Atividade

86421 - Ações em atenção primária

Período da turma: 01/03/2019 a 28/02/2021

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Descrição: Justificativa: O trabalho em saúde na atenção primária é extremamente complexo e exige o domínio de diferentes conceitos no campo do planejamento, gestão e organização de serviços, para que os profissionais formados possam compreender criticamente o universo de seu trabalho, seja em instâncias gestoras, seja no atendimento direto aos usuários.

Objetivos:
Introduzir a noção de modelos assistenciais em saúde e as diversas escolas de pensamento no Brasil que trabalham com esta noção. Situar a noção de modelo assistencial no campo do Planejamento e Gerência dos serviços de saúde, dialogando com as noções de Gestão e Avaliação em saúde.
Reconhecer a dimensão de trabalho das práticas de saúde e o modo como as diversas escolas de planejamento abordam o trabalho em saúde em seus principais modelos assistenciais.
Compreender os princípios da atenção primária à saúde e da estratégia de saúde da família no Brasil
Analisar criticamente a organização do trabalho em saúde na atenção primária
Trabalhar as noções de trabalho social, técnica, arranjos ou modelos tecnológicos em unidades de saúde, integralidade de ações, educação e comunicação nas ações e das ações, agentes técnicos, profissionais e recursos humanos em trabalho de equipe, relativamente às práticas de saúde com destaque para a atenção primária em saúde.
Facilitar uma reflexão coletiva sobre a comunicação humana e suas múltiplas expressões no campo da saúde, permitindo uma apropriação crítica de seus conceitos e conhecimentos mais importantes.
Descrever o conceito de promoção da saúde, seus campos de ação e seus documentos norteadores.
Discutir as teorias e estratégias da promoção da saúde na prática clínica.
Conhecer e desenvolver habilidades relacionadas as competências centrais para a prática da promoção da saúde

Conteúdo programático (lista de aulas/temas)
•Políticas públicas, planejamento e gestão e produção dos serviços assistenciais nas práticas de saúde: diferenciando âmbitos do campo da Saúde e a perspectiva das práticas enquanto produção de trabalhos sociais. O trabalho em equipe e a formação interprofissional.
•Os modelos assistenciais e tecnológicos da saúde pública no Brasil: as interfaces assistência e trabalho nas práticas de saúde; definições e campos de competência; a Integralidade em saúde como modelo assistencial e tecnológico: nos âmbitos da política pública, das instituições do campo da Saúde e na interface com a proposta de Atenção Integral à Saúde no âmbito das práticas.
•A evolução do pensamento em planejamento e gestão dos serviços: situando na história das propostas de modelos assistenciais e tecnológicos, a proposta da atenção integral, considerando desde a programação de ações à interação e comunicação nos programas de saúde. As raízes históricas do projeto da Ação Programática Em Saúde e o debate com outros projetos no âmbito geopolítico de São Paulo.
•A tecnologia programática: objetos e prioridades; instrumentos, normas, padrões e introdução à avaliação. A estratégia de saúde da família, como programa ou estratégia, em debate com demais programas de Saúde
•Programa de atenção integral à saúde 1: estudo de caso de programa vertical (subprograma de controle da tuberculose ou da hanseníase)
•Programa de atenção integral à saúde 2: estudo de caso de programa horizontal ( programa de atenção integral a saúde da mulher-PAISM e programa de controle DST e HIV/AIDS)
•Promoção da saúde: conceitos, documentos norteadores, campos de ação, teorias e estratégias da promoção da saúde na prática clínica e na prática sanitária, no âmbito dos serviços e da comunidade; as competências centrais no âmbito dos profissionais para a prática da promoção da saúde
•Exame de algumas questões atuais dos determinantes de adoecimentos na perspectiva da atenção integral em saúde como modelo assistencial e tencológico: desigualdades e direitos humanos em termos das vulnerabilidades sócio-econômicas, das relações de gênero, da raça/etnia; as rupturas interativas e a a violência no âmbito das instituições e das práticas profissionais em saúde e no âmbito das demandas e necessidades de saúde relacionadas as adoecimentos e agravos
•Introdução à Comunicação e Educação em Saúde. A relevância da educação e da comunicação para programas de saúde. Interfaces entre a comunicação e a educação na organização dos serviços e no desenvolvimento de programas de saúde.
•Comunicação e Serviços de Saúde. O trabalho e a interação no cotidiano dos serviços da ótica comunicacional: modelos comunicacionais e práticas de saúde. O serviços de saúde como redes de conversação e de trabalho afetivo.

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Carga Horária:

1860 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 7
 
Ministrantes: Alexandre Nemes Filho
Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani
Ana Silvia Whitaker Dalmaso
Dulce Maria Senna
Gabriela Junqueira Calazans
Mariana Arantes Nasser
Ricardo Rodrigues Teixeira
Rosana Machin Barbosa
Rubens Kon
Vanessa Silva dos Santos


 
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