Atividade

82539 - Didática do Francês: ensino e aprendizagem a partir de gêneros textuais

Período da turma: 15/03/2018 a 28/06/2018

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: O ensino por meio de gêneros à luz do interacionismo sócio discursivo propõe que toda a
produção de texto, sejam eles orais ou escritos, se faça a partir de textos presentes nas
práticas sociais em uso, significativos para os alunos, procurando evidenciar a diversidade
textual inerente a todo gênero, por meio de um ensino planejado em torno de módulos de
forma contextualizada, com vistas a um ensino intensivo e não-fragmentado do objeto de
estudo. A proposta do ensino por meio dos gêneros textuais valoriza o uso de textos
autênticos na sala de aula, de maneira a melhor preparar o aluno de francês a lidar com a
língua em seus mais diversos usos no dia-a- dia. O uso de material não autêntico acaba
dificultando não apenas a compreensão do texto, que perde elementos contextuais e
cotextuais que facilitam o seu entendimento, mas também a produção de textos semelhantes,
já que os textos fabricados dificilmente são adaptáveis ou eficientes para o uso real da língua.
Ensinar francês como língua estrangeira por um viés estreitamente ligado às práticas sociais
como é o caso do ensino por meio de gêneros textuais, requer do professor além de uma
compreensão bastante aprofundada dos elementos contextuais, discursivos e linguísticos,
uma didática diferenciada dos textos.
Este curso permitirá compreender todas as etapas de trabalho com os gêneros textuais, tal
como proposto pela engenharia didática genebrina: a) a construção do modelo didático, que
tem como princípio norteador descrever as características do gênero a ser ensinado de forma
que o professor possa apreender o fenômeno complexo da aprendizagem de um gênero; b) a
criação de sequência didática do gênero eleito com vistas a melhorar as práticas de linguagem
dos alunos.
As sequências que os professores vão elaborar permitirão confrontar os alunos aos textos
sociais em uso, em oposição aos textos fabricados de que muitos materiais didáticos de
ensino do francês se servem como objeto de ensino. Os módulos de aprendizagem que serão
construídos pelos professores terão como princípio norteador a reflexão sobre as práticas de
linguagem em sua forma mais complexa.
Os professores terão a possibilidade de aplicar suas sequências e poderão refletir sobre seu
uso em sala de aula, avaliando a necessidade de torná-las mais eficazes e mais significativas
para o seu contexto de ensino.

BIBLIOGRAFIA
BAKHTIN, M./ VOLOSHINOV, V. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BRONCKART, J-P. Atividade de linguagem, textos e discursos. Por um Interacionismo sócio-discursivo. SP: Educ, 1999.
BRONCKART, J. P. Genres textuels/discursifs et enseignement des langues. Recherche et Applications : Le Français dans le monde, n. 58, julho 2015.
DE PIETRO, Jean-François; SCHNEUWLY, Bernard. Le modèle didactique du genre : un concept
de l’ingénierie didactique. Les cahiers Théodile no 3 (janvier 2003), pp : 27 – 52
DIONÍSIO, Angela; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.) Gêneros
Textuais & Ensino. Rio de Janeiro: Editora Lucerna. 2002.
LOUSADA, E. G. A abordagem do interacionismo sociodiscursivo para a análise de textos.
Abordagens metodológicas em estudos discursivos. São Paulo: Paulistana, 2010.
MACHADO, A. R et al. O ensino e a aprendizagem de gêneros textuais. Campinas: Mercado
de Letras, 2009
MELÃO, P. A.; LOUSADA, E. G. As contribuições do gênero textual anúncio publicitário para o
ensino- aprendizagem do francês: a capacidade de argumentar e a variedade linguística e
cultural através da linguagem verbal e visual. Revista Moara, n.42, jul.-dez. 2014
ROCHA, S. M; ANEZ, R. O; MELÃO, P. A. Le fait divers et le récit de voyage : deux genres
textuels pour le développement de la production écrite en FLE. In : LOUSADA, E. G;
BRONCKART, J. P. Genres textuels/discursifs et enseignement des langues. Recherche et
Applications : Le Français dans le monde, n. 58, julho 2015.
SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. Gêneros Orais e Escritos na Escola. Campinas:
Mercado de Letras. 2004
REGO, T. C. Vygotsky. Uma Perspectiva Histórico-Cultural da Educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
VYGOTSKY, L. S. Psicologia Pedagógica. Edição Comentada. Porto Alegre: Artmed, 2003.
VYGOTSKY, L.S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Carga Horária:

45 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Suélen Maria Rocha


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP