82478 - Programa de Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem Mediada de Geografia |
Período da turma: | 03/02/2018 a 23/06/2018
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Descrição: | APRESENTAÇÃO
O Programa “Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem Mediada de Geografia para a Educação Básica” com 80 horas é uma iniciativa a partir do Laboratório de Ensino e Material Didático (LEMADI) do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Trata-se de um espaço de atualização para professores de Geografia da Educação Básica da esfera pública. Como espaço de atualização visa disponibilizar o progresso do conhecimento na área técnica, científica e acadêmica de Geografia; e, explorar modalidades de abordagens didáticas junto a profissionais da educação pública para a valorização permanente dos saberes docentes no ensino de Geografia. Além disso, visa cumprir com um dos pilares da Universidade de São Paulo de prestar serviços relevantes a comunidade. JUSTIFICATIVA Trata-se da décima edição do Programa que já se realiza desde 2009 e que se justifica pelo público a que se destina, constituído pelos professores de Geografia que atuam na educação pública visando um universo muito importante na sociedade que é a maioria da população em idade escolar. Sabemos que, para dar conta das necessidades contemporâneas da educação no seu cotidiano profissional, aos professores é necessário continuar a oferecer a possibilidade de atualização permanente que oportunize ao mesmo tempo um espaço de reflexão sobre sua própria prática e sobre o ambiente em que se desenvolve esta prática – a escola, além do compartilhamento de suas experiências que envolvem mudanças e apropriação de inovações. A concepção desse curso tem uma perspectiva multidisciplinar e considera que atualmente é fundamental pensar a Educação de modo integrado incluindo a própria Universidade como uma Instituição que está voltada para a dinâmica, o interesse e o desenvolvimento da Instituição Escolar. Espera-se que os participantes se sintam envolvidos no processo de busca de uma reestruturação pedagógica e curricular do ensino de Geografia quanto às abordagens relacionadas à Ciência Geográfica e às abordagens didáticas que o curso pretende enfocar. OBJETIVOS O Curso aqui proposto tem sua centralidade nos seguintes objetivos gerais: • Desenvolver atualização de professores no campo da ciência geográfica articulando aspectos científicos, técnicos, culturais e acadêmicos de temáticas contemporâneas de Geografia com a dimensão psico-pedagógica envolvida no processo de aprendizagem dessa ciência enquanto disciplina escolar. • Difundir a metodologia e a didática da Aprendizagem Mediada no ambiente educacional. • Identificar, analisar, delimitar e lidar com as interfaces entre a esfera cultural científico-acadêmica e a esfera das práticas sociais e discursivas da escola. Quanto às especificidades do Curso ora proposto temos os seguintes objetivos específicos: • Valorização dos saberes docentes e da reflexão sobre outros saberes que se produzem e circulam no ambiente escolar. • Reflexão sobre a prática docente e o papel do professor enquanto mediador da aprendizagem. • Difusão da metodologia de aprendizagem mediada como alternativa experimental para a prática docente na Educação Básica. • Apropriação de fundamentos teóricos para a organização do trabalho pedagógico com ênfase no planejamento da prática, na prática e na avaliação como momentos do ensino e aprendizagem. • Indicação de princípios e critérios que norteiam a relação professor e aluno. • Elaboração do mapa cognitivo da aula. • Modificação do ambiente aula. CARACTERIZAÇÃO DOS CURSISTAS O Curso se destina a professores de Geografia graduados em nível superior, com exercício no Ensino Fundamental e Médio e que atuem, na Educação Pública e Privada, estando aberto também a outros profissionais de educação que tenham interesse nas temáticas, teorias e metodologias envolvidas na abordagem adotada. A diversidade na formação dos participantes está sendo considerada na concepção e organização do curso. A seleção dos cursistas será realizada mediante comprovação de sua atuação na educação básica pública ou privada e as 50 vagas serão preenchidas conforme a ordem de inscrição considerando que 05 vagas serão gratuitas para 2 docente, 2 discente e 2 funcionário da Universidade, e 2 vagas destinadas a participação de interessados da 3ª idade. Os demais interessados deverão pagar uma taxa simbólica para cobrir os custos básicos operacionais de funcionamento do curso. ESTRUTURA CURRICULAR O Curso proposto está organizado em 10 Módulos presenciais que são independentes, porém articulados quanto à abordagem metodológica. Cada módulo é organizado com Encontros Temáticos e Oficinas Didáticas, em geral, na parte da tarde. MÓDULOS E EIXOS TEMÁTICOS Cada Módulo é orientado por um eixo temático aberto e amplo e cada Encontro aprofunda o eixo temático do Módulo e as Oficinas Didáticas oferecem os subsídios para as atividades que serão realizadas ao longo do Programa introduzindo, de maneira dinâmica, atividades e práticas orientadas pela Teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada, de Reuven Feuerstein. A duração total do Curso é de 80 horas, distribuídas em 10 Módulos de 8 horas cada, totalizando 14 Encontros Temáticos e 6 Oficinas Didáticas, realizados sempre aos sábados, entre fevereiro e junho de 2017, conforme a sequência abaixo e o Cronograma que segue: Módulo 1 – Concepções de Aprendizagem e de Geografia no mundo contemporâneo Módulo 2 – Sociedade e Geografia I - com Oficina Didática. Módulo 3 – Natureza e Geografia I Módulo 4 – Natureza e Geografia II Módulo 5 – Sociedade e Geografia II – com Oficina Didática. Módulo 6 – Política, Economia e Geografia – com Oficina Didática. Módulo 7 – Cultura e Geografia – com Oficina Didática. Módulo 8 – Paisagem e Geografia Módulo 9 – Tecnologia, Linguagens, Cartografia e Geografia – com Oficina Didática Módulo 10 – Linguagem e Geografia: formação e uso de vocabulário específico – com Oficina Didática. CRONOGRAMA / CARGA HORÁRIA / DOCENTES - 2018 03 de Fevereiro Módulo 1 - Concepções de Geografia e de Aprendizagem no mundo contemporâneo (8h) Docentes Encontro Temático I: Concepções de Aprendizagem e de Geografia (4h) Profª Drª Ana Maria Marques Camargo Marangoni -USP Oficina Didática: Concepções de Aprendizagem – Tendências atuais (4h) Prof. MS. Marcello Bulgarelli (Professor convidado) 24 de Fevereiro Módulo 2 - Sociedade e Geografia I (8h) Docentes Encontro Temático II: A cidade e o campo (4h) Profª Drª Marta Inez Medeiros Marques Oficina Didática: A Prática Docente de Geografia - relações professor e alunos: a dimensão discursiva do professor. (4h) Profª Drª Maria Eliza Miranda -USP 10 de março Módulo 3 – Natureza e Geografia I (8h) Docentes Encontro Temático III: Processos naturais - o relevo (4h) Prof. Dr. Jurandyr Ross - USP Continuação (4h) Prof. Dr. Fernando J. Nadal - USP 24 de março Módulo 4 – Natureza e Geografia II (8h) Docentes Encontro Temático IV: Processos naturais - o clima, o solo e a vegetação (4h) Prof. Dr. Emerson Galvani - USP Profª Drª Deborah de Oliveira - USP Continuação (4h) Prof. Drª Maria Elisa S. Silva - USP 07 de Abril Módulo 5 – Sociedade e Geografia II (8h) Docentes Encontro Temático V: A população – distribuição, movimentos e condições socioeconômicas (4h) Prof. Dr. Eduardo Donizeti Girotto - USP Oficina Didática: Contribuição da Filosofia e da Psicologia para o Ensino de Geografia (4h) Profª Drª Maria Eliza Miranda - USP 28 de abril Módulo 6 – Política, Economia e Geografia (8h) Docentes Encontro Temático VI: Relações global/local (4h) Profª. Drª. Rita de C. A. Cruz - USP Oficina Didática: O Planejamento da Prática Docente Geografia (4h) Profª Drª M. Eliza Miranda - USP 12 de Maio Módulo 7 – Cultura e Geografia (8h) Docentes Encontro Temático VII: Geografia e Diversidade (4h) Prof. Dr. Rodrigo Valverde - USP Oficina Didática: O ensino de Geografia na Educação Pública (4h) Profª Ms. Angélica Batista – USP (Professora convidada) 26 de maio Módulo 8 – Paisagem e Geografia (8h) Docentes Encontro Temático VIII: Teoria Geográfica da Paisagem (4h) Prof. Dr. J. Bueno Conti - USP Oficina Didática: As bases da aprendizagem mediada: critérios de mediação e funções cognitivas (4h) Profª Drª Maria Eliza Miranda - USP 09 de Junho Módulo 9 – Tecnologia, Linguagens e Cartografia (8h) Docentes Encontro Temático XI: A representação do espaço geográfico e a representação de relações (4h) Profª Drª Lígia Vizeu Barrozo - USP Oficina Didática: As diversas linguagens e o ensino de Geografia (4hs) Profª Drª Maria das Graças Lima (professora convidada) 23 de junho Módulo 10 – Linguagem e Geografia: formação e uso de vocabulários específicos (8h) Docentes Encontro Temático X: O valor da Geografia no currículo escolar (4hs) Profª Drª Ana Maria M. Marangoni – USP Oficina Didática: Avaliação de Aprendizagem e Avaliação do Curso (4h) Profª Drª Maria Eliza Miranda – USP RECURSOS NECESSÁRIOS • Computador e datashow • Internet • Textos e outros materiais impressos • Papel craft (pardo) e pincéis atômicos coloridos • Materiais para o participante: pasta, caderno, bloco de anotações, caneta, lápis, borracha. • Café e açúcar AVALIAÇÃO DO CURSO A avaliação do curso será realizada conforme orientação, normas e instrumentos disponibilizados pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo com a aplicação de formulário próprio que será preenchido pelos participantes individualmente. Além disso, haverá a atividade individual e em grupos nas diversas Oficinas Didáticas previstas durante o Programa, conforme orientação no decorrer das mesmas e que será objeto de registro tipo Memorial de Desenvolvimento do Programa, elaborado individualmente pelos participantes na última Oficina Didática onde será realizado exercício de metacognição dos processos desenvolvidos, relacionados com os objetivos gerais e específicos estabelecidos para o Programa. BIBLIOGRAFIA Bibliografia de Apoio AB’SABER, A. N. (coord.). Educação e meio urbano in Geografia e Planejamento, 31, São Paulo: IG, 1978. ALVES, G. A. TV e vídeo: uma possibilidade de discussão de região in BOLETIM PAULISTA DE GEOGRAFIA, 79, São Paulo: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2003. (especial sobre ensino). AMIN, Samir. (coordenador) A crise do imperialismo. Rio de Janeiro, Graal, 1977. ANDERSON, J e VASCONCELLOS, R. 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SILVA, Janssen Felipe da e outros (org.) – “Práticas avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículo”, Mediação a editora do professor, Porto Alegre, RS, 2003. TORRES SANTOMÉ, Jurjo – “Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado”, Artes Médicas Sul, Porto Alegre, 1999/2000. VYGOTSKY, L. S. - "Pensamento e Linguagem", Martins Fontes, SP, 1987. |
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Carga Horária: |
80 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 65 | ||||
Ministrantes: |
Ana Maria Marques Camargo Marangoni Angélica de Jesus Batista Antonio Carlos Colangelo Déborah de Oliveira Eduardo Donizeti Girotto Emerson Galvani Fernando Nadal Junqueira Villela Jose Bueno Conti Jurandyr Luciano Sanches Ross Ligia Vizeu Barrozo Marcello Bulgarelli Maria das Graças de Lima Maria Elisa Siqueira Silva Maria Eliza Miranda Marta Inez Medeiros Marques Rita de Cassia Ariza da Cruz Rodrigo Ramos Hospodar Felippe Valverde |
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