85433 - Reflexões sobre o ingresso na carreira docente em geografia: diálogos entre formação inicial, continuada e prática profissional |
Período da turma: | 01/09/2018 a 15/12/2018
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Descrição: | O curso será ministrado aos sábados, das 10:00 às 13 horas. Haverá 10 encontros, perfazendo 30 horas de atividades presenciais. Seguem os temas dos encontros:
1. Os saberes docentes e a prática profissional 2. As diferentes escalas do planejamento docente 3. O trabalho docente no mundo contemporâneo. 4. Do conteudismo ao raciocínio geográfico 5. Os currículos de geografia e os processos de ensino-aprendizagem. 6. A avaliação no ensino de geografia na educação básica. 7. Interdisciplinaridade e trabalho docente coletivo e colaborativo. 8. Linguagens e novas tecnologias no ensino de geografia. 9. A formação política e o trabalho docente em Geografia. 10. A escola como território e a formação docente em Geografia Referências APPLE, M. W. Educação e Poder. Porto Alegre: Artmed, 2002. AZANHA, J. M. P. Uma ideia de pesquisa educacional. São Paulo: Edusp, 2011. BAITZ, R. Implicação: um novo sedimento a se explorar na Geografia. Boletim Paulista de Geografia. nº 84. São Paulo. 2006. CALLAI, H. C. (Org.) Educação geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Ed. Unijuí, 2014. CARVALHO, D. Metodologia do ensino geográfico. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1925. CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 3ª edição. Campinas, SP: Papirus, 1998. CHAUÍ, M. Cultura e Democracia. São Paulo: Cortez, 2010. CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, nº 2, 1990. CHERVEL, A; COMPÈRE, M. M. As humanidades no ensino. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 25, n. 02, pp. 147-170, 1999. Disponível em: CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002. FOUCAULT, M. A ordem do discurso. 20ª edição. São Paulo: Loyola, 2010. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 38ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 1987. GAUTHIER, C. Por uma teoria da Pedagogia. 3ª edição. IJUI: Ed. Unijuí, 2013. GIROUX, H. A. Cruzando as fronteiras do discurso educacional. Porto Alegre: Artmed, 1999. _ . Escola crítica e política cultural. 2ª edição. São Paulo: Cortez, 2000. GIROTTO, E. D.. MORMUL. N. M. Formação docente e educação geográfica: entre a escola e a universidade. Curitiba: CRV, 2016. GOODSON, I. Tornando-se uma matéria acadêmica: padrões de explicação e evolução. Teoria & Educação. Porto Alegre, n° 2, pp. 230-253, 1990. GONÇALVES, C. W. P. Reflexões sobre Geografia e Educação: notas de um debate. Terra Livre, nº 2, 1987. HELLER, A. O cotidiano e a História. São Paulo: Paz e Terra, 2008. JULIA, D. “A cultura escolar como objeto histórico” In: Revista Brasileira de História da Educação, nº 1, jan./jun. 2001. KIMURA, S. “Território de Luzes e Sombras: a proposta de Ensino de Geografia da CENP” In: Terra Livre, ano 25, v.1, n. 32, São Paulo, jan./jun. 2009. LACOSTE, Y. A Geografia, isso serve, em primeiro lugar, para fazer a Guerra. São Paulo: Ática, 1987. LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. nº 19, Jan./ Fev./ Mar/ 2002. LESTEGÁS, F. R . Concebir la geografia escolar desde uma nueva perspectiva: uma disciplina al servicio de la cultura escolar. Boletim de la A.G.E., nº 33, 2002. MARTINS, J. de S. A sociabilidade do homem simples. São Paulo: Contexto, 2012. McCourt, F. Ei, professor. Rio de Janeiro: Autêntica: 2006. MONBEIG, P. A Geografia no Ensino Secundário. Boletim Geográfico, v.2, nº 26, 1945. _ . Papel e valor do Ensino da Geografia e de sua pesquisa. Boletim Carioca de Geografia, ano VII, nº 1 e 2, Rio de Janeiro, 1954. NÓVOA, A. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. OLIVEIRA, A. U. Geografia e Ensino: Os parâmetros curriculares nacionais em discussão. PISTRAK, M. M. Fundamentos da Escola do Trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2011. PONTUSCHKA, N. N. Geografia, representações sociais e escola pública. Terra Livre, São Paulo, nº 15, 2000. PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA USP. 2008. ROCHA, G. O. R. da. Uma breve história da formação do (a) professor (a) de Geografia no Brasil. Terra Livre, São Paulo, nº 15, 2000. |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Eduardo Donizeti Girotto Marcos de Oliveira Soares |
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