85663 - Harry Potter: caminhos interpretativos |
Período da turma: | 14/09/2018 a 19/10/2018
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Descrição: | Programa:
O curso contará com cinco encontros, cujas descrições se encontram abaixo: Aula 1 “Os personagens-chave de Harry Potter” Apesar de J.K. Rowling ter escrito uma série cujo título traz o nome de um único personagem, a narrativa como um todo não é apenas sobre este único personagem. Dessa forma, discutiremos como Harry Potter, Rony Weasley, Hermione Granger e Alvo Dumbledore foram construídos e como eles são importantes para entendermos a formação do personagem principal. Professora: Beatriz Masson Bibliografia específica CANDIDO, Antonio (et. al.). A Personagem de Ficção. São Paulo: Perspectiva, 2014. (reimpressão da 13a edição). ECCLESHARE, Julia. A guide to Harry Potter novels. Londres: Bloomsbury, 2002. ECO, Umberto. Apocalípticos e Integrados. Tradução de Pérola de Oliveira. São Paulo: Perspectiva, 2015. (reimpressão da 7a edição). ROWLING, J.K. Harry Potter e a pedra filosofal. Tradução de Lia Wyler. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. _____________. Harry Potter e a ordem da fênix. Tradução de Lia Wyler. Rio de Janeiro: Rocco, 2003. _____________. Harry Potter e o enigma do príncipe. Tradução de Lia Wyler. Rio de Janeiro: Rocco, 2005. _____________ . Harry Potter e as relíquias da morte. Tradução de Lia Wyler. Rio de Janeiro: Rocco, 2007. Aula 2 “Harry Potter: herói romanesco” A partir dos pressupostos de Northrop Frye e Joseph Campbell, proporemos um debate sobre como Harry Potter, o personagem, dialoga com a tradição literária do herói romanesco. Professora: Beatriz Masson Bibliografia específica CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. Trad. Adail Ubirajara Sobral. 13. ed. São Paulo, SP: Cultrix, Pensamento, 2010. FRYE, Northrop. The secular scripture: a study of the structure of romance. Massachussetts: Harvard University Press, 1976. ROWLING, J.K. Harry Potter e a pedra filosofal. Tradução de Lia Wyler. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. ____________. Harry Potter e a câmara secreta. Tradução de Lia Wyler. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. ____________, Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban. Tradução de Lia Wyler. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. ____________. Harry Potter e o cálice de fogo. Tradução de Lia Wyler. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. ____________. Harry Potter e as relíquias da morte. Tradução de Lia Wyler. Rio de Janeiro: Rocco, 2007. WOLOSKY, Shira. The Riddles of Harry Potter. New York: Palgrave Macmillan, 2010. Aula 3 “Harry Potter: indivíduo em formação” Tendo em vista a longa tradição narrativa do romance de formação, que já foi debatida por Lukács e Bakhtin, discutiremos como Harry Potter, a série, retoma e revê o tema do indivíduo em formação. Professora: Beatriz Masson Bibliografia específica BAKHTIN, Mikhail. Questões e de literatura e estética. Tradução de Aurora F. Bernardini. São Paulo: Editora Hucitec, 2000. LUKÁCS, Georg. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. Tradução de José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Editora 34, 1967. ROWLING, J.K. Harry Potter e a pedra filosofal. Tradução de Lia Wyler. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. ____________. Harry Potter e a câmara secreta. Tradução de Lia Wyler. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. ____________, Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban. Tradução de Lia Wyler. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. ____________. Harry Potter e a ordem da fênix. Tradução de Lia Wyler. Rio de Janeiro: Rocco, 2003. ____________. Harry Potter e as relíquias da morte. Tradução de Lia Wyler. Rio de Janeiro: Rocco, 2007. Aula 4 “As construções dos masculinos e dos femininos em Harry Potter” À luz dos recentes debates inseridos no campo dos Estudos de Gênero, serão analisadas nessa aula as construções das personagens masculinas e femininas, a forma como se dão suas relações e as expressividades de suas sexualidades. Serão tecidos comentários especialmente acerca das personagens Harry Potter, Hermione Granger, Rony Weasley, Gina Weasley, Lilá Brown, Gilderoy Lockhart e Alvo Dumbledore. Professor: Victor Menezes Bibliografia específica BELL, Christopher E. (Org.) Hermione Granger saves the world: essays on the feminist heroine of Hogwarts. McFarland, 2012. BELL, Christopher E. (Org.) Wizards vs Muggles: essays on identity and the Harry Potter Universe. McFarland, 2016. CAMACCI, Lauren R. “The Prisoner of Gender: Masculinity in the Potter Books”. In. BELL, Christopher E. (Org.) Wizards vs Muggles: essays on identity and the Harry Potter Universe. McFarland, 2016, p. 38-61 Aula 5 “Harry Potter, a crítica literária e a voz do leitor.” Por meio da discussão da recepção tanto da crítica especializada quanto dos leitores reais da série, traçaremos paralelos sobre os significados e valores produzidos e difundidos pela obra em ambas as esferas. Para uma análise mais pontual, também discutiremos sobre o espaço acadêmico e as suas relações com obras artísticas populares e o processo cultural contemporâneo, utilizando Harry Potter como um objeto de estudo. Professores: Beatriz Masson Francisco e Luiz Felipe Baute Bibliografia específica ABRAMO, Bia. Das diferenças entre ler e ver televisão In Folha de São Paulo, 03/07/2005. Disponível em: BLOOM, Harold. Can 35 million book buyers be wrong? Yes. In Wall Street Journal, 2000. Disponível em: BOSCOV, Isabela. Agora acabou In Revista Veja, no 2019, 1o de agosto de 2007, pp. 134-135. ______________. O legado de Harry In Revista Veja, no 2226, 20 de julho de 2007, pp. 131 – 133. BOURDIEU, Pierre. Pierre Bourdieu entrevistado por Maria Andréa Loyola. Rio de Janeiro: EdUERJ. 2002. ______________. As regras da Arte: gênese e estrutura do campo literário. Tradução de Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. CEVASCO, Maria Elisa. Dez lições Sobre Estudos Culturais. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003. EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. Trad. Waltensir Dutra. 6. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2006. ________________ . How to read literature. New Heaven: Yale University Press, 2013. WILLIAMS, Raymond. Recursos da esperança: cultura, democracia, socialismo. Tradução de Nair Fonseca e João Alexandre Peschanski São Paulo: Editora Unesp, 2015. |
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Carga Horária: |
15 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 66 | ||||
Ministrantes: |
Beatriz Masson Francisco Luiz Felipe Rocha Baute Victor Henrique da Silva Menezes |
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