Atividade

84053 - Inglês em Contexto Acadêmico

Período da turma: 14/08/2018 a 27/11/2018

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Título do Curso Inglês em Contexto Acadêmico
Ministrante(s) Profa. Dra. Angela Corte

Público- alvo Alunos USP da Pós-Graduação e da Graduação

Carga horária 42 horas

Modalidade (X) Presencial ( ) Semi-presencial ( ) A distância
Período de oferecimento 2º semestre de 2018

Objetivos Gerais Desenvolver a competência comunicativa (ouvir, falar, ler e escrever) em
nível de usuário independente e avançado de língua inglesa em eventos
comunicativos orais e escritos em contextos acadêmicos.
Objetivos Específicos
a) desenvolver a autonomia do aluno para que seja responsável por sua
própria aprendizagem e para que continue aprendendo mesmo após o
término do curso formal;
b) ajudar o aluno a desenvolver estratégias de aprendizagem necessárias
para as interações em eventos orais e escritos em contexto acadêmico;
c) integrar as habilidades linguísticas (falar, ouvir, ler e escrever) para uso
comunicativo em situações inerentes ao contexto acadêmico;
d) criar oportunidades para que o aluno tenha acesso a materiais
autênticos que possibilitem sua familiarização com diferentes gêneros
discursivos relativos a eventos orais e escritos praticados em contexto
acadêmico;
e) favorecer a compreensão de culturas diferentes e o respeito à
diversidade.

Justificativa
As interações escritas e orais em língua inglesa ocorrem com maior
frequência no contexto acadêmico e universitário. O processo de
internacionalização da Universidade de São Paulo demanda alunos que
sejam capazes de interagir com professores e alunos estrangeiros por
meio da língua inglesa. Este curso vem preencher uma lacuna no sentido
de auxiliar o aluno USP a desenvolver letramento acadêmico em inglês,
necessário para participar de eventos comunicativos nacionais e
internacionais.

Conteúdo Programático
O participante aprenderá neste curso:
 Expressar opinião em eventos orais e escritos;
 Concordar e discordar de opinião alheia;
 Usar mecanismos de ênfase, repetição, perguntas retóricas e/ou
paráfrase em eventos comunicativos orais e escritos;
 Dar e receber sugestões;
 Fazer apresentação oral de trabalho acadêmico, enfocando
etapas da elaboração: introdução, desenvolvimento e conclusão;
 Fazer e responder perguntas sobre um determinado assunto;
 Solicitar esclarecimentos ou mais informações acerca de um
assunto;
 Lidar com perguntas embaraçosas;
 Fazer anotações durante as aulas e palestras;
 Perceber hedgings (palavras ou expressões que denotam
incerteza ou precaução) em eventos comunicativos;
 Usar marcadores do discurso em eventos comunicativos orais e
escritos;
 Predizer e inferir em interações;
 Usar e perceber estratégias de polidez na comunicação;
 Focar a compreensão oral na informação redundante dada pelo
falante;
 Usar dicionários para esclarecimento de dúvidas ao compreender
e elaborar textos acadêmicos.

Metodologia
As interações comunicativas frequentes no contexto universitário e
acadêmico serão enfatizadas, considerando o processo de ensinoaprendizagem
contínuo, permanente, construído no convívio entre
pares, por meio de atividades didáticas que sejam experiências
significativas e relevantes para os alunos, levando em conta suas
necessidades e objetivos de aprendizagem específicos.


Avaliação
O participante será avaliado de forma contínua por meio de atividades e
tarefas desenvolvidas ao longo do curso, envolvendo:
a) uma apresentação oral;
b) uma atividade de compreensão;
c) produção de um resumo acadêmico;
d) tarefas de casa;
e) auto avaliações e/ou avaliações de pares.
Critérios para aprovação Será aprovado no curso o aluno que obtiver, no mínimo, a média final
7,0.

Frequência mínima
O participante deverá ter, no mínimo, 75% de frequência às aulas
ministradas.
Oferecimento Às terças-feiras –das 14h às 17h
Número de vagas por turma 20 vagas.
Pré-Requisitos a) estar regularmente matriculado em um curso de pós-graduação ou
graduação da USP;
b) ter, no mínimo, o nível B1 do Quadro Comum Europeu de Referências
para Línguas;
c) ter sido aprovado no aprovado no teste de nível oferecido pelo Centro
de Línguas ou apresentar algum certificado reconhecido
internacionalmente que comprove o conhecimento de inglês exigido.

Teste de Nível
Será oferecido teste de nível

Bibliografia
O material do curso será elaborado pela professora com base nas
necessidades dos alunos e objetivos de aprendizagem, seguindo a
metodologia do ensino de inglês para fins acadêmicos.

Bibliografia Complementar
ANDERSON, Kenneth. & MACLEAN, Joan. Study Speaking. CUP, 2004.
LYNCH, Tony. Study Listening. CUP, 2004
MCCARTHY Michael & O’DELL, Felicity. English Vocabulary in Use-
Advanced with CD Rom and answers. Cambridge University Press, 2010.
SHOVEL, Martin. Making Sense of Phrasal Verbs. Cassel.
SWAN, Michael e WALTER, Catherine. Oxford English Grammar Course –
Advanced. Oxford University Press, 2011.

Informação Relevante
O curso será ministrado em inglês.

Carga Horária:

42 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Angela Cristina de Oliveira Corte


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP