Atividade

78545 - Metodologia de Pesquisa Científica

Período da turma: 08/03/2018 a 31/05/2018

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Descrição: Ementa:
A disciplina descreve as características essenciais do método de pesquisa científica, como é comumente entendido e aceito pela maioria da comunidade científica contemporânea. Discute as diversas proposições normativas oriundas do debate ético e epistemológico que se desenrola em torno da comunidade científica, fundamentalmente ao longo do século XX. As peculiaridades dessas questões no contexto da pesquisa na área da saúde são as mais enfocadas em função da natureza da instituição, ou seja, do desenvolvimento de pesquisa voltada para saúde humana.

Conteúdo Programático:
• Diferença entre conhecimento científico e conhecimento não científico.
• Noção da hipótese em contraste com teoria, lei e o conceito amplo de verdade.
• Conceito de pergunta científica.
• Os conceitos relativos à pesquisa pura e pesquisa aplicada.
• Estudos observacionais e estudos experimentais.
• Significado de condições controladas na ciência em geral e na pesquisa biológica.
• A complexidade dos seres vivos como desafio ao conhecimento científico.
• Pesquisa prospectiva e retrospectiva.
• Critérios de objetividade e reprodutibilidade da pesquisa científica. O problema da quantificação de observações e de resultados e as diferenças entre os vários campos.
• Etapas da pesquisa experimental: levantamento bibliográfico, experimento piloto, coleta de dados, análise e publicação.
• As publicações científicas, sua avaliação e quantificação em relação às políticas de avaliação e fomento da pesquisa científica. A bibliometria, o fator de impacto das publicações e outros modos de quantificar sua qualidade.
• Amostras casuais, sistemáticas, estratificadas ou por blocos.
• Introdução à Pesquisa Qualitativa
• Introdução à Pesquisa Quantitativa
• O condicionamento teórico da observação e a subterminação das teorias pelos fatos.
• Conteúdo empírico e refutabilidade das afirmações científicas.
• Fase da pesquisa clinica e de testes de novos medicamentos. Relação entre modelos animais e humanos.
• Controles “positivos” e “negativos”, placebo e tratamentos convencionais. Os limites do desenvolvimento de novas drogas no horizonte histórico.
• Uso e abuso da estatística: interpretações e equívocos sobre análise estatística.
• Relação entre inferência estatística e a idéia de casualidade.
• Tipos de amostras em estudos retrospectivos e prospectivos.
• Experimentos e seus problemas éticos: animais e seres humanos.
• Os comitês de ética e a regulamentação da pesquisa científica.

Metodologia: A disciplina fará uso aulas expositiva aberta (80% da carga horária) à discussão das ideias, com o emprego de material de apoio na forma do texto e de apresentação audiovisual. Além dessas aulas expositivas e de discussão, haverá aulas com demonstração prática de ferramentas de pesquisa bibliográfica (20% da carga horária) e de análise de impacto de publicações científicas, com recursos da rede internacional de computadores.
Recursos Audiovisuais: multimídia, quadro branco.

Bibliografia:
Chalmers AF, Hossne WS. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense; 1993.
Demo, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. 3. ed. rev. e ampl. 12. reimpr. São
Paulo: Atlas, 2009. 293 p.
Gewandsznajder F. O que é o método científico. São Paulo: Pioneira; 1989.
Gil, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. 12. reimpr. São Paulo: Atlas,2009. 175 p.
Lakatos, Eva Maria; Marconi, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica.6. ed. 7. reimpr. São Paulo: Atlas, 2009. 315 p.
Severino, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
Vieira S. Metodologia científica para a área de saúde. Rio de Janeiro: Campus; 2002.

Carga Horária:

100 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 11
 
Ministrantes: Eduardo Massad


 
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