82439 - Curso Intensivo de Português para Estrangeiros |
Período da turma: | 22/01/2018 a 23/02/2018
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Descrição: | AO FINAL DO CURSO, ESPERA-SE QUE O ALUNO
- Seja capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.) - Seja capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo. - Seja capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. - Possa descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto. Extraído e adapatado do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas – B1 http://cvc.instituto-camoes.pt/fichaspraticas/formulario/quadro_niveiscomuns.html OBJETIVOS Desenvolver habilidades comunicativas. Adquirir estruturas fonético-fonológicas e lexicais em língua oral. Adquirir estruturas morfossintáticas em língua oral e escrita. PÚBLICO-ALVO Estudantes estrangeiros em nível iniciante de domínio da língua portuguesa, ou seja, que possuem habilidades elementares de recepção oral da língua, mas não possuem conhecimento das estruturas gramaticais. ESTRATÉGIAS Produção oral individual ou em grupo, acompanhada de sistematização de conteúdo por parte do professor. Produção escrita individual e exercícios de gramática aplicada. AVALIAÇÃO Apresentação oral individual: 6,0 Exercícios de produção escrita: 2,0 Participação em aula (aferida pelo número de presenças): 2,0 BIBLIOGRAFIA SUGERIDA (NÃO É NECESSÁRIO COMPRAR) GRAMÁTICA CUNHA,C. Gramática do português contemporâneo. Edição de bolso. Rio de Janeiro: Lexicon: Porto Alegre: L&PM, 2008.Organização de Cilene da Cunha Pereira. LIVRO DE CONJUGAÇÃO DE VERBOS RYAN, M. A. F. C. Conjugação dos verbos em português. Prático e eficiente. 8. ed., São Paulo: Ática, 1991, 176 p. DICIONÁRIO MONOLÍNGUE HOUAISS, Antonio. Míni dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001 Versão on-line: http://www.dicio.com.br/houaiss/ CONTEÚDO 1 HABILIDADES COMUNICATIVAS Apresentar; cumprimentar; agradecer; desculpar-se; fazer solicitação. Descrever pessoas, espaço doméstico e hábitos. Comunicar-se por telefone e por e-mail. Narrar fatos do cotidiano. Formular desejo e ordem. Reproduzir o discurso de outras pessoas. Comparar fatos e situações. 2 ESTRUTURAS LEXICAIS Relações familiares; atividades profissionais e de lazer; nacionalidades. Constituição física de pessoas; vestuário; estados de espírito. Divisão interna de ambiente doméstico; alimentos; produtos de higiene e limpeza. Traçado urbano da cidade de São Paulo. Carreira e atividades acadêmicas. Regiões e naturalidades brasileiras. Lazer e cultura. Unidades da USP e traçado da Cidade Universitária. 3 ELEMENTOS CULTURAIS A Cidade Universitária (USP) A cidade de São Paulo História e geografia do Brasil (Visita ao Memorial do Imigrante) Artes plásticas: Tarsila do Amaral e Candido Portinari Música: Forró Literatura: Machado de Assis e Luis Fernando Veríssimo Religiões: Candomblé, Umbanda, Espiritismo e Religiões Indígenas 4 ESTRUTURAS FONÉTICO-FONOLÓGICAS Vogais e consoantes do português, e sua representação gráfica. Entoação das frases declarativa, interrogativa. Pronúncia do português, especialmente na região sudeste do Brasil 5 ESTRUTURAS MORFOSSINTÁTICAS Flexão e uso de formas verbais para expressão fatos no presente (presente do indicativo, verbo estar + gerúndio e pretérito perfeito composto do indicativo). Flexão e uso de formas verbais para expressão de fatos no passado (pretérito perfeito simples, pretérito imperfeito e pretérito mais-que- perfeito composto do indicativo, verbo estar + gerúndio). Flexão e uso de formas verbais para expressão do futuro (ir + infinitivo). Flexão e uso de substantivos, adjetivos; artigos, numerais; pronomes demonstrativos, indefinidos, pessoais e possessivos. Prefixação e sufixação, comparação e grau em substantivos, adjetivos e advérbios. Uso de advérbios, locuções adverbiais e locuções adjetivas. Uso de preposições e de conectivos coordenativos introdutórios das orações aditiva e alternativa. Flexão e uso de formas verbais para expressão do desejo, pedido e ordem no presente (presente do subjuntivo) e passado (pretérito imperfeito do subjuntivo). Uso dos conectivos coordenativos na oração adversativa, explicativa e conclusiva. Uso dos conectivos introdutórios da oração substantiva (conjunções integrantes; pronomes e advérbios interrogativos). Uso dos conectivos subordinativos introdutórios da oração adjetiva (pronomes e advérbios relativos). Uso dos conectivos subordinativos introdutórios das orações adverbiais comparativas e temporais. Uso da voz passiva analítica. Programa elaborado pelas professoras Paola de Souza Mandalá e Maria Elizabeth Leuba Salum |
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Carga Horária: |
60 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Josefina Lopes Simões Moana de Lima e Silva Lobo |
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