Atividade

86333 - O cinema de Lars von Trier – aspectos narrativos

Período da turma: 19/10/2018 a 23/11/2018

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Descrição: Programa de aulas:
Aula 1: Medeia e Trilogia Europa
Aula 2: Trilogia Coração de Ouro e série O Reino
Aula 3: Trilogia EUA – Terra das Oportunidades, As Cinco Obstruções e O Grande Chefe
Aula 4: Trilogia da Depressão e A Casa que Jack Construiu

Bibliografia sugerida:

BADLEY, Linda. Lars von Trier. Chicago, Springfield: University of Illinois Press, 2010.
BAINBRIDGE, Caroline. The cinema of Lars von Trier: Authenticity and artifice. Londres: Wallflower Press, 2007.
BENJAMIN, Walter. Ensaios Sobre Brecht. São Paulo: Boitempo, 2017.
BJÖRKMAN, Sig. (ed) Trier on von Trier. London: Faber and Faber, 2003.
BRECHT, BERTOLT. Brecht on film and radio. London: Methuen, 2000.
CARMO, Wiviane Ribeiro do. A despersonalização do sujeito na sociedade moderna: A estética expressionista de Ernst Toller e Elmer Rice. Revista USP, v. 83, 137-143, 2009.
CHATMAN, Seymour. Coming to Terms: the Rhetoric of Narrative in Fiction and Film. Ithaca, NY: Cornell, 1990.
______. Story and Discourse: Narrative Structure in Fiction and Film. Ithaca: Cornell University Press, 1978.
DORT, Bernard. O Teatro e sua realidade. Trad. Fernando Peixoto. São Paulo: Perspectiva, 1977.
FEDERICI, Silvia. Calibã e a Bruxa: Mulheres, Corpo e Acumulação Primitiva. São Paulo, Editora Elefante, 2017.
KOUTSOURAKIS, Angelos. The Persistence of Dialectics or the Desire for History in Lars von Trier's Europa and Theo Angelopoulos' The Suspended Step of the Stork.. Kinema, v. 33, 93-106, 2010.
SOUSA, Evelise Guioto. Dogville, Filme e Crítica. Dissertação de Mestrado, FFLCH, USP, 2007.
SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880-1950). São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 1984.

Carga Horária:

8 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Patricia de Almeida Kruger


 
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