Atividade

78572 - Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional na Era da Web Social

Período da turma: 01/11/2019 a 31/01/2020

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivos:
Caracterizar a Aprendizagem Colaborativa em Suporte Computacional (CSCL), apresentando o seu histórico de evolução, discutindo os seus conceitos básicos, e relacionando as principais tecnologias que a viabilizam, oportunidades trazidas pela Cibercutura e experiências atuais.

Ementa:
1. O que é Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional? 2. Histórico 3. Conceitos, definições e visões 4. Estado da arte e principais tecnologias envolvidas 5. Web Social, Cibercultura e Ciência da Web 6. Tecnologias da Web Social na Educação: Ponto de vista do professor e ponto de vista do aluno. 7. Desenvolvimento e avaliação de tecnologias sociais para ensino-aprendizagem 8. Pesquisa atuais em CSCL 9. Perspectivas futuras.

Referências:
PIMENTEL, M.; FUKS, H., orgs. Sistemas Colaborativos. Rio de Janeiro - RJ: Elsevier-Campus-SBC, 2011. 416 p. ISBN 978-85-352-4669-8
STAHL, G. Global introduction to CSCL. Lulu. com, 2010.
STAHL, G.; KOSCHMANN, T.; SUTHERS, D. Computer-supported collaborative learning. In.: SAWYER, R. K. (Ed.). Cambridge Handbook of the Learning Sciences. Cambridge University Press, 2005.
STAHL, G. Essays in computer-supported collaborative learning. Lulu. com, 2016.
STAHL, G. Essays in philosophy of group cognition. Lulu. com, 2015.
STAHL, G. Group Cognition: Computer Support for Building Collaborative Knowledge (Acting with Technology). 2006.
NOKES-MALACH, T. J.; RICHEY, J. E.; GADGIL, S. When is it better to learn together? Insights from research on collaborative learning. Educational Psychology Review, v. 27, n. 4, p. 645-656, 2015.
PORTO, C., and SANTOS, E., orgs. Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2014, 445 p. ISBN 978-85-7879-283-1. Available from SciELO Books .
GROSSECK, Gabriela. To use or not to use web 2.0 in higher education?. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 1, n. 1, p. 478-482, 2009.
DABBAGH, N.; KITSANTAS, A. Personal Learning Environments, social media, and self-regulated learning: A natural formula for connecting formal and informal learning. The Internet and higher education, v. 15, n. 1, p. 3-8, 2012.
MORAN, M.; SEAMAN, J.; TINTI-KANE, H. Teaching, Learning, and Sharing: How Today's Higher Education Faculty Use Social Media. Babson Survey Research Group, 2011.
TESS, P. A. The role of social media in higher education classes (real and virtual)–A literature review. Computers in Human Behavior, v. 29, n. 5, p. A60-A68, 2013.
LIPPONEN, L. Exploring foundations for computer-supported collaborative learning. In: Proceedings of the conference on computer support for collaborative learning: Foundations for a CSCL community. International Society of the Learning Sciences, 2002. p. 72-81.
LEHTINEN, E. et al. Computer supported collaborative learning: A review. The JHGI Giesbers reports on education, v. 10, 1999.
LEHTINEN, E. Computer-supported collaborative learning: An approach to powerful learning environments. Powerful learning environments: Unravelling basic components and dimensions, p. 35-54, 2003.
STAHL, G. Group practices: a new way of viewing CSCL. International Journal of Computer-Supported Collaborative Learning, v. 12, n. 1, p. 113-126, 2017.

Carga Horária:

42 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 350
 
Ministrantes: Rachel Carlos Duque Reis


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP