Atividade

82795 - Reflexão e práticas em artes visuais

Período da turma: 12/09/2018 a 28/11/2018

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: NOME DA DISCIPLINA: Reflexão e práticas em artes visuais
CURSO: “Ateliê de artes para crianças”


PROGRAMA

- OBJETIVOS:
O curso tem como proposta estimular a produção em artes visuais por meio da apresentação de diversas técnicas e procedimentos artísticos, de atividades de apreciação e de conversas sobre arte e cultura visando a construção de uma poética pessoal.

- CONTEÚDO:
As aulas serão desenvolvidas em torno das seguintes áreas:
• Desenhos
• Pintura
• Escultura
• Cerâmica
• Marcenaria
• Multimídia
Serão realizadas visitas a museus e exposições.



- BIBLIOGRAFIA
BARBOSA, Ana Mae. Arte educação no Brasil: das origens ao modernismo. São Paulo, Perspectiva, 1978.
_____ Recorte e colagem, influência de John Dewey no ensino de Arte no Brasil. São Paulo, Cortez, 1982.
_____ A imagem no ensino de Arte. São Paulo, Perspectiva, 1991.
_____ John Dewey e o ensino de arte no Brasil, São Paulo, Cortez, 2001.
_____ (org). Inquietações e mudanças no ensino da arte.São Paulo: Cortez, 2002.
BARBOSA Ana Mae e SALES, Heloisa Margarido (orgs.). O ensino da arte e sua história, São Paulo, MAC/USP, 1990.
CUNHA, Susana Rangel Vieira (org). Com, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre: Mediação,1999.
DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. São Paulo: Scipione, 1989.
FERRAZ, Maria Heloisa C. de T. & REZENDE E FUSARI, Maria F. de. Arte na educação escolar. São Paulo, Cortez, 1991.
FRANGE, Lucimar Bello. Noemia Varela e a Arte, Belo Horizonte, C/Arte, 2001.
INEP. Escolinha de Arte do Brasil, Coordenação de Augusto Rodrigues, Brasília, 1980.
LOWENFELD,V.,Brittain, W. L. Desenvolvimento da capacidade criadora.
São Paulo: Mestre Jou, 1970.

MACHADO, Regina. Acordais: fundamentos teórico-poéticos da arte de contar
histórias. São Paulo: DCL, 2004.

MARINHO, V. M., Queiroz, L.R.S. Contexturas: o ensino das artes em
diferentes espaços. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2005.

MÈREDIEU, Florence. O desenho infantil.São Paulo: Cultrix, 1991.

PIMENTELl, Lucia G. Som, gesto, forma e cor: dimensões da arte e seu
ensino.Belo Horizonte: C/Arte, 1996.

READ, H. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Carga Horária:

21 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Dália Rosenthal


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP