Atividade

82439 - Curso Intensivo de Português para Estrangeiros

Período:
Segunda 14:00 às 17:00
Terça 14:00 às 17:00
Quarta 14:00 às 17:00
Quinta 14:00 às 17:00
Sexta 14:00 às 17:00
 
Descrição: AO FINAL DO CURSO, ESPERA-SE QUE O ALUNO
- Seja capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem
clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho,
na escola e nos momentos de lazer, etc.)
- Seja capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a
língua-alvo.
- Seja capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são
familiares ou de interesse pessoal.
- Possa descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como
expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto.

Extraído e adapatado do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas – B1
http://cvc.instituto-camoes.pt/fichaspraticas/formulario/quadro_niveiscomuns.html

OBJETIVOS
 Desenvolver habilidades comunicativas.
 Adquirir estruturas fonético-fonológicas e lexicais em língua oral.
 Adquirir estruturas morfossintáticas em língua oral e escrita.
PÚBLICO-ALVO
 Estudantes estrangeiros em nível iniciante de domínio da língua portuguesa, ou seja,
que possuem habilidades elementares de recepção oral da língua, mas não possuem
conhecimento das estruturas gramaticais.
ESTRATÉGIAS
 Produção oral individual ou em grupo, acompanhada de sistematização de conteúdo
por parte do professor.
 Produção escrita individual e exercícios de gramática aplicada.

AVALIAÇÃO
 Apresentação oral individual: 6,0
 Exercícios de produção escrita: 2,0
 Participação em aula (aferida pelo número de presenças): 2,0

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA (NÃO É NECESSÁRIO COMPRAR)
 GRAMÁTICA
CUNHA,C. Gramática do português contemporâneo. Edição de bolso. Rio de
Janeiro: Lexicon: Porto Alegre: L&PM, 2008.Organização de Cilene da Cunha
Pereira.
 LIVRO DE CONJUGAÇÃO DE VERBOS
RYAN, M. A. F. C. Conjugação dos verbos em português. Prático e eficiente. 8.
ed., São Paulo: Ática, 1991, 176 p.
 DICIONÁRIO MONOLÍNGUE
HOUAISS, Antonio. Míni dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de
Janeiro: Objetiva, 2001
Versão on-line: http://www.dicio.com.br/houaiss/

CONTEÚDO

1 HABILIDADES COMUNICATIVAS
Apresentar; cumprimentar; agradecer; desculpar-se; fazer solicitação.
Descrever pessoas, espaço doméstico e hábitos.
Comunicar-se por telefone e por e-mail.
Narrar fatos do cotidiano.
Formular desejo e ordem.
Reproduzir o discurso de outras pessoas.
Comparar fatos e situações.

2 ESTRUTURAS LEXICAIS
Relações familiares; atividades profissionais e de lazer; nacionalidades.
Constituição física de pessoas; vestuário; estados de espírito.
Divisão interna de ambiente doméstico; alimentos; produtos de higiene e limpeza.
Traçado urbano da cidade de São Paulo.
Carreira e atividades acadêmicas.
Regiões e naturalidades brasileiras.
Lazer e cultura.
Unidades da USP e traçado da Cidade Universitária.

3 ELEMENTOS CULTURAIS
A Cidade Universitária (USP)
A cidade de São Paulo
História e geografia do Brasil (Visita ao Memorial do Imigrante)
Artes plásticas: Tarsila do Amaral e Candido Portinari
Música: Forró
Literatura: Machado de Assis e Luis Fernando Veríssimo
Religiões: Candomblé, Umbanda, Espiritismo e Religiões Indígenas

4 ESTRUTURAS FONÉTICO-FONOLÓGICAS
Vogais e consoantes do português, e sua representação gráfica.
Entoação das frases declarativa, interrogativa.
Pronúncia do português, especialmente na região sudeste do Brasil

5 ESTRUTURAS MORFOSSINTÁTICAS
Flexão e uso de formas verbais para expressão fatos no presente (presente do indicativo, verbo estar + gerúndio e pretérito perfeito composto do indicativo).
Flexão e uso de formas verbais para expressão de fatos no passado (pretérito perfeito simples, pretérito imperfeito e pretérito mais-que- perfeito composto do indicativo, verbo estar + gerúndio).
Flexão e uso de formas verbais para expressão do futuro (ir + infinitivo).
Flexão e uso de substantivos, adjetivos; artigos, numerais; pronomes demonstrativos, indefinidos, pessoais e possessivos.
Prefixação e sufixação, comparação e grau em substantivos, adjetivos e advérbios.
Uso de advérbios, locuções adverbiais e locuções adjetivas.
Uso de preposições e de conectivos coordenativos introdutórios das orações aditiva e alternativa.
Flexão e uso de formas verbais para expressão do desejo, pedido e ordem no presente (presente do subjuntivo) e passado (pretérito imperfeito do subjuntivo).
Uso dos conectivos coordenativos na oração adversativa, explicativa e conclusiva.
Uso dos conectivos introdutórios da oração substantiva (conjunções integrantes; pronomes e advérbios interrogativos).
Uso dos conectivos subordinativos introdutórios da oração adjetiva (pronomes e advérbios relativos).
Uso dos conectivos subordinativos introdutórios das orações adverbiais comparativas e temporais.
Uso da voz passiva analítica.

Programa elaborado pelas professoras Paola de Souza Mandalá e Maria Elizabeth Leuba Salum

Carga Horária:

60 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Josefina Lopes Simões
Moana de Lima e Silva Lobo


 
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