Atividade

78707 - NC-Elaboração e apresentação do projeto de pesquisa

Período da turma: 01/03/2018 a 28/02/2019

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivo: Capacitar o aluno para elaborar projetos de pesquisa, em todas suas etapas: definição do tema, coleta, análise e interpretação de dados.

Metodologia: Aulas expositivas, busca de em bases de dados, discussões e seminários.

Programa de atividades: Tipos de pesquisa. Definição do tema. Justificativa e Fundamentação Teórica. Objetivos. Metodologia. Referências. Cronograma.

Sistema de Avaliação: Participação em aulas, entrega de materiais escritos.

Bibliografia:
BARBIER, R.A. Pesquisa-Ação. Brasília: Líber Livro. 2007. 159p. (Série Pesquisa, v.3).
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2004. 223p.
BRONFENBRENNER, U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. 267p.
CHIZZOTTI, A. Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2008. 164p.
COSTA, F.S. Estatística aplicada à pesquisa em educação. Brasília: Plano Ed., 2004. 80p. (Série Pesquisa em Educação, v.7).
DEMO, P. Pesquisa Participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Líber Livro. 2004. 140p. (Série Pesquisa em Educação, v.8).
FILHO, J.M., LEHFELD, N.A.S. (Orgs.) Prática de Pesquisa. Franca: UNESP, 2004.178p.
FLICK, U. Pesquisa qualitativa e quantitativa. In: Introdução à Pesquisa Qualitativa. Tradução Costa, J.E. 3ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. p.39-49.
FRANCO, M.L.P.B. Análise do Conteúdo. Brasília: Plano Editora, 2003. 72p. (Série Pesquisa em Educação, v.6).
GATTI, B.A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano Editora, 2002. 87p. (Série Pesquisa em Educação, v.1).
GRIGOLLI, A.A.G. Metodologia do Trabalho Científico e Recursos Informacionais na Área da Saúde. São Paulo: editora Santos, 2008. 208p.
HARRISON, K.M.P.; LODI, A.C.B.; MOURA, M.C. Escola e escolhas: processo educacional dos surdos. In: LOPES FILHO, O.C. Tratado de fonoaudiologia. São Paulo: Roca, 1997. p.359-400.
LAKATOS, E.M., MARCONI, M.A. Metodologia do Trabalho Científico – 2a ed. São Paulo: Atlas, 1989.
MARTINELLI, M.L.(org.). Pesquisa qualitativa: um instigante desafio. São Paulo: Veras, 1999.
MINAYO, M.C.S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1999. 80p.
MOROZ, M., GIANFALDONI, M.H.T.A. O Processo de Pesquisa Iniciação. Brasília: Líber Livro Ed. 2a.ed. 2006. 124p. (Série Pesquisa, v.2).
SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 23ed. rev. e atualizada. São Paulo: Cortez, 2007. 296p.
SIGOLO, S.R.R. L. Educação de crianças com atraso de desenvolvimento na perspectiva bioecológica de Bronfenbrenner. In: SIGOLO, S.R.R.L.; MANZOLI, L.P. (Org.). Educação especial face ao desenvolvimento e à inserção social. Araraquara: Cultura Acadêmica, 2002. p.11-39.
STELLING, E. A relação da pessoa surda com sua família. Espaço, Rio de Janeiro, n.11, p.44-47, 1999.
TURATO, E.R. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: construção teórico-epistemológica, discussão comparada e aplicação nas áreas da saúde e humanas. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2003. 685 p.

Carga Horária:

72 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Elisabeth de Oliveira Bonfim
Midori Otake Yamada
Tyuana Sandim da Silveira Sassi


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP