Atividade

85140 - Viver e viajar em país francófono

Período da turma: 21/08/2018 a 11/12/2018

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Descrição: Com o advento da perspectiva acional, preconizada pelo Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas (Conseil de l’Europe 2001), vemos a preocupação com o ensino de línguas voltado para o agir, em que o aluno de língua estrangeira não é um mero depósito de conhecimento da língua estudada, mas sim um ator social que realiza tarefas (linguajeiras ou não), a fim de atingir seus objetivos comunicativos. Dentre os objetivos de um estudante que vai realizar um intercâmbio universitário em um país francófono, podemos destacar, por exemplo, a tarefa de encontrar um alojamento para sua estadia. Para tanto, ele deve ser capaz de compreender alguns gêneros que circulam nesse meio: anúncios de aluguel de moradia, contrato de aluguel, conversa oral para negociar valores, etc.
Se preparar para alguns dos diversos gêneros com os quais o estudante ou o viajante vai ser confrontado, contribui para que eles aprendam a agir socialmente em FLE de forma mais consciente, dominando melhor não só os elementos discursivos e linguísticos desses gêneros, mas também as dimensões sociolinguísticas e pragmáticas inerentes a toda situação de comunicação (Rosen, 2005).
Nossa proposta vai ao encontro das atuais demandas da sociedade globalizada, em que viagens de intercâmbio estudantil, viagens de negócios, viagens de turismo, etc ocorrem com mais frequência.
O curso objetiva trabalhar habilidades comunicativas em Língua Francesa que permitam aos alunos dominar a língua em situações reais e autênticas de uso do francês, desenvolvendo um comportamento discursivo consciente, a partir da perspectiva dos gêneros textuais. Vários gêneros textuais escritos e orais poderão ser trabalhados nos módulos do curso, tendo em vista as necessidades reais dos alunos que tem a intenção de viajar e/ou viver por períodos curtos ou longos no país estrangeiro.
Os alunos serão confrontados a situações reais durante a aprendizagem para que a linguagem seja usada como uma forma de ação no mundo e aprenderão também a adaptar um gênero textual em função de sua situação de produção particular. Nos módulos estão previstos um trabalho com textos orais/escritos autênticos, permitindo um estudo não só dos elementos lexicais, gramaticais, fonéticos, fonológicos, morfossintáticos e semânticos, mas também de conteúdos culturais necessários a compreensão e a produção dos gêneros que nortearão a progressão do curso.

Pré-requisitos para inscrever-se no curso:
Nível 2 completo – cursos extracurriculares
Nível 1 completo- cursos da graduação
Teste de nível- apto p/ Nível 2

Bibliografia

BAKHTIN, M./ VOLOSHINOV, V. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BRONCKART, J-P. Atividade de linguagem, textos e discursos. Por um Interacionismo sócio-
discursivo. SP: Educ, 1999.
BRONCKART, J. P. Genres textuels/discursifs et enseignement des langues. Recherche et Applications : Le Français dans le monde, n. 58, julho 2015.
CONSEIL DE L’EUROPE (2001). Cadre européen commun de référence pour les langues. Paris, Didier.
LOUSADA, E. G.; ROCHA. S. M.; GUIMARÃES-SANTOS, L. Gêneros orais, projetos didáticos de
gêneros e mobilidade estudantil: perspectivas para ensinar a agir em francês como língua estrangeira. In: BUENO, L.; COSTA-HÜBES, T. C. Gêneros orais no ensino. Campinas: Mercado
de Letras, 2015
SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. Gêneros Orais e Escritos na Escola. Campinas: Mercado de Letras. 2004
ROSEN, E. La mort annoncée des ‘quatre compétences’ - pour une prise en compte du répertoire communicatif des apprenants en classe de FLE. Glottopol, v. 6, n. jul 2005, p. 120-133, 2005. Disponível em: http://www.univ-rouen.fr/dyalang/glottopol/telecharger/numero_6/gpl6_07rosen.pdf.

Carga Horária:

45 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Aline Hitomi Sumiya
Suélen Maria Rocha


 
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