas para fins específicos e de acordo com as necessidades dos alunos.
Bibliografia Complementar MCCARTHY Michael & O’DELL, Felicity. English Vocabulary in Use- Intermediate With CD Rom and answers. Cambridge University Press, 2010.
MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. Cambridge University Press, 1994.
SHOVEL, Martin. Making Sense of Phrasal Verbs. Cassel.
SWAN, Michael. Practical English Usage.Oxford University Press, 1995.
SWAN, Michael e WALTER, Catherine. Oxford English Grammar Course – Advanced. Oxford University Press, 2011.

Carga Horária:

45 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Angela Cristina de Oliveira Corte


 
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