Atividade

78904 - Neurociência cognitiva e filosofia da mente

Período:
Terça 10:00 às 12:00
 
Descrição: 15. Programa completo, com referência bibliográfica atualizada.
NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E FILOSOFIA DA MENTE

– Módulo 1: Princípios básicos de neuroanatomia e neurofisiologia

Aqui iremos abordar a organização anatômica e funcional do sistema nervoso, incluindo as regiões que formam o sistema nervoso central, a constituição do sistema nervoso periférico, os neurônios e a transmissão nervosa, além das funções básicas para a cognição. Esta aula servirá de base para a compreensão das aulas seguintes, que explorará a fundo as funções sensorial, integrativa, motora e adaptativa do sistema nervoso central.

– Módulo 2: Sensação e percepção

Nesta aula, iremos compreender como os órgãos dos sentidos captam os estímulos externos (ambientais) e internos (corporais), e como essa informação é processada e integrada no sistema nervoso central. É através da sensação e percepção que o nosso cérebro começa a construir (ou dar sentido) a realidade em que vivemos.

– Módulo 3: Atenção, aprendizagem e memória

Nesta aula, apresentarei os diferentes tipos de atenção e os diferentes tipos de memória, tanto em termos de duração temporal quanto de capacidade de armazenamento de informação e acesso pelo sujeito. A memória consiste num conjunto de redes neurais (modelos internos) que permitem ao indivíduo compreender e fazer parte do mundo, de forma consciente ou inconsciente. Veremos como a memória é um construto complexo que depende de etapas (ou operações) na sua formação. Ainda iremos estudar a interdependência dos processos de atenção, memória e aprendizagem, ou seja, como esses processos sofrem influência uns dos outros e se baseiam em neuroplasticidade.

– Módulo 4: Emoção

Aqui, iremos compreender os diversos sistemas que exercem influência central na função adaptativa do indivíduo, o que inclui o processamento afetivo. Focaremos principalmente no eixo hipotalâmico hipofisário, no sistema nervoso autônomo e no sistema límbico ao abordar a interação neuro-endócrina que regula as nossas emoções e humores. Além disso, discutiremos a fundo a relação entre emoção e memória na cognição. Também veremos as falhas no processamento afetivo nos transtornos de humor e drogadição.

– Módulo 5: Linguagem e pensamento

Nesta aula, abordaremos a neurobiologia da linguagem, ou seja, estudaremos o aparato cerebral que proporcionou o desenvolvimento da linguagem e, com ele, a capacidade exclusiva do ser humano de agrupar e categorizar informações por meio da sintaxe. Veremos que a vida mental consiste em processamento de informações e que as crenças e pensamentos são modos de lidar e classificar informações. Também veremos que o conhecimento está relacionado à explicação do que é percebido por complementação de padrões (subconjunto de uma coleção de crenças já presentes na memória). Desta forma, e juntamente com os processos de raciocínio baseados na linguagem, a individualidade do sujeito é construída.

– Módulo 6: O cérebro social & discussão geral

Na última aula, enfocaremos as questões das neurociências cognitivas voltadas para a interação social. Exploraremos os substratos neurais adjacentes à percepção de intencionalidade, teoria da mente e teoria dos neurônios-espelho para que possamos compreender de forma crítica tais teorias. Também iremos abordar transtornos sociais como o autismo e a esquizofrenia. Teremos, também, um debate geral sobre os temas do curso, com ênfase em questões filosóficas.


Bibliografia:
Churchland, Patricia S. (2002). Brain-wise: studies in neurophilosophy. Cambridge (MA): MIT Press.
Kandel, E.R.; Schwartz, J.H. & Jessel, T.M. (2000). Principles of neural science. 4ª ed. New York: McGraw-Hill.
Hawkins, J. & Blakeslee, S. (2004). On intelligence: how a new understanding of the brain will lead to truly intelligent machines. New York: Henry Holt & Co.
Evans, J.S. (2008) Dual-processing accounts of reasoning, judgment, and social cognition. Annual Review of Psychology 59: 255–78.
Frith, U. & Frith, C.D. (2010). The social brain: allowing humans to boldly go where no other species has been. Philosophical Transactions of the Royal Society B 365:165-76.

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Fabiana Mesquita de Carvalho


 
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