78736 - A Revolução das Tecnologias da Computação e o Potencial de Aplicação na Educação |
Período da turma: | 20/10/2018 a 21/10/2018
|
||||
|
|||||
Descrição: | Objetivos:
Esta disciplina tem como objetivo oferecer os conhecimentos básicos sobre como as tecnologias computacionais tem revolucionado a educação no Brasil e no exterior. Por meio de uma série de palestras sobre diferentes subáreas da computação, serão apresentados dados sobre o panorama da aplicação, desenvolvimento e pesquisa em tecnologias educacionais tanto no ensino formal (fundamental, médio e superior) quanto informal e em treinamento de profissionais. Além disso, exemplos de ações bem sucedidas na aplicação das tecnologias da computação em ambientes de ensino e treinamento, e empreendedorismo de sucesso na área, serão discutidos com os alunos, auxiliando na identificação de oportunidades para revolucionar a educação por meio da inovação tecnológica. Ementa: 1. Panorama do cenário educacional Brasileiro; 2. Tecnologias na educação e inovação tecnológica no ambiente educacional; 3. Ciência para Educação: descobertas científicas recentes sobre como aprendemos; 4. Tecnologias disruptivas na área de Informática na Educação: construindo o futuro da educação. Referências: Sigman, M.; Peña, M.; Goldin, A. P.; Ribeiro, S. (2014) Nature Neuroscience; 17(4): 497-502. National Research Council. (2002). Scientific research in education. National Academies Press. Benassi, V. A., Overson, C. E., & Hakala, C. M. (2014). Applying science of learning in education: Infusing psychological science into the curriculum. Howard-jones, P. A. (2014) Neuroscience and education: myths and messages. Nature Reviews Neuroscience, 15(12): 817-24. Yuan, L., Powell, S., & CETIS, J. (2013). MOOCs and open education: Implications for higher education. Adams Becker, S., Cummins, M., Davis, A., Freeman, A., Hall Giesinger, C., & Ananthanarayanan, V. (2017). NMC horizon report: 2017 higher education edition. Austin, Texas: The New Media Consortium Comitê Gestor da Internet no Brasil (2016) Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2015. Disponível em: http://cetic.br/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nas-escolas-brasileiras-tic-educacao-2015/ Blikstein, P. (2013). Digital Fabrication and ’Making’ in Education: The Democratization of Invention. In J. Walter-Herrmann & C. Büching (Eds.), FabLabs: Of Machines, Makers and Inventors. Bielefeld: Transcript Publishers. |
||||
Carga Horária: |
16 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 350 | ||||
Ministrantes: |
Ellen Francine Barbosa Seiji Isotani |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |