Atividade

82773 - Exercícios de Desenho de Observação

Período da turma: 19/03/2019 a 25/06/2019

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: - OBJETIVOS:
Na primeira metade do curso pretende-se introduzir ao aluno o contato diversas técnicas, bem como de exemplos destes na História da Arte. A partir dessa etapa pretende-se estimular o desenvolvimento de projeto poéticos individuais, observando o interesse dos alunos, tais técnicas serão aprofundadas, levando-os a utilizar a linguagem do desenho como forma de expressão pessoal.

- EMENTA:
As aulas serão desenvolvidas em torno das seguintes atividades:
• Desenhos de observação de objetos, da paisagem e da figura humana;
• Análise dos trabalhos feitos em aula
. Análise das obras de artistas consagrados, por meio de exemplos significativos de desenhos através da História da Arte;
• Visitas a museus ou exposições.
Serão abordadas questões como:
• Linear e pictórico;
• Plano e profundidade;
• Forma fechada e forma aberta;
• Luz e sombra;
• Concisão;
• Movimento;
• Gestualidade;

- AVALIAÇÃO
Análise dos trabalhos desenvolvidos e frequência mínima de 85%.

- BIBLIOGRAFIA
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BRASSAï. Conversas com Picasso. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2000.
CÉZANNE, Paul. Correspondência. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
Gespräche mit Cézanne. Zürich, 1982.
DOSSI, Barbara. Albertina Sammlungsgeschichte und Meisterwerke. München, New York: Prestel Verlag, 1998.
GOMBRICH, E.H.. A História da Arte. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1978.
_______. Arte e Ilusão, um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
GREENBERG, Clement. Arte e Cultura. São Paulo, Editora Ática, 1996.
HASKELL, Barbara. Agnes Martin. New York: Whitney Museum of American Art, Harry N. Abrams, 1992.
JANSSEN, Hans. Richard Serra Drawings 1969-1990, Catalogue Raisonné. Bern: Benteli Verlag.
JONES, Jasper. Ziele auf maximale Schwierigkeit bei Bestimmen dessen, was passiert ist. Basel: Verlag der Kunst Dresden, 1995.
KLEE, Paul. Diários. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
MATISSE, Henri. Escritos e reflexões sobre arte. Povoa do Varzim: Editora Ulissea, 1972.
MUBARAC, Luiz Claudio. Anotações sobre o desenho do corpo e a anatomia. São Paulo: Narval, 2013.
SALSTEIN, Sonia. No vazio do mundo – Mira Schendel. São Paulo: Marca D’Água, 1996.
WÖLFFLIN, Heinrich. Conceitos fundamentais da História da Arte. 4a edição. São Paulo, Martins Fontes, 2000.

Carga Horária:

60 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 23
 
Ministrantes: Marcia Cymbalista
Marco Francesco Buti


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP