Atividade

82389 - O PAPEL DA GRAMÁTICA TRADICIONAL E DA REFLEXÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Período:
Sábado 10:00 às 13:00
 
Descrição: Os ministrantes preveem que o curso se organizará por módulos. Como o curso terá dez encontros, serão 4 módulos – cada um constituído de 2 encontros, em que temas afins serão explorados. Na última aula do curso, os temas serão recapitulados, juntamente com o oferecimento de uma revisão.

A seguir, destacamos os seguintes temas – juntamente aos seus subtemas – que serviram de guias para a elaboração da estrutura do curso:

● Políticas línguísticas de ensino: por que ensinar gramática?
● Visões de língua
● Variação: fonético-fonológica, morfológica e sintática.
● Uso da norma padrão: oralidade e escrita
● Alfabetização tardia.
● Produção textual

Bibliografia básica

Os livros abaixo serão utilizados como apoio bibliográfico para as discussões do curso.
FARACO, Carlos Alberto (et al.). A relevância social da linguística: linguagem, teoria e ensino. São Paulo: Parábola Editorial; Ponta Grossa: UEPG, 2007.
FRANCHI, Carlos; NEGRÃO, Esmeralda Vailati; MULLER, Ana Lúcia. Mas o que é mesmo “Gramática”?. Sírio Possenti (org.). São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
GNERRE, Maurizio. Linguagem, escrita e poder. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Ática, 2009. 17 ed.
MARTINS, Marco Antônio (org.). Gramática a Ensino. Coleção Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino. Volume 1. Natal: EDUFRN, 2013.
NEVES, Maria Helena de Moura. Que gramática estudar na escola? Norma e uso na Língua Portuguesa. São Paulo: Contexto, 2003.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado de letras, 1996.
VIEIRA, Silvia Rodrigues; BRANDÃO, Silvia Figueiredo. Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2009.

Carga Horária:

39 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Camilla de Rezende
Eliane Domaneschi Pereira
Júlia Sales Paez Fernandez
Kalyne Alves de Melo Silva
Karin Camolese Vivanco
Lucas Takeo Shimoda
Luiz Fernando Ferreira
Monique Amaral de Freitas


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2018 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP