83457 - Pedagogia e Aprendizagem em Plataformas Digitais |
Período da turma: | 01/10/2018 a 15/11/2018
|
||||
|
|||||
Descrição: | A ação de formação encontra-se organizada em duas unidades temáticas que serão desenvolvidas
sequencialmente. I. NOVOS AMBIENTES DIGITAIS E PARADIGMAS EDUCACIONAIS EMERGENTES 1. eLearning, educação online, educação aberta, em rede e personalizada. 2. Os ambientes digitais de blended (e)-learning. 3. Blended (e)learning e o diálogo entre diferentes abordagens pedagógicas, modelos e tecnologias digitais. 4. Ensinar e aprender em ambientes virtuais de aprendizagem. II. MODELOS DE APRENDIZAGEM EM PLATAFORMAS DIGITAIS 1. Modelos em EaD e eLearning: conceções, desafios e potencialidades. 2. Modelos promotores de interação em comunidades de aprendizagem 3. Modelos de aprendizagem pela resolução de problemas. 4. O Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta REFERÊNCIAS: A ação está organizada de forma a facilitar e estimular o processo de aprendizagem e a reflexão crítica sobre os saberes. BIBLIOGRAFIA DISPONÍVEL NO SISTEMA DE GESTÃO DE APRENDIZAGEM Tópico O GOMES, M. J. (2006). Portefólios digitais: revisitando os princípios e renovando as práticas. Actas do VII Colóquio sobre questões curriculares. Braga: CIED, pp. 295-306. TEMA 1- NOVOS AMBIENTES DIGITAIS E PARADIGMAS EDUCACIONAIS EMERGENTES a) Proceda à leitura do texto Inovação Pedagógica para a sustentabilidade da educação aberta e em rede pp. 4-14 de Paulo Dias (disponível na plataforma) b) Proceda à leitura do texto eLearning, Educação Online e Educação Aberta: Contributos para uma reflexão teórica, pp.253-269 de Luísa Aires (disponível na plataforma) c) Proceda à leitura do texto eLearning: Reflexões sobre Cenários de aplicação, pp. 1-9 de Vítor Gonçalves (disponível na plataforma) d) Proceda à leitura do texto Aprender e Ensinar a Distância, pp. 1-13 de Maria de Fátima Goulão (disponível na plataforma) TEMA 2- MODELOS DE APRENDIZAGEM EM PLATAFORMAS DIGITAIS a) Proceda à leitura do texto Modelos de Aprendizagem em Ambientes Virtuais, pp.503-512 de Manuel Meirinhos & António Osório (disponível na plataforma) b) Proceda à leitura do texto 80:20 for emoderators pp.145-153 de Gilly Salmon (disponível na plataforma) c) Proceda à leitura do texto Critical Inquiry in a Text-Based Environment: Computer Conferecing in Higher Education pp.87-105 de Randy Garrison, Terry Anderson & Walter Archer (disponível na plataforma) d) Proceda à leitura do texto Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta pp.10-41 de Alda Pereira et al. (disponível na plataforma) BIBLIOGRAFIA FAERBER, R. (2002). LE GROUPE D'APPRENTISSAGE EN FORMATION À DISTANCE: SES CARACTÉRISTIQUES DANS UN ENVIRONNEMENT VIRTUEL. IN FRANÇOIS LAROSE, F. & KARSENTI, T.(EDS.) LA PLACE DES TIC DANS LA FORMATION INITIALE ET CONTINUE. SHERBROOKE, EDITIONS DU CRP, 99-128. GARRISON, D., ANDERSON, T. & ARCHER, W. (2000). CRITICAL INQUIRY IN A TEXT- BASED ENVIRONMENT: COMPUTER CONFERENCING IN HIGHER EDUCATION. THE INTERNET AND HIGHER EDUCATION, 2 (2-3), 87-105. GARRISON, D. & ANDERSON, T. (2005). EL E-LEARNING EN EL SIGLO XXI. INVESTIGACIÓN E PRÁCTICA. BARCELONA: OCTAEDRO. HANNAFIN, M., LAND, S. & OLIVER, K. (1999). OPEN LEARNING ENVIRONMENTS: FOUNDATIONS, METHODS AND MODELS. IN REIGELUTH, C., INSTRUCTIONAL-DESIGN THEORIES AND MODELS: A NEW PARADIGM OF INSTRUCTIONAL THEORY. UNIVERSITY OF GEORGIA: LAWRENCE ERLBAUM ASSOCIATES, PP. 115-140. JONASSEN, D. (1999). DESIGNING CONSTRUCTIVIST LEARNING ENVIRONMENTS. IN REIGELUTH, C., INSTRUCTIONAL-DESIGN THEORIES AND MODELS: A NEW PARADIGM OF INSTRUCTIONAL THEORY. PENNSYLVANIA STATE UNIVERSITY: LAWRENCE ERLBAUM ASSOCIATES, PP. 215-239. MIRANDA, G. (ORGS.) (2009). ENSINO ONLINE E APRENDIZAGEM MULTIMÉDIA. LISBOA: RELÓGIO D´ÁGUA. MONTEIRO, A., MOREIRA, J. A. & ALMEIDA, A.C. (ORGS.) (2012). EDUCAÇÃO ONLINE: PEDAGOGIA E APRENDIZAGEM EM PLATAFORMAS DIGITAIS. SANTO TIRSO: DEFACTO EDITORES. MONTEIRO, A., MOREIRA, J.A., & LENCASTRE, J.A. (ORGS.) (2015). BLENDED (E)LEARNING NA SOCIEDADE DIGITAL. COLEÇÃO DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS, 5, WHITEBOOKS: SANTO TIRSO. MOREIRA, J. A., & MONTEIRO, A. (COORD.) (2012). ENSINAR E APRENDER ONLINE COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS. PORTO: PORTO EDITORA. MOREIRA, J.; BARROS, D., & MONTEIRO, A. [COORD.] (2014). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ELEARNING NA WEB SOCIAL. WH!TE BOOKS: SANTO TIRSO. SALMON, G. (2000). E-MODERATING. THE KEY TO TEACHING AND LEARNING ONLINE. LONDON: KOGAN PAGE. SALMON, G. (2004). E-ACTIVIDADES. EL FACTOR CLAVE PARA UNA FORMACIÓN EN LÍNEA ACTIVA. BARCELONA: EDITORIAL UOC. |
||||
Carga Horária: |
40 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 100 | ||||
Ministrantes: |
José Antônio Marques Moreira Jose Dutra de Oliveira Neto |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |