Atividade

83917 - Curso de Conversação e Produção de Texto em Português para Estrangeiros Nível B

Período da turma: 14/08/2018 a 04/12/2018

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Descrição: Objetivos:
Desenvolver habilidades comunicativas.
Adquirir estruturas fonético-fonológicas e lexicais em língua oral e escrita.
Adquirir estruturas morfossintáticas em língua oral e escrita.

Público-alvo:
Estudantes regularmente matriculados nas unidades da USP, com conhecimento de estruturas gramaticais em português e sem conhecimento de estruturas gramaticais em espanhol, que já estão se desenvolvendo nas habilidades de recepção e produção de textos orais (predominantemente falantes de alemão, francês, inglês, italiano e outras línguas indo-europeias).

Estratégias:
Produção oral individual ou em grupo, acompanhada de sistematização de conteúdo por parte do professor.
Produção escrita individual e exercícios de gramática aplicada.

Avaliação:
Apresentação oral individual: 6,0
Exercícios de produção escrita: 2,0
Participação em aula (aferida pelo número de presenças): 2,0

GRAMÁTICA:
CUNHA,C. Gramática do português contemporâneo. Edição de bolso. Rio de Janeiro: Lexicon: Porto Alegre: L&PM, 2008.Organização de Cilene da Cunha Pereira.

LIVRO DE CONJUGAÇÃO DE VERBOS:
RYAN, M. A. F. C. Conjugação dos verbos em português. Prático e eficiente. 8. ed., São Paulo: Ática, 1991, 176 p.

DICIONÁRIO MONOLÍNGUE:
HOUAISS, Antonio. Míni dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001
Versão on-line: http://www.dicio.com.br/houaiss/

Conteúdo
1 Habilidades comunicativas
Apresentar; cumprimentar; agradecer; desculpar-se; fazer solicitação.
Descrever pessoas, animais, espaço doméstico e hábitos.
Comunicar-se por telefone e por e-mail.
Narrar fatos do cotidiano.
Formular desejo e ordem.
Reproduzir o discurso de outras pessoas.
Comparar fatos e situações.


2 Estruturas lexicais
Relações familiares; atividades profissionais e de lazer; nacionalidades.
Constituição física de pessoas e animais; vestuário; estados de espírito.
Divisão interna de ambiente doméstico; alimentos; produtos de higiene e limpeza.
Constituição do mundo lusófono.
Traçado urbano e equipamentos culturais na cidade de São Paulo.
Carreira e atividades acadêmicas.
Regiões e naturalidades brasileiras.
Lazer e cultura.
Unidades da USP e traçado da Cidade Universitária.


3 estruturas fonético-fonológicas
Vogais e consoantes do português, e sua representação gráfica.
Entoação das frases declarativa, interrogativa.
Pronúncia do português em regiões do Brasil.

4 Estruturas morfossintáticas
Flexão e uso de formas verbais para expressão fatos no presente (presente do indicativo, verbo estar + gerúndio e pretérito perfeito composto do indicativo).
Flexão e uso de formas verbais para expressão de fatos no passado (pretérito perfeito simples, pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo, verbo estar + gerúndio). Flexão e uso de formas verbais para expressão do futuro (ir + infinitivo).
Flexão e uso de substantivos, adjetivos; artigos, numerais; pronomes demonstrativos, indefinidos, pessoais e possessivos.
Prefixação e sufixação, comparação e grau em substantivos, adjetivos e advérbios.
Uso de advérbios, locuções adverbiais e locuções adjetivas.
Uso de preposições e de conectivos coordenativos introdutórios das orações aditiva e alternativa.
Flexão e uso de formas verbais para expressão do desejo, pedido e ordem no presente (presente do subjuntivo) e passado (pretérito perfeito do subjuntivo).
Uso dos conectivos coordenativos na oração adversativa, explicativa e conclusiva.
Uso dos conectivos introdutórios da oração substantiva (conjunções integrantes; pronomes e advérbios interrogativos).
Uso dos conectivos subordinativos introdutórios da oração adjetiva (pronomes e advérbios relativos).
Uso dos conectivos subordinativos introdutórios das orações adverbiais comparativas e temporais.
Uso da voz passiva analítica.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Paola de Souza Mandalá


 
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