Atividade

78575 - Educação Aberta: REAs e MOOCs

Período da turma: 01/01/2020 a 31/03/2020

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivos:
Caracterizar a Educação Aberta, apresentando seu histórico de evolução, como foco em dois elementos principais: Recursos Educacionais Abertos (REAs) e Cursos Online Abertos e Massivos (MOOCs). São abordados conceitos fundamentais, principais características e aspectos de desenvolvimento de REAs e MOOCs. Também são discutidas experiências reais de desenvolvimento e adoção de REAs e MOOCs.

Ementa:
1. Educação Aberta: Visão geral e histórico de evolução. 2. Recursos Educacionais Abertos (REAs): Histórico e definições básicas, 3. Licenças, 4. Metadados e repositórios. 5. Aspectos de desenvolvimento: Ciclo de vida, tecnologias, ferramentas e plataformas de REAs. 6. Cursos Online Abertos e Massivos (MOOCs): Histórico e definições básicas. 7. Tipos de MOOCs. 8. Aspectos de desenvolvimento: Ciclo de vida, ferramentas, provedores e plataformas de MOOCs. 9. Tendências e perspectivas futuras.

Referências:
AMIEL, T.; OREY, M.; WEST, R. Recursos educacionais abertos (REA): Modelos para localização e adaptação. Campinas: Educação Temática Digital (ETD), São Paulo - SP, v. 12, n.1,p.112–125, 2011.
AMIEL, T.; SANTOS, K. Uma análise dos termos de uso de repositórios de recursos educacionais digitais no Brasil. Revista Trilha Digital, São Paulo-SP, v.1, n.1, p.118–133, 2013.
ARIMOTO, M. M.; BARROCA, L.; BARBOSA, E. F. Recursos educacionais abertos: Aspectos de desenvolvimento no cenário brasileiro. Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), v.12, n.2, p.1–10, 2014.
ARIMOTO, M. M.; BARROCA, L.; BARBOSA, E. F. A learning design method for open educational resources. In: IEEE Frontiers in Education Conference (FIE). El Paso, Texas, USA, October 2015. p.1–9.
Brown, J. S., & Adler, R. P. (2008). Minds on Fire: Open Education, the Long Tail, and Learning 2.0. Educause Review, 43(1), 16-32. Educause.
Butcher, N. (2011). A Basic Guide to Open Educational Resources (OER). Technology. Vancouver, Canada.
Common Wealth of Learning, “Guidelines for open educational resources (OER) in higher education”, 2011. Available at unesdoc.unesco.org/images/0021/002136/213605e.pdf
Dichev, C., & Salem, W. (2012). Open Educational Resources in Computer Science Teaching. SIGCSE’12 (pp. 619-624). Raleigh, North Carolina, USA.: ACM.
Downes, S. (2007). Models for Sustainable Open Educational Resources What Resources!?, 3, Interdisciplinary Journal of Knowledge and Learning.
A. G. O. Fassbinder, M. Fassbinder, E. F. Barbosa, and G. Magoulas, “Towards a MOOC Design Model based on Flipped Learning and Patterns: A Case on Introductory Courses,” In:XXI Congreso Internacional de Informática Educativa, pp. 130-141, 2016.
Leite, S. V. (2011). Banco Internacional de Objetos Educacionais ( BIOE ): tratamento da informação em um repositório educacional digital International Bank of Educational Objects (BIOE): information treatment in a digital educational repository. Perspectivas em Ciência da Informação, 16(3), 148- 158.
Liang, L. (2005). Guide to open content licenses (p. 109). Piet Zwart Institute, Institute for Postgraduate Studies and Research, Willem de Kooning Academy.
Santos, Andrea Inamorato. (2011). Open Educational Resources in Brazil: State-of-the Art, Challenges and Prospects for Development and Innovation. Education (p. 78). Moscow: UNESCO Institute for Information Technology in Education.
Santos, Andreia Inamorato dos. (2012). Educação aberta: histórico, práticas e o contexto dos recursos educacionais abertos. In N. Pretto, C. Rossini, & B. Santana (Eds.), Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Casa da Cultura Digital e Comitê Gestor da Internet no Brasil.
Skilledup for Learners, “The Best MOOC Provider: A Review of Coursera, Udacity and EdX,” June, 2014. Available at http://www.skilledup.com/articles/the-best-mooc-provider-a-review-of- coursera-udacity-and-edx.
L. Stuchlikova and A. Kosa, “Massive open online courses-Challenges and solutions in engineering education,” In:11th International Conference on Emerging eLearning Technologies and Applications (ICETA), pp. 359-364, 2013.
UNESCO. (2011). Guidelines for Open Educational Resources (OER) in Higher Education. Higher Education (p. 27).
Wiley, D. (2007). On the Sustainability of Open Educational Resource Initiatives in Higher Education Paper commissioned by the OECD ’ s Centre for Educational Research and Innovation (CERI ) for the project on Open Educational Resources.
Wiley, D. (2010). Openness as Catalyst for an Educational Reformation. EDUCAUSE Review, 45(4), 14- 20. Retrieved from www.educause.edu

Carga Horária:

36 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 350
 
Ministrantes: Ellen Francine Barbosa


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP