Atividade

8507 - Análise funcional na situação clínica

Período da turma: a

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Professor Responsável: Gerson Aparecido Yukio Tomanari

Horas Totais: 60 horas

EMENTA:

1.Análise Funcional: uma revisão do conceito.
2.Métodos de avaliação e diagnóstico, observação, entrevista e medidas utilizadas na literatura.
3.Análise do processo: formação de classes de respostas.
4.A seleção de comportamentos funcionalmente equivalentes e as implicações em casos clínicos.
5.Aplicação e elaboração de estratégias para intervenção em contextos complexos.

OBJETIVOS

Ao final do curso o aluno, enquanto terapeuta, deverá analisar comportamento, distinguir termos do behaviorismo radical, diferenciando-os de outras abordagens, definir procedimentos para várias situações, aplicar medidas de comportamento e saber construí-las, determinar relações funcionais e explicar a racional subjacente em casos clínicos.

BIBLIOGRAFIA:

Banaco, R.A. (org.) (1997) Sobre Comportamento e Cognição: Aspectos Teóricos , Metodológicos e de Formação em Análise do Comportamento e Terapia Cognitiva. São Paulo: ARBytes.

Delitti, M. (org) (1997) Comportamento e Cognição: A Prática da Análise do Comportamento e da Terapia Cognitivo-comportamental. São Paulo: ARBytes.
Ferster, C.; Culbertson e Boren. Princípios do Comportamento. São Paulo: Ucitec (tradução do original americano).

Kolenberg, R.J. e Tsai, M. (1991) Functional Analytic Psychoterapy: Creating Intenses and Curative Relationships. N New York: Plenum Press.

Skinner, B.F. (1991) Questões Recentes na Análise Comportamental. São Paulo: Papirus. Traduzido por Anita Liberalesco Néri do Original Recent Issues in the Analysis of Behavior, 1989.

Skinner, B.F. (1953) Science and Human Behavior New York: Macmillan. Traduzido em português.

Skinner, B.F. (1969) Contingencies of reinforcement: A Theoretical Analysis. New York: Appleton-Century-Crofts. Traduzido em Português.

Sturmey, P. (1996) Functional Analysis in clinical Psychology. New York: Wiley e sons.

Todorov, J.C. (1985) O Contexto de contingência tríplice na Análise do Comportamento humano. Psicologia: Teoria e Pesquisa, vol.1, p.75-87.

Tourinho, E.Z. (1983) O autoconhecimento na Psicologia Comportamental de B.F. Skinner. Belém: Editora Universitária UFPA.

Carga Horária:

190 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Gerson Aparecido Yukio Tomanari


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP