Atividade

85945 - NEPF-Diagnóstico e reabilitação da deficiência auditiva

Período da turma: 01/03/2019 a 28/02/2021

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivo: Possibilitar ao residente construir sua prática clínica com base no conhecimento teórico-prático, através da observação e execução dos diferentes procedimentos utilizados, desde o estabelecimento do diagnóstico clinico, até a definição das condutas. A prática clínica permitirá ao residente: interpretar o diagnóstico, planejar e executar o processo terapêutico, nos diferentes tipos de alterações auditivas, bem como encaminhar, monitorar, documentar, e elaborar relatórios dos casos.

Metodologia: Os residentes terão oportunidade de observar e executar a avaliação da audição, estabelecendo o diagnóstico e definindo a conduta terapêutica para reabilitação dos distúrbios da comunicação decorrentes da perda auditiva. Observar e executar o processo da reabilitação, assim como orientações psicossociais de forma direta ou por meio da teleassistência, garantindo acesso a informações nos processos da prevenção dos distúrbios auditivos e da comunicação associados à deficiência auditiva.

Programa de atividades: Executar procedimentos audiológicos de triagem e avaliação, em pacientes de diferentes faixas etárias, compreendendo: Anamnese, Audiometria tonal via aérea/ósseo, Audiometria de reforço visual, Testes acumétricos e supralimiares, Logoaudiometria, Medidas da imitancia acústica. Avaliação eletrofisiológica: Potenciais evocados de tronco cerebral de curta, média e longa latência, Emissões otoacústicas; Avaliação vestibular e reabilitação vestibular. Realização do pré-molde auricular. Seleção, indicação e adaptação de dispositivos eletrônicos (AASI, implante coclear e dispositivos eletrônicos semi-implantáveis). Avaliação do benefício com os dispositivos eletrônicos (medidas in situ, medidas do ganho funcional e testes de percepção de fala). Avaliação da satisfação dos usuários (questionários de auto-avaliação). Realização do mapeamento eletroacústico (IC). Realizar terapia fonoaudiológica com ênfase na habilitação e reabilitação auditiva em crianças, em adultos e em idosos: testes de percepção auditiva da fala e de leitura orofacial; avaliação de linguagem; acompanhamento de usuários de AASI crianças, adultos e idosos, envolvendo orientação e aconselhamento ao paciente, família e fonoaudiólogo da cidade de origem; avaliação de satisfação e benefício. Elaborar relatórios clínicos e analisar prontuários.

Sistema de Avaliação: Tanto o processo ensino-aprendizagem quanto o residente serão avaliados de forma interativa por meio de observações e discussões das práticas e interações entre o residente e seus preceptores, pacientes, familiares e demais profissionais. Esta disciplina envolverá atividades práticas, observacionais, documentais e de pesquisa.

Carga Horária:

4032 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 13
 
Ministrantes: Adriana Sampaio de Almeida Meyer
Ana Elisa Lara de Noronha Souza
Andréa Tortosa Marangoni Castan
Cláudia Daniele Pelanda Zampronio
Elaine Cristina Moreto Paccola
Eliane Aparecida Techi Castiquini
Elisabete Honda Yamaguti
Érika Cristina Bucuvic
Fabiana de Souza Pinto Azenha
Fernanda de Lourdes Antonio Yoshida
Gláucia Raineri de Oliveira
Jerusa Roberta Massola de Oliveira
Júlia Speranza Zabeu Fernandes
Juliana Nogueira Chaves
Karina Costa Brosco Mendes
Leandra Tabanez do Nascimento Silva
Liège Franzini Tanamati
Luciane Domingues Figueiredo Mariotto
Luzia Maria Pozzobom Ventura Pizarro
Magali de Lourdes Caldana
Mariane Perin da Silva Comerlatto
Marisa Paranhos Netto de Martino
Patricia Graciano Vicci de Araújo
Patrícia Jorge Soalheiro de Souza
Raquel Beltrão Amorim
Raquel Sampaio Agostinho
Regina Celia Bortoleto Amantini
Rosana Ribeiro Manoel
Sandra Elisa Rossetto Agra
Tatiana Manfrini Garcia
Thaís Corina Said de Angelo
Ticiana Cristina de Freitas Zambonato
Tyuana Sandim da Silveira Sassi
Valdéia Vieira de Oliveira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP