81237 - Inglês para Leitura de Textos - Nível 1 |
Período da turma: | 12/03/2018 a 06/06/2018
|
||||
|
|||||
Descrição: | CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• Conscientização do processo de leitura, visando à transferência de conhecimentos de L1 para L2. • Prática de estratégias de leitura, entre elas: predição (antecipação de conteúdo), inferência, uso de palavras repetidas, uso de palavras-chave, uso do contexto imediato e global, uso de conhecimento prévio, dicas tipográficas, seletividade, flexibilidade, skimming, scanning, monitoração. • Gramática aplicada a textos, a saber: a) compreensão e tradução de frases nominais; b) distinção entre as diferentes categorias gramaticais da palavra de acordo com o contexto; c) reconhecimento da estrutura da sentença; d) reconhecimento dos tempos verbais e suas respectivas noções; e) percepção dos diferentes marcadores do discurso e de suas respectivas funções retóricas; f) reconhecimento de marcas coesivas do texto (referência textual); g) reconhecimento da voz passiva; h) percepção das diferentes categorias gramaticais do sufixo ING. • Ensino de vocabulário, enfocando: a) o uso de cognatos na leitura; b) a formação de palavras por afixos (prefixos e sufixos); c) o uso do dicionário e seleção das palavras de acordo com o contexto e suas funções gramaticais; d) a prática de inferência lexical na leitura. • Organização Textual: a) organização geral do texto; b) organização do parágrafo; c) compreensão das relações dentro dos parágrafos por meio de marcadores; d) a distinção entre ideias relevantes e irrelevantes; e) percepção da estrutura cronológica do texto; f) a estrutura organizacional de Abstracts. BIBLIOGRAFIA BÁSICA Apostila elaborada pela professora de acordo com o conteúdo programático acima especificado e com base na metodologia do Inglês para Fins Específicos. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR AMORIM, J. O. & SZABÓ, A. LONGMAN gramática escolar da língua inglesa: com exercícios e resposta/ consultor pedagógico. São Paulo: Longman, 2004. AZAR, B. S. Understanding and Using English Grammar. Third Edition. New York: Longman, 1999. CAMBRIDGE Dictionary of American English for speakers of Portuguese. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2005. MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. Cambridge University Press, 1994. PASSWORD English Dictionary for Speakers of Portuguese. São Paulo, Martins Fontes. SWAN, Michael. Practical English Usage.Oxford University Press, 1995. |
||||
Carga Horária: |
45 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 30 | ||||
Ministrantes: |
Ana Sílvia Ciampone Ferreira |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |