Atividade

78629 - Conversação e Produção de Textos em Português Língua Estrangeira - Nível C

Período da turma: 21/08/2017 a 06/12/2017

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Descrição: AO FINAL DO CURSO, ESPERA-SE QUE O ALUNO

• Seja capaz de compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos.
• Seja capaz de se exprimir de forma fluente e espontânea sem precisar procurar muito as palavras.
• Seja capaz de usar a língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, acadêmicos e profissionais.
• Possa exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.
Extraído e adapatado do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas – C1
http://cvc.instituto-camoes.pt/fichaspraticas/formulario/quadro_niveiscomuns.html


OBJETIVOS
• Desenvolver habilidades comunicativas.
• Adquirir estruturas fonético-fonológicas e lexicais em língua oral e escrita.
• Adquirir estruturas morfossintáticas em língua oral e escrita.

PÚBLICO-ALVO
• Estudantes de graduação das unidades da USP, com conhecimento de estruturas gramaticais em português, que já se iniciaram nas habilidades de recepção e produção de textos orais em português.

ESTRATÉGIAS
• Produção oral individual ou em grupo, acompanhada de sistematização de conteúdo por parte do professor.
• Produção escrita individual e exercícios de gramática aplicada.

AVALIAÇÃO
• Apresentação oral individual: 6,0
• Exercícios de produção escrita: 2,0
• Participação em aula (aferida pelo número de presenças): 2,0


BIBLIOGRAFIA
• GRAMÁTICA
CUNHA,C. Gramática do português contemporâneo. Edição de bolso. Rio de Janeiro: Lexicon: Porto Alegre: L&PM, 2008.Organização de Cilene da Cunha Pereira.
• LIVRO DE CONJUGAÇÃO DE VERBOS
RYAN, M. A. F. C. Conjugação dos verbos em português. Prático e eficiente. 8. ed., São Paulo: Ática, 1991, 176 p.
• DICIONÁRIO MONOLÍNGUE
HOUAISS, Antonio. Míni dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001
Versão on-line: http://www.dicio.com.br/houaiss/


CONTEÚDO
1 HABILIDADES COMUNICATIVAS
Apresentar; cumprimentar; agradecer; desculpar-se; fazer solicitação.
Descrever pessoas, animais, espaço doméstico e hábitos.
Comunicar-se por telefone e por e-mail.
Narrar fatos do cotidiano.
Formular desejo e ordem.
Reproduzir o discurso de outras pessoas.
Comparar fatos e situações.
Argumentar por meio de oposições, justificativas e suposições.

2 ESTRUTURAS LEXICAIS
Relações familiares; atividades profissionais e de lazer; nacionalidades.
Constituição física de pessoas e animais; vestuário; estados de espírito.
Divisão interna de ambiente doméstico; alimentos; produtos de higiene e limpeza.
Constituição do mundo lusófono.
Traçado urbano e equipamentos culturais na cidade de São Paulo.
Carreira e atividades acadêmicas.
Regiões e naturalidades brasileiras.
Lazer e cultura.
Unidades da USP e traçado da Cidade Universitária.
Estrutura da educação e saúde no Brasil.

3 ESTRUTURAS FONÉTICO-FONOLÓGICAS
Vogais e consoantes do português, e sua representação gráfica.
Entoação das frases declarativa, interrogativa.
Pronúncia do português em regiões do Brasil.

4 ESTRUTURAS MORFOSSINTÁTICAS
Flexão e uso de formas verbais para expressão fatos no presente (presente do indicativo, verbo estar + gerúndio e pretérito perfeito composto do indicativo).
Flexão e uso de formas verbais para expressão de fatos no passado (pretérito perfeito simples, pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo, verbo estar + gerúndio).
Flexão e uso de formas verbais para expressão do futuro (ir + infinitivo).
Flexão e uso de formas verbais para expressão do desejo, pedido e ordem no presente (presente do subjuntivo) e passado (pretérito perfeito do subjuntivo).
Uso dos conectivos coordenativos na oração adversativa, explicativa e conclusiva.
Uso dos conectivos introdutórios da oração substantiva (conjunções integrantes; pronomes e advérbios interrogativos).
Uso dos conectivos subordinativos introdutórios da oração adjetiva (pronomes e advérbios relativos).
Uso dos conectivos subordinativos introdutórios das orações adverbiais comparativas e temporais.
Uso da voz passiva analítica.
Flexão e uso de substantivos, adjetivos; artigos, numerais; pronomes demonstrativos, indefinidos, pessoais e possessivos.
Prefixação e sufixação, comparação e grau em substantivos, adjetivos e advérbios.
Uso de advérbios, locuções adverbiais e locuções adjetivas.
Uso de preposições e de conectivos coordenativos introdutórios das orações aditiva e alternativa.
Uso dos conectivos subordinativos introdutórios das orações condicionais (conjunções e locuções conjuntivas).
Uso dos conectivos subordinativos introdutórios das orações finais (conjunções e locuções conjuntivas).
Uso das formas nominais em orações coordenadas e subordinadas.
Uso dos pronomes pessoais átonos no Brasil.
Uso da voz passiva sintética.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 18
 
Ministrantes: Paola de Souza Mandalá


 
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