Atividade

86286 - Curso de Verão em Bioquímica e Biologia Molecular - 2019

Período da turma: 07/01/2019 a 18/01/2019

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Laboratório de Pesquisa em Processos Redox na Resposta Inflamatória
Responsável: Profa. Dra. Flávia Carla Meotti
Monitores: Bianca Dempsey, Jefferson Gonçalves Pinheiro Silva
e Paulo Enrique Cuevas Mestanza

Moléculas como superóxido, peróxido de hidrogênio e ácido hipocloroso são produzidas pelas células inflamatórias, como os neutrófilos, pela ação das enzimas NADPH oxidase e mieloperoxidase. Esta última pode reagir com diversos substratos além do cloreto, que produz o ácido hipocloroso, podendo ocasionar na geração de intermediários como radicais livres e peróxidos, permitindo a oxidação de biomoléculas e ocasionando danos aos tecidos. Nosso grupo estuda os mecanismos bioquímicos, em particular de processos redox e da produção de espécies oxidantes, da inflamação e seus efeitos no sistema cardiovascular. Recentemente, demonstramos a produção de espécies reativas derivadas do ácido úrico durante o burst oxidativo pela mieloperoxidase, o radical de urato e o hidroperóxido de urato. Atualmente estamos buscando entender o efeito dessas espécies em vias de sinalização inflamatória redox-sensíveis. Também é de nosso interesse o estudo de peroxidases secretadas por células endoteliais, investigando se ocorre a produção de derivados oxidativos do ácido úrico e quais suas implicações para o sistema cardiovascular. Para poder responder essas perguntas o nosso grupo utiliza técnicas como: Western Blot, HPLC, espectrometría de massas, espectrofotometria, microbiologia, microscopia e cultura celular.

Laboratório de Fisiologia Molecular de Plantas
Responsável: Prof. Dr. Carlos Takeshi Hotta
Monitores: Ana Paula Avelino dos Santos,
Bruno Fernandes Matsukura, Flávia Mayumi Morais Adachi
e Maira Marins Dourado

Para a nossa percepção de tempo pode parecer que as plantas são seres estáticos. Entretanto, a todo o momento, elas estão realizando uma série de movimentos e processos fisiológicos nas suas mais variadas estruturas. Alguns deles acompanham de maneira rítmica as mudanças que acontecem ao longo do dia, como as variações de luminosidade e de temperatura. Por exemplo, a movimentação foliar de algumas espécies, ocorre em sincronia com a posição do sol ao longo do dia. Porém, esta ritmicidade é mantida mesmo em escuro contínuo por um mecanismo interno periódico que regula esses movimentos, conhecido como relógio biológico. A maioria das investigações utiliza Arabidopsis thaliana como organismo modelo, e embora os mecanismos e componentes do relógio sejam bem conservado em plantas, comparações entre espécies distintas mostram que existem diferenças na regulação e nos componentes do mesmo. O objetivo do nosso laboratório é entender o funcionamento do relógio biológico em cana-de-açúcar e outras plantas, assim como entender a sua contribuição para o aumento de produtividade. Para tanto, utilizamos técnicas como PCR quantitativo (RTq-PCR), oligoarrays, clonagem de genes, expressão heteróloga, extração e quantificação de proteínas, análise de modificações pós-traducionais dentre outras técnicas que poderão ser acompanhadas ao longo do curso.

Laboratório de Expressão Gênica em Eucariotos-
Responsável: Prof. Dr. Sergio Verjovski-Almeida
Monitores: Daisy Woellner Santos e Gilbert de Oliveira Silveira

O parasito multicelular Schistosoma mansoni é o agente causador da esquistossomose, doença que acomete milhões de pessoas principalmente em países tropicais subdesenvolvidos. Atualmente, a única droga reconhecida pela OMS como eficaz no tratamento desses pacientes é o Praziquantel. Entretanto, esse fármaco não é capaz de agir nas formas jovens do parasito e já possui casos de resistência parasitária relatados. Tendo em vista a urgência em desenvolver novas drogas e compostos vacinais que cumpram de forma mais satisfatória o papel de tratar, prevenir e reduzir a contaminação ambiental, o Laboratório de Expressão Gênica em Eucariotos (LEGE) tem focado sua pesquisa no estudo da expressão gênica para identificar novos alvos que inviabilizam a sobrevivência parasitária no hospedeiro.
Com esse intuito, são utilizadas técnicas de biologia molecular tais como extração de RNA, síntese de cDNA e PCR em tempo real, além de inúmeras ferramentas de bioinformática.

Laboratório de lipídios modificados
Responsável: Profa. Dra. Sayuri Miyamoto
Monitora: Karen Campos Fabiano

No nosso laboratório investigamos a formação, a reatividade e os efeitos biológicos dos produtos gerados na interação entre os lipídeos com radicais livres e espécies reativas de oxigênio e nitrogênio. Nossos objetivos centrais são investigar e caracterizar os principais lipídeos modificados, a partir da oxidação de ácidos graxos poli-insaturados e colesterol, que podem estar presentes em processos patológicos, em particular em doenças neurodegenerativas, e estudar a modificação de proteínas induzidas por lipídeos. Para isso utilizamos métodos analíticos como cromatografia em camada delgada (TLC), cromatografia líquida (HPLC), cromatografia gasosa (CG) e cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas em tandem (LC MS/MS).

BIBLIOGRAFIA:
- Voet D. and Voet J.G. Biochemistry
- Halliwell, B. & Gutteridge, J.M.C. (1999) in Free Radicals in Biology and Medicine, third edition, Claredon Press, Oxford
- Jan Drenth "Principles of X-ray crystallography"
- Gale Rhodes "Crystallography made crystal clear"
- Martins, A.H.B., Resende, R.R., Majumder, P., Faria, M., Casarini,
D.E., Tárnok, A., Colli, W., Pesquero, J.B., Ulrich, H. (2005) Neuronal differentiation of P19 embryonal carcinoma cells modulates kinin B2 receptor gene expression and function. Journal of Biological Chemistry 280, 19576-19586.
- Trujillo, C.A., Nery, A.A., Martins, A.H., Majumder, P., Gonzalez, F.A., Ulrich, H. (2006). Inhibition mechanism of the recombinant rat P2X2 receptor in glial cells by suramin and TNP-ATP. Biochemistry 62, 224-233.
-PCR em Tempo Real
- Applied Biosystems ? User Manual ? ABI PRISM 7700 Sequence Detection System.
- Pfaffl MW. A new mathematical Model for relative quantification in real-time RT-PCR.
Nucleic Acids Res. 2001 29:e45.
- Vandesompele J, De Preter K, Pattyn F, Poppe B, Van Roy N, De Paepe A, Speleman F.
Accurate normalization of real-time quantitative RT-PCR data by geometric averaging of multiple internal control genes.
Genome Biol. 2002 3:RESEARCH0034.
- Microarrays de DNA
- Yang YH, Speed T. Design issues for cDNA microarray experiments. Nat Rev Genet. 2002 3:579-88
- Hoheisel JD Microarray technology: beyond transcript profiling and genotype analysis. Nat Rev Genet. 2006 7:200-210
- Peixoto BR, Vencio RZ, Egidio CM, Mota-Vieira L, Verjovski-Almeida S, Reis EM. Free Evaluation of reference-based two-color methods for measurement of gene expression ratios using spotted cDNA microarrays. BMC Genomics. 2006
7:35

Carga Horária:

80 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Fábio Luís Forti
Guilherme Andrade Marson
Leticia Labriola


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP