78832 - A obra literária e crítica de Elena Ferrante |
Período da turma: | 05/10/2017 a 09/11/2017
|
||||
|
|||||
Descrição: | Serão lidos e comentados trechos dos livros: La frantumaglia, Um amor incômodo, A filha perdida e a tetralogia A amiga genial (A amiga genial; História do novo sobrenome; História de quem foge e de quem fica; História da menina perdida). O curso será ministrado em português, com leitura dos textos de Ferrante na tradução em português e em italiano e com bibliografia crítica.
BIBLIOGRAFIA: Obras literárias FERRANTE, Elena. A amiga genial. São Paulo: Biblioteca Azul, 2015. 1 ed. _______________. História do novo sobrenome. São Paulo: Biblioteca Azul, 2016. 1 ed. _______________. História de quem foge e de quem fica. São Paulo: Biblioteca Azul, 2016. 1 ed. _______________. História da menina perdida. São Paulo: Biblioteca Azul, 2017. 1 ed. _______________. História do novo sobrenome. São Paulo: Biblioteca Azul, 2016. 1 ed. _______________. Um amor incômodo. São Paulo: Intrínseca, 2017. 1 ed. _______________. A filha perdida. São Paulo: Intrínseca, 2016. 1 ed. _______________. La frantumaglia. Nuova edizione ampliata. Roma: edizioni e/o, 2016. 1 ed. Crítica BADINTER, Elizabeth. O mito do amor materno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. BERMAN, Antoine. Bildung et Bildungsroman. Le temps de la réflexion, v. 4, Paris, 1984. CHODOROW, Nancy. The reproduction of mothering. Los Angeles: University of California Press, 1999. 2 ed. COELHO, Nelly Novaes. A literatura feminina no Brasil contemporâneo. São Paulo: Siciliano, 1993. ____________________. O discurso em crise na literatura feminina portuguesa in Via Atlântica. São Paulo, n. 2, p. 121–128, julho de 1999. KRISTEVA, JARDINE E BLAKE. Julia, Alice e Harry. Women's Time in Signs. Vol. 7, No. 1 (Autumn, 1981), pp. 13-35. The University of Chicago Press LAZZARO-WEIS, Carol. The Female "Bildungsroman": Calling It into Question in NWSA Journal. Vol. 2, No. 1 (Winter, 1990), pp. 16-34., The Johns Hopkins University Press. MILKOVA, Stiliana. Mothers, Daughters, Dolls: On Disgust in Elena Ferrante’s La figlia oscura in Italian culture. Vol. XXXI, No. 2, Setembro 2013, 91–109. MORETTI, Franco. Il romanzo di formazione. Torino: Einaudi, 1999. SANTOVETTI, Olivia. Lettura, scrittura e autoriflessione nel ciclo de L'amica geniale di Elena Ferrante in Alegoria 73. Anno XXVIII, terza serie, No. 73, gennaio/giugno 2016. SAMBUCO, Patrizia. Construction and self-construction in Elena Ferrante's gendered space in S. Storchi (Ed.), Beyond the Piazza: Public and Private Spaces in Modern Italian Culture (pp. 115 - 127). Brussels Belgium: Peter Lang. ________________. Corpi e linguaggi: il legame figlia-madre nelle scrittrici italiane del novecento. Padova: Il poligrafo, 2014. 1 ed. ________________. Elena Ferrante's L'amore molesto: The renegotiation of mother's body in Corporeal Bonds: the daughter-mother relationship in twentieth century Italian women's writing. Toronto: University of Toronto Press, 2012. 1 ed. |
||||
Carga Horária: |
9 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Mariana Cristine de Almeida |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |