Atividade

78576 - Gamificação da Aprendizagem

Período da turma: 01/03/2019 a 31/05/2019

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Descrição: Objetivos:
O objetivo da disciplina é apresentar aos estudantes os elementos que permeiam a área de gamficação e como este conceito tem sido explorado pelos professores, pesquisadores e empreendedores da área de educação e computação. A disciplina terá um enfoque tanto teórico quanto prático. Sob o ponto de vista teórico, espera-se que os estudantes possam refletir em cima os conceitos da área de Gamificação considerando como os elementos de design de jogos podem ser utilizados para motivar a realização de ações por parte dos alunos que podem apoiar a aprendizagem. Sob um ponto de vista prático, espera-se que os estudantes possam projetar cursos e ambientes educacionais gamificados através de metodologias e boas práticas presentes na literatura.

Ementa:
1. Introdução à Gamificação da Aprendizagem; 2.Princípios de Jogos Educacionais 3. Regras de Design de Jogos. 4. Fundamentos da Psicologia na Gamificação Educacional; 4. Fundamentos de Computação na Gamificação Educacional; 5. Projeto de Gamificação Educacional; 6. Gamificando um Sistema Educacional; 7. Gamificando a Sala de Aula; 8. Desafios da Gamificação da Aprendizagem.

Referências:
Kapp, K. M. (2012). The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. John Wiley & Sons.
Borges, S. S., Durelli, V. H., Reis, H. M., & Isotani, S. (2014, March). A systematic mapping on gamification applied to education. In Proceedings of the 29th Annual ACM Symposium on Applied Computing (pp. 216-222). ACM.
Tenório, T., Bittencourt, I. I., Isotani, S., Pedro, A., & Ospina, P. (2016). A gamified peer assessment model for on-line learning environments in a competitive context. Computers in Human Behavior, 64, 247-263.
Deterding, S., Dixon, D., Khaled, R., & Nacke, L. (2011, September). From game design elements to gamefulness: defining gamification. In Proceedings of the 15th international academic MindTrek conference: Envisioning future media environments (pp. 9-15). ACM.
Hamari, J., Koivisto, J., & Sarsa, H. (2014, January). Does gamification work?--a literature review of empirical studies on gamification. In System Sciences (HICSS), 2014 47th Hawaii International Conference on (pp. 3025-3034). IEEE.
Werbach, K., & Hunter, D. (2012). For the win: How game thinking can revolutionize your business. Wharton Digital Press.
Werbach, K., & Hunter, D. (2015). The gamification toolkit: Dynamics, mechanics, and components for the win. Wharton Digital Press.

Carga Horária:

42 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 350
 
Ministrantes: Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto


 
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