Atividade

78573 - Computação Afetiva: Fundamentos e Aplicações na Área Educacional

Período:
Domingo 00:01 às 23:59
Segunda 00:01 às 23:59
Terça 00:01 às 23:59
Quarta 00:01 às 23:59
Quinta 00:01 às 23:59
Sexta 00:01 às 23:59
Sábado 00:01 às 23:59
 
Descrição: Objetivos:
A disciplina tem por objetivo capacitar o aluno a:
a) obter os conhecimentos e conceitos relativos aos temas de Emoções e Estados Afetivos segundo a Psicologia, Computação Afetiva e Afetividade em ambientes inteligentes de aprendizagem;
b) conhecer como são desenvolvidos os componentes afetivos que detectam estados afetivos, expressam estados afetivos ou possuem uma arquitetura de emoções para ambientes de aprendizagem;
c) utilizar ferramentas e linguagens no desenvolvimento de componentes afetivos para ambientes de aprendizagem;
d) possuir uma visão ampla e crítica dos problemas da área de Computação Afetiva aplicada a Educação e as principais técnicas utilizadas para resolver esses problemas.
e) refletir e discutir sobre tendências e perspectivas para a área de Computação Afetiva aplicada à educação.

Ementa:
1. Conceitos da Psicologia de Emoções: (a) Definição de Emoções X estados afetivos; (b) Histórico da teoria das emoções; (c) Afetividade na aprendizagem; 2. Introdução a Computação Afetiva aplicada a Educação; 3. Sistemas computacionais afetivos: (a) Inferência de emoções do usuário; (b) Expressão de emoções; (c) Arquiteturas de síntese de emoções; 4. Agentes Pedagógicos Animados e Afetivos. (a) Definição; (b) Linguagens para implementação de agentes pedagógicos animados, (c) Histórico dos trabalhos de agentes pedagógicos animados; (d) Trabalhos recentes de pesquisa sobre agentes pedagógicos animados afetivos; 5. Avaliação de sistemas computacionais emocionais; 6. Tendências e perspectivas para a área de Computação Afetiva aplicada à educação.

Referências:
CALVO, R. A.; D’MELLO, S. Affect detection: An interdisciplinary review of models, methods, and their applications. IEEE Transactions on Affective Computing, v. 1, n. 1, p. 18–37, jan. 2010.
CALVO, R. A.; D’MELLO, S. New Perspectives on Affect and Learning Technologies. New York, NY: Springer New York, 2011.
JAQUES, P. A.; NUNES, M. A. S. N. Ambientes Inteligentes de Aprendizagem que inferem, expressam e possuem emoções e personalidade. In: ISOTANI, S.; CAMPOS, F. (Eds.). . Jornada de Atualização em Informática na Educação (JAIE). [s.l.] SBC, 2012. p. 31–82.
SCHERER, K. R.: What are emotions? and how can they be measured? Social science information 44(4), 695–729, 2005.
SCHERER, K. R. Psychological models of emotion. In: BOROD, J. (Ed.). . The neuropsychology of emotion. The neuropsychology of emotion. [s.l.] Oxford University Press, 2000. v. 137p. 137–162.
SCHERER, K. R. Appraisal theory. In: DALGLEISH, T.; POWER, M. (Eds.). . Handbook of Cognition and Emotion. [s.l.] John Wiley & Sons Ltd., 1999. v. 19p. 637–663.
WOOLF, B. Building intelligent interactive tutors. Morgan Kauffman, 2008. ISBN-13: 978-0123735942

Carga Horária:

42 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 350
 
Ministrantes: Patricia Augustin Jaques Maillard


 
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