Atividade

78552 - Processos de Inclusão e Exclusão Social

Período da turma: 03/09/2018 a 29/03/2019

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Descrição: Ementa: A disciplina objetiva alcançar a compreensão sobre o conceito de inclusão e exclusão social a partir da formação sociocultural brasileira. Estimula discussão e a reflexão quanto à exclusão de pessoas com deficiências físicas incapacitantes na família e na sociedade. Busca promover a compreensão dos valores institucionais pautados no desenvolvimento das potencialidades e da emancipação das pessoas com deficiência. Promove a habilidade dos alunos no sentido de compreender a realidade social e cultural nos processos de exclusão e inclusão social das pessoas com deficiências. Apresenta as políticas públicas de acessibilidade, promoção, inclusão social e direitos constitucionais nas Esferas Federal, Estadual e Municipal. Busca habilitar os alunos para identificar processos de Exclusão Social nos vários setores que compõe o cotidiano da vida em sociedade.

Conteúdo Programático:
Aspectos filosóficos, históricos e conceituais dos processos de exclusão e inclusão da pessoa com deficiência
A inclusão inserida no contexto das Políticas Públicas
Inclusão e acessibilidade
Inclusão social e o princípio da diversidade
Construção compartilhada de práticas inclusivas
Inclusão da pessoa com Deficiência
Inclusão e atenção integral à saúde.
A pessoa com deficiência e o exercício da cidadania.

METODOLOGIA:
Atividades Docentes:
Aula expositiva com recurso visual,
Leitura dirigida,
Discussão e síntese.
Atividades discentes:
Leitura de texto,
Debate, levantamento de questões.
Avaliação:
Trabalho escrito sobre a temática.
RECURSOS AUDIOVISUAIS


BIBLIOGRAFIA
CASTEL, R. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis: Vozes, 1998.
______. Da indigência, à exclusão, a desfiliação: precariedade do trabalho e vulnerabilidade relacional. In: Saúde e Loucura - Grupos e Coletivos, nº4. São Paulo: Ed. Hucitec, 1994
SASSAKI, Romeu Kazumi. Construindo uma Sociedade para Todos. Rio de Janeiro, ed. WVA, 1997.
A convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência, Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa com deficiência – CORDE, Secretaria dos Direitos Humanos, 2008.
BATTINI, O, SUAS Sistema Único de Assistência Social em debate, CIPEC, CNPq, 2007, SP.
CRESS SP. Legislação Brasileira para o Serviço Social: Coletânea de Leis, decretos e regulamentos para instrumentação da (o) Assistente Social. São Paulo, CRESS-SP, 2004.
GOUVEIA, R Saúde Pública, Suprema Lei: A nova legislação para a conquista da saúde, São Paulo: Mandacaru, 2000.
______. ______. ______. Educação inclusiva: documento subsidiário à política
de inclusão. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Especial,
2005b.
FIGUEIREDO, Guilherme José Purvin. Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência. São Paulo, SP, ed. Max Limonad, 1997.
SAWAIA, B. Introdução: exclusão ou inclusão perversa. In: Sawaia, B. (Org.). As artimanhas da exclusão - análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 2005.
LAVRADOR, M.C.C., Processo de Exclusão e Inclusão Social,In: BARROS,M.E.B.; ABDALA, M. (Orgs.). Mundo e Sujeito: aspectos subjetivos da globalização. São Paulo: Paulus, 2005, p.115-127.

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 11
 
Ministrantes: Kátia Monteiro de Benedetto Pacheco
Linamara Rizzo Battistella
Viviane Duarte de Oliveira


 
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