84449 - Ana Cristina Cesar - “A voz do espelho dos meus olhos” |
Período da turma: | 09/06/2018 a 23/06/2018
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Descrição: | Objetivos:
O presente curso propõe compartilhar a leitura e a escuta de poemas de Ana Cristina Cesar explorando os ritmos instaurados, pesquisando o que nos afeta, o que nos inquieta, em como partilhar, em como tornar político esse ato. A intenção não será um acesso ao sentido, mas um acesso do sentido, afastando assim os riscos de uma transcendência que faria do poético uma busca – e o encontro - de um objeto ideal. Aproximaremos da definição de Nancy em Resistência da poesia: “Poesia não tem exatamente um sentido, mas, antes o sentido do acesso a um sentido a cada vez ausente e adiado. O sentido da ‘poesia’ é um sentido sempre por fazer”. Justificativa: Estudar uma poética da modernidade brasileira, a de Ana Cristina Cesar, cuja voz, embora pequena - por ser em poesia e por ser de uma mulher -, afeta, tal qual “coração selvagem” e, através de leituras de poemas e de textos condutores de nossa pesquisa, poder mostrar a pulsão do(s) ritmo(s), estabelecendo diálogos com outras poéticas e com outras leituras a partir desse espaço de discussão, tornando possível um viés de partilha da voz e do ritmo. Conteúdo: 1. Leitura e análise de alguns poemas de Inéditos e Dispersos – abordaremos um conjunto de poemas que trazem uma data: 2.10.1972. 2. Leitura e análise de luvas de pelica. 3. Leitura e análise de alguns poemas de a teus pés com ênfase em “travelling”. BIBLIOGRAFIA: BOSI, Viviana. "À mercê do impossível" in Ana Cristina Cesar - poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. Bosi, Viviana; FALEIROS, Álvaro & ZULAR, Roberto (orgs.). Sereia de Papel - Visões de Ana Cristina Cesar. Rio de Janeiro: Eduerj, 2015. CESAR, Ana Cristina. Poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. _____________. Crítica e Tradução. São Paulo: Ática e IMS, 1999. ____________. Correspondência Incompleta. Rio de Janeiro: Aeroplano e IMS, 1999. ____________. Antigos e soltos - poemas e prosas da pasta rosa. Organização de Viviana Bosi. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2008. DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka. Para uma literatura menor. Trad. Rafael Godinho. Lisboa: Assírio e Alvim, 2003. DERRIDA, Jacques. A Escritura e a Diferença. São Paulo: Perspectiva, 2002. _________________. Torres de Babel. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006. _________________. O monolinguismo do outro. Belo Horizonte: Chão da Feira, 2016. ________________. Margens da Filosofia. Campinas: Papirus, 1991. DOLAR, Mladen. "A política da voz". In: Revista Literatura e Sociedade 19, 2014. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ls/article/view/97234/96278 _____________. “A Ética da Voz”. In: Revista Literatura e Sociedade 18, 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ls/article/view/95929. ____________. “O objeto voz”. In: Prometeus – Filosofia em Revista- Viva Vox. Sergipe: Universidade Federal de Sergipe. Ano 5, 2012. FLORES, V. N. “Sujeito da enunciação: singularidade que advém da sintaxe da enunciação” in: D.E.L.T.A., 29:1, 2013, p. 95-120. HARAWAY, Donna; KUNZRU, Hari. Tomaz Tadeu (org.). Antropologia do Ciborgue – as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Aitêntica, 2009. (Mimo). MALUFE, Annita Costa. Poéticas da imanência: Ana Cristina Cesar e Marcos Siscar. Rio de Janeiro: 7 Letras/FAPESP, 2011. MASAGÃO, Andrea Menezes. Habitats. Campinas: Mercado de Letras, 2013. MESCHONNIC, Henri. Linguagem ritmo e vida. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2006. __________________. Manifesto em defesa do ritmo. Trad. Cícero Oliveira. São Paulo: Chão de Feira, 2015. NANCY, Jean-Luc. À escuta. Trad. Fernanda Bernardo. Belo Horizonte: Edições Chão da Feira, 2014. _____________. “Fazer, a poesia”. In: Resistência da poesia. Trad. Bruno Duarte. Lisboa: Vendaval, 2005. NOVARINA, Valère. Diante da palavra. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009. (trad. publicada na revista Folhetim, nº15, Rio de Janeiro: Teatro do pequeno gesto, out. dez. 2002. Disponível: http://www.ingresso.ufu.br/sites/default/files/certificacao/Teatro_Diante_Da_Palavra_Valere_Novarina.pdf PORGE, Erik. Voz do Eco. Campinas: Mercado de Letras, 2014. RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução: Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO Experimental / Editora 34, 2005. _________________. “O dissenso”. In. Novaes, Adauto (org.). A crise da Razão. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 367-382. _________________. O inconsciente estético. Trad. Mônica Costa Netto. São Paulo: Editora 34, 2009. _________________. Políticas da escrita. Trad. Raquel Ramalhete [et al]. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. SISCAR, Marcos. Ana Cristina Cesar. Rio de Janeiro: Eduerj, 2012. VIVEIROS DE CASTRO, E. A inconstância da alma selvagem. São Paulo: CosacNaify, 2002. _____________________. Metafísicas canibais. São Paulo: CosacNaify n-1 edições, 2015. VIVÈS, J.M. “A Pulsão invocante e os destinos da voz”. Psicanálise & Barroco em Revista, v. 7, n.1, p. 187 disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Jean_michel_Vives/publication/49600478_INVOCATORY_DRIVE_AND_DESTINATIONS_VOICE/links/57b57f0308aeaab2a1045dab/INVOCATORY-DRIVE-AND-DESTINATIONS-VOICE.pdf ZULAR, Roberto. "Luto, Antropofagia e a Comunidade como Dissenso" in: https://www.academia.edu/15264052/LUTO_ANTROPOFAGIA_E_A_COMUNIDADE_COMO_DISSENSO. _______________. "Sereia de papel (algumas anotações sobre a escrita e a voz em Ana Cristina Cesar" in: Sereia de Papel - Visões de Ana Cristina Cesar. Rio de Janeiro: Eduerj, 2015. _______________. "Apresentação" - Dossiê voz - revista Literatura e Sociedade 18, 2014. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ls/issue/view/7053 ______________. "Apresentação" - A voz como limiar - revista Literatura e Sociedade 19, 2014. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ls/issue/view/7302 ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. São Paulo: CosacNaify, 2007. _____________. Escritura e Nomadismo. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005. |
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Carga Horária: |
6 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 56 | ||||
Ministrantes: |
Vivian Steinberg |
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