82539 - Didática do Francês: ensino e aprendizagem a partir de gêneros textuais |
Período da turma: | 15/03/2018 a 28/06/2018
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Descrição: | O ensino por meio de gêneros à luz do interacionismo sócio discursivo propõe que toda a
produção de texto, sejam eles orais ou escritos, se faça a partir de textos presentes nas práticas sociais em uso, significativos para os alunos, procurando evidenciar a diversidade textual inerente a todo gênero, por meio de um ensino planejado em torno de módulos de forma contextualizada, com vistas a um ensino intensivo e não-fragmentado do objeto de estudo. A proposta do ensino por meio dos gêneros textuais valoriza o uso de textos autênticos na sala de aula, de maneira a melhor preparar o aluno de francês a lidar com a língua em seus mais diversos usos no dia-a- dia. O uso de material não autêntico acaba dificultando não apenas a compreensão do texto, que perde elementos contextuais e cotextuais que facilitam o seu entendimento, mas também a produção de textos semelhantes, já que os textos fabricados dificilmente são adaptáveis ou eficientes para o uso real da língua. Ensinar francês como língua estrangeira por um viés estreitamente ligado às práticas sociais como é o caso do ensino por meio de gêneros textuais, requer do professor além de uma compreensão bastante aprofundada dos elementos contextuais, discursivos e linguísticos, uma didática diferenciada dos textos. Este curso permitirá compreender todas as etapas de trabalho com os gêneros textuais, tal como proposto pela engenharia didática genebrina: a) a construção do modelo didático, que tem como princípio norteador descrever as características do gênero a ser ensinado de forma que o professor possa apreender o fenômeno complexo da aprendizagem de um gênero; b) a criação de sequência didática do gênero eleito com vistas a melhorar as práticas de linguagem dos alunos. As sequências que os professores vão elaborar permitirão confrontar os alunos aos textos sociais em uso, em oposição aos textos fabricados de que muitos materiais didáticos de ensino do francês se servem como objeto de ensino. Os módulos de aprendizagem que serão construídos pelos professores terão como princípio norteador a reflexão sobre as práticas de linguagem em sua forma mais complexa. Os professores terão a possibilidade de aplicar suas sequências e poderão refletir sobre seu uso em sala de aula, avaliando a necessidade de torná-las mais eficazes e mais significativas para o seu contexto de ensino. BIBLIOGRAFIA BAKHTIN, M./ VOLOSHINOV, V. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992. BRONCKART, J-P. Atividade de linguagem, textos e discursos. Por um Interacionismo sócio-discursivo. SP: Educ, 1999. BRONCKART, J. P. Genres textuels/discursifs et enseignement des langues. Recherche et Applications : Le Français dans le monde, n. 58, julho 2015. DE PIETRO, Jean-François; SCHNEUWLY, Bernard. Le modèle didactique du genre : un concept de l’ingénierie didactique. Les cahiers Théodile no 3 (janvier 2003), pp : 27 – 52 DIONÍSIO, Angela; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.) Gêneros Textuais & Ensino. Rio de Janeiro: Editora Lucerna. 2002. LOUSADA, E. G. A abordagem do interacionismo sociodiscursivo para a análise de textos. Abordagens metodológicas em estudos discursivos. São Paulo: Paulistana, 2010. MACHADO, A. R et al. O ensino e a aprendizagem de gêneros textuais. Campinas: Mercado de Letras, 2009 MELÃO, P. A.; LOUSADA, E. G. As contribuições do gênero textual anúncio publicitário para o ensino- aprendizagem do francês: a capacidade de argumentar e a variedade linguística e cultural através da linguagem verbal e visual. Revista Moara, n.42, jul.-dez. 2014 ROCHA, S. M; ANEZ, R. O; MELÃO, P. A. Le fait divers et le récit de voyage : deux genres textuels pour le développement de la production écrite en FLE. In : LOUSADA, E. G; BRONCKART, J. P. Genres textuels/discursifs et enseignement des langues. Recherche et Applications : Le Français dans le monde, n. 58, julho 2015. SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. Gêneros Orais e Escritos na Escola. Campinas: Mercado de Letras. 2004 REGO, T. C. Vygotsky. Uma Perspectiva Histórico-Cultural da Educação. Petrópolis: Vozes, 1995. VYGOTSKY, L. S. Psicologia Pedagógica. Edição Comentada. Porto Alegre: Artmed, 2003. VYGOTSKY, L.S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001. VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2000. |
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Carga Horária: |
45 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Suélen Maria Rocha |
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